VIII Seminário para Educadores
Tema
Metodologia Problematizadora de Ensino
Os seminários promovidos pelo Colégio Equipe buscam criar um espaço de estudo e reflexão que possibilite a problematização das experiências docentes em sua relação com o currículo da escola, com a cultura e com as principais tendências em educação.
O objetivo principal do Seminário é compartilhar trabalhos realizados na Escola e estimular boas conversas entre os educadores. Acreditamos que nessas situações quem compartilha seu trabalho amplia a reflexão sobre ele a partir do diálogo com os colegas. Aqueles que participam dos subgrupos de trabalho podem conhecer algumas escolhas curriculares de outros ciclos e também formular questões sobre sua prática.
Ao discutir nossas práticas, concretizamos o caráter coletivo e autoral do nosso trabalho e podemos identificar desafios que nosso projeto político pedagógico encontra na experiência educacional cotidiana.
Nos últimos dois anos, nos dedicamos a refletir sobre nossa concepção de educação e sobre o currículo da escola nas diferentes áreas. Neste ano, elegemos como tema a Metodologia Problematizadora de Ensino. Entendemos que, a partir dessa escolha, podemos considerar os interesses manifestados pelos educadores na avaliação do Seminário 2014 e retomar questões fundantes para a configuração do Projeto Político-Pedagógico da Escola.
Objetivo geral
- Identificar e discutir em que medida as nossas propostas de trabalho permitem que os alunos ampliem os significados que conferem à sua aprendizagem e experiência escolar e desenvolvam a capacidade de ler criticamente o contexto em que estão inseridos.
Objetivos específicos
- Resgatar e disponibilizar os referenciais teóricos que fundamentam a metodologia problematizadora de ensino.
- Analisar as relações entre diferentes aspectos da nossa prática e a metodologia problematizadora de ensino:
- projetos de pesquisa como estratégia didática;
- lugar que professor e aluno ocupam na situação de aprendizagem;
- manejo coletivo das situações de aprendizagem.
- Refletir sobre o que esperamos que os alunos aprendam, ou seja, o que esperamos que mude em sua experiência e em sua visão de mundo a partir dessas propostas, e sobre a importância de diferentes aspectos nesse processo – como o recorte de conteúdos, a ênfase em procedimentos (estudo, pesquisa, registro) e/ou no desenvolvimento de habilidades.
- Refletir sobre os desafios que o trabalho nessa perspectiva traz ao professor.
Data: 11 de abril de 2015 das 8h30 às 17h30.
Participantes: Educadores do Colégio Equipe
Horário |
Atividade |
8h30 |
Café e entrega de material |
9h |
Abertura – Prof.ª. Ausonia |
9h10 |
Prof. Gílson Pedro: A História do Tempo – Parte 2 |
10h10 |
Café |
10h30 |
Subgrupos de Trabalhos
Grupo 1 Relatos:
Grupo: Flávia, Leo (EFI), Rosangela, Silvia, Cristina, Ana Luiza Guarnieri, Pedro, Paulo, Martim.
Grupo 2 Relatos:
Grupo: Gabriela, Homero, Lucia, Renata, Nelson, Helika, Antonio Carlos, Roosevelt.
Grupo 3 Relatos:
Grupo: Anita, Nélia, Sheila, Marina, Luiz Venâncio, Andrea, Chiquinho
Grupo 4 Relatos:
Grupo: Beatriz, Elaine, Gilson, Heloisa, Lilica, Marlito, Felipe Salém, Paula, Leo (Música) e Leonardo (Inglês).
Grupo 5 Relatos:
Grupo: Bui, Camilla, Célia, Dofona, Patrícia, Carlos Matumoto, Marúcia, Rosana, , Gilberto e Rafael.
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12h30 |
Almoço |
14h |
Discussão e síntese nos subgrupos |
15h30 |
Socialização |
17h |
Avaliação |
17h30 |
Encerramento das atividades |