São Paulo, 13 de março de 2023
Queridas famílias,
Considerando que o momento do lanche é coletivo e que faz parte da nossa proposta educacional conversar com as crianças sobre a qualidade da nossa alimentação, gostaríamos de contar com o cuidado e a colaboração de vocês com relação a alguns aspectos.
Sabemos que cada família segue uma conduta alimentar que não precisa estar de acordo com um padrão comum pré-estabelecido, mas considerando que fazemos uma refeição coletiva com as crianças cinco vezes por semana, temos aproveitado para conversar com elas sobre o que é uma alimentação saudável e para incentivá-las a conhecer e provar novos alimentos. Esses momentos coletivos nos oferecem de fato uma ótima oportunidade para investir em situações de aprendizado e despertar a curiosidade das crianças sobre os diferentes tipos de alimento, de forma que esse tema é abordado durante todo o ano letivo, como uma atividade permanente na qual podemos trazer diversos conteúdos: o conhecimento de diferentes frutas, suas partes, sua origem, forma de plantio e qualidades; a diferença entre alimentos naturais e industrializados; a diferença entre o sabor de alimentos natural ou artificialmente adoçados; e muitos outros.
Embora, desde o retorno às aulas presenciais após o início da pandemia, as crianças não estejam trocando alimentos entre si (o que esperamos poder fazer em algum momento), essas conversas são muito ricas e despertam o interesse das crianças por provar e consumir alimentos que não conhecem, ampliando seu paladar e se abrindo para a ideia de priorizar e se adaptar ao sabor de alimentos saudáveis em sua rotina. Embora algumas crianças passem por fases mais seletivas, quando são mais resistentes à variação, consideramos que é fundamental investirmos nesses temas, levando em conta que, a partir da experiência cotidiana de tomar lanche na escola com os amigos, estão também formando e ampliando seus hábitos alimentares.
Para manter a coerência desta proposta com os alimentos com os quais entramos em contato nos momentos de lanche, seguem algumas orientações que gostaríamos que vocês seguissem:
- O ideal é que o lanche diário seja composto por uma fruta, um complemento salgado (ou doce de vez em quando) e algo para beber (suco ou água).
- A partir desta base, recomendamos que possam escolher as particularidades da composição do lanche junto com as crianças, de forma que elas possam participar da arrumação da lancheira.
- Quando enviarem frutas já cortadas, pedimos, por favor, que mandem garfinhos ou colheres de casa para evitar o uso de descartáveis.
- Pedimos que não mandem refrigerantes, chocolates, biscoitos recheados, salgadinhos industrializados e sucos tipo néctar. Esses alimentos seduzem o paladar das crianças, levando-as a desejar cada vez mais o seu consumo em lugar de alimentos mais naturais.
Para facilitar o cotidiano de vocês, preparamos uma lista de sugestões a partir de alimentos que costumam ser bem aceitos pelas crianças, constituindo uma alimentação gostosa e saudável. Sugerimos também que as famílias troquem informações entre si.
Frutas, iogurtes e cereais
- Frutas frescas
- Frutas secas (uva passa, banana passa, maçã desidratada etc.)
- Iogurtes com frutas e/ou cereais
- Granola (com iogurte ou com fruta)
- Barra de cereal natural
Complementos salgados (ou doces)
- Sanduíches com pães e recheios variados (manteiga, requeijão, homus, coalhada seca, pasta de amendoim, ricota com azeite e sal etc.)
- Sementes (girassol, castanha, pistache, amêndoa etc.)
- Queijos (cubinhos de queijo branco, palito ou nozinho, enroladinho de queijo prato / mussarela)
- Ovo cozido (galinha ou codorna)
- Milho cozido
- Tomate cereja (cortado longitudinalmente para crianças pequenas)
- Pepino ou cenoura cortados em palitinhos
- Cenourinhas
- Tapioca
- Pipoca feita em casa
- Tortas salgadas caseiras
- Grissini salgado
- Alga japonesa (nori)
- Panquequinha de banana com ovo
- Biscoitos e bolachas sem recheio
- Bolos sem cobertura
Bebidas
- Sucos naturais
- Água de coco
- Chá gelado
- Água
Consideramos que esse cuidado pode colaborar para que as crianças se interessem por refletir sobre suas escolhas e preferências e se disponibilizem para experimentar novos alimentos, já que nosso paladar se acostuma gradualmente com novos sabores e nosso corpo se beneficia com o que é mais natural e saudável.
Ficamos à disposição para conversar mais sobre esse assunto.
Agradecemos,
Marília, Nélia, Lilica, Patrícia e Mika
Professoras
Joana Elkis
Orientação