EM – 3ª Série de 2023 – Projeto Monografia

02/02/2023

PROJETO MONOGRAFIA – 2023

I – OBJETIVO GERAL

A atividade da monografia do Colégio Equipe junto aos estudantes da 3ª série visa a propiciar situações que lhes possibilitem realizar:

1) o aprofundamento conceitual e metodológico através da proposta escolhida e
2) um trabalho de síntese que propicie condições para o desenvolvimento da sua autonomia intelectual.

II – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Que os estudantes:

1) preparem um projeto de pesquisa (questão, metodologia, fontes) a partir de temáticas propostas por um professor orientador do trabalho;
2) realizem o projeto de pesquisa em seus diversos momentos – recorte do problema, escolha da metodologia, levantamento bibliográfico, estudo de fontes primárias e secundárias, registro e observação , análise – refletindo sobre seu percurso e procedimentos de estudo;
3) elaborem um texto que explore analiticamente o assunto pesquisado;
4) aperfeiçoem a capacidade de pesquisa;
5) qualifiquem sua participação em parte dos cursos da 3ª série;
6) em sendo possível, façam de seu trabalho parte do estudo / formação de outros estudantes ou membros da comunidade escolar e
7) planejem e realizem apresentação oral da monografia, de forma a socializar o conteúdo estudado e o processo de trabalho.

III – SISTEMÁTICA

1) Cada professor envolvido no projeto irá propor uma ou mais temáticas que, ao ser(em) desenvolvida(s), leve(m) o estudante a entrar em contato com conceitos importantes da sua disciplina / área de trabalho.
2) Junto com a(s) temática(s) será apresentada uma explicação da proposta de trabalho e, por alguns orientadores, uma bibliografia básica.
3) O projeto terá o espaço semanal de uma aula para a orientação do processo de trabalho.
4) Cada orientador terá um limite de orientandos.

.
IV – “DIÁRIO DE BORDO”

O Diário de Bordo se constitui em um caderno de campo onde será registrada toda trajetória de pensamento e pesquisa do estudante: como trabalha, como pensa, como se inquieta, como lida com suas dúvidas e expectativas. A perspectiva é que o Diário de Bordo tenha tanta importância quanto o produto final, por documentar detalhadamente o processo do trabalho.
Aspectos que podem ou devem estar contidos no Diário de Bordo:
a) planos e cronograma de trabalho;
b) bibliografia e comentários de síntese – o que o estudante encontrou, o que
não encontrou e o que há em cada livro (os fichamentos e a monografia são
feitos à parte, para o diário adquirir maior flexibilidade);
c) anotações das leituras;
e) roteiro de questões sobre o tema e possíveis respostas. Qual o estágio de
desenvolvimento de um determinado tema? Qual o "repertório" de questões?;
f) roteiro de entrevistas;
g) estado geral do estudo realizado pelo estudante – onde há progressos e onde
há retrocessos;
h) estado de ânimo – o Diário mostra o desânimo, as questões “insolúveis”, a
bibliografia que não está sendo encontrada e, também, os dados positivos
relacionados com o avanço do trabalho, os sentimentos pessoais em relação ao
que está sendo realizado, as vivências do cotidiano (quando o trabalho passa a
acompanhar o estudante no seu dia-a-dia);
i) anotações das reuniões de orientação;
j) anotações do professor-orientador, ressaltando o que há de mais significativo –
correspondências entre professores e estudantes (e vice – versa) nos vários
aspectos envolvidos no Diário de Bordo (organização do trabalho,
aprofundamento do tema, experiência pessoal etc);
k) anotações de aulas relacionadas ao tema e de seminários de orientação
coletiva.


V – PROCEDIMENTOS

1) Os trabalhos devem seguir um modelo de monografia de acordo com os
padrões aceitos pela comunidade científica – digitados (espaço 1,5), citações
com aspas, notas de rodapé e bibliografia corretamente indicados (conforme
orientações específicas a serem apresentadas em seminário a ser realizado por
um professor orientador de monografia).
2) A bibliografia deve ser acessível e compatível com os estágios de
desenvolvimento do estudante, tanto quantitativamente quanto qualitativamente.
3) Os estudantes devem circunscrever uma questão dentro do seu tema de
estudo (recorte).
4) O trabalho deve colocar o estudante em contato com situações que ele,
provavelmente, viverá no futuro: a universidade, as bibliotecas, a capacidade de
fazer seleção de bons conteúdos na internet, a necessidade de aprender a
manipular fichas, índices e apresentações de livros.
5) O trabalho final deve ocupar entre 15 e 20 páginas, a não ser que o professor
encaminhe algo diferenciado junto ao estudante..
6) O trabalho final deverá ser entregue em versão impressa, encadernada, e
também em formato digital.


VI – ETAPAS DO TRABALHO / MARCOS DE AVALIAÇÃO

Primeiro Bimestre

– Apresentação das propostas dos professores.

– Recebimento das propostas dos estudantes.
– Leitura de textos comuns sobre metodologia de pesquisa.
– Apresentação de seminários metodológicos.
– Orientações coletivas de trabalho.
– Levantamento bibliográfico (levantar os principais referenciais teóricos do tema
que irá abordar na monografia).
– Pré-projeto: delimitação do tema e identificação de questões principais,
descrição e localização de fontes de pesquisa.

Trabalhos a serem realizados e considerados no conceito do 1º bimestre

– Entrega de registros de leitura da bibliografia básica comum, quando houver
(março).
– Entrega do levantamento bibliográfico sobre o tema escolhido no Diário de
Bordo e entrega de fichamentos de textos específicos sobre o tema que será
abordado na monografia.
– Texto de até cinco páginas (ensaio), relacionando os conceitos das referências
bibliográficas.
– Entrega do Pré-Projeto (delimitação do tema, identificação de questões
principais, descrição e localização de fontes de pesquisa.
– Diário de Bordo (agendamento de cada orientador).

Segundo Bimestre

– Apresentação de todo o projeto de pesquisa que será realizado na monografia,
especificando referenciais teóricos, questão e objeto de estudo, propostas de
trabalho de campo, observações e realizações de entrevistas. O projeto deve
seguir o seguinte modelo:

1- Introdução.
2- Objetivos.
4- Justificativa do estudo.
5- Organização do trabalho (tempo para leitura, parte prática e parte escrita).
6- Referencial teórico.
7- Como vai trabalhar com os dados coletados.
8- Cronograma semanal até a data de entrega
9- Referências bibliográficas.

– Continuidade das leituras específicas indicadas no levantamento bibliográfico e
do trabalho com fichamentos dos textos.
– Definição do trabalho de campo e/ou da metodologia de coleta de dados.

Trabalhos a serem realizados e considerados no conceito do 2º bimestre:

– Entrega da estrutura detalhada do trabalho (plano de trabalho).

– Diário de Bordo (agendamento de cada orientador).
– Entrega de um ou mais capítulos.

Terceiro Bimestre

– Elaboração da redação final.
– Início das apresentações no interior dos grupos de orientação.

Trabalhos a serem realizados e considerados no conceito do 3º bimestre

– Redação Final.
– Diário de Bordo (agendamento de cada orientador).
– Data de entrega: 11/09/2023

Quarto Bimestre

– Preparação das apresentações / socializações.
– Avaliação do processo de trabalho individual e do grupo.
– 23 e 24 de outubro – Apresentação de monografias para os estudantes do
Ensino Médio, pais da 3ª série e convidados.
Avaliação das apresentações / Retorno dos comentários redigidos pelos colegas e
convidados.
– Avaliação final do processo do grupo. Indicação de eixos condutores para a
apresentação do projeto para a 2ª série.

Trabalhos a serem realizados e considerados no conceito do 4º bimestre

Apresentações e Socializações.
Autoavaliação.
Data das apresentações: 23 e 24 de outubro de 2023.

VII – SEMINÁRIOS PARA ORIENTAÇÃO COLETIVA

Primeiro Seminário

Tema:
Do Tema à Questão – limites e possibilidades.
A escolha do tema na elaboração da monografia – relação entre a experiência pessoal
e a escolha; possibilidades de recortes temáticos e implicações metodológicas.
Professora orientadora: Eliane Yambanis

Segundo Seminário

Tema:

Diário de Bordo – registro do processo de trabalho: formas / possibilidades.
Professor orientador: Silvio Hotimsky

Início do segundo bimestre:

Terceiro Seminário


Tema:

A necessidade do trabalho de campo no processo de pesquisa.
Professor orientador: Roosevelt K. Fujikawa

Quarto Semiinário

Tema:

Metodologia do trabalho científico / uso das convenções – padrões utilizados pela
comunidade científica; rigor conceitual e honestidade intelectual.
Professor orientador: Iuri Pereira

1º Semestre – em aula de OE


Tema:

O processo de trabalho – a monografia no currículo da escola.
Ex-alunos a serem convidados.

EM – 3ª Série de 2023 – Projeto Monografia

02/02/2023

PROJETO MONOGRAFIA – 2023

I – OBJETIVO GERAL

A atividade da monografia do Colégio Equipe junto aos estudantes da 3ª série visa a propiciar situações que lhes possibilitem realizar:

1) o aprofundamento conceitual e metodológico através da proposta escolhida e
2) um trabalho de síntese que propicie condições para o desenvolvimento da sua autonomia intelectual.

II – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Que os estudantes:

1) preparem um projeto de pesquisa (questão, metodologia, fontes) a partir de temáticas propostas por um professor orientador do trabalho;
2) realizem o projeto de pesquisa em seus diversos momentos – recorte do problema, escolha da metodologia, levantamento bibliográfico, estudo de fontes primárias e secundárias, registro e observação , análise – refletindo sobre seu percurso e procedimentos de estudo;
3) elaborem um texto que explore analiticamente o assunto pesquisado;
4) aperfeiçoem a capacidade de pesquisa;
5) qualifiquem sua participação em parte dos cursos da 3ª série;
6) em sendo possível, façam de seu trabalho parte do estudo / formação de outros estudantes ou membros da comunidade escolar e
7) planejem e realizem apresentação oral da monografia, de forma a socializar o conteúdo estudado e o processo de trabalho.

III – SISTEMÁTICA

1) Cada professor envolvido no projeto irá propor uma ou mais temáticas que, ao ser(em) desenvolvida(s), leve(m) o estudante a entrar em contato com conceitos importantes da sua disciplina / área de trabalho.
2) Junto com a(s) temática(s) será apresentada uma explicação da proposta de trabalho e, por alguns orientadores, uma bibliografia básica.
3) O projeto terá o espaço semanal de uma aula para a orientação do processo de trabalho.
4) Cada orientador terá um limite de orientandos.

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IV – “DIÁRIO DE BORDO”

O Diário de Bordo se constitui em um caderno de campo onde será registrada toda trajetória de pensamento e pesquisa do estudante: como trabalha, como pensa, como se inquieta, como lida com suas dúvidas e expectativas. A perspectiva é que o Diário de Bordo tenha tanta importância quanto o produto final, por documentar detalhadamente o processo do trabalho.
Aspectos que podem ou devem estar contidos no Diário de Bordo:
a) planos e cronograma de trabalho;
b) bibliografia e comentários de síntese – o que o estudante encontrou, o que
não encontrou e o que há em cada livro (os fichamentos e a monografia são
feitos à parte, para o diário adquirir maior flexibilidade);
c) anotações das leituras;
e) roteiro de questões sobre o tema e possíveis respostas. Qual o estágio de
desenvolvimento de um determinado tema? Qual o "repertório" de questões?;
f) roteiro de entrevistas;
g) estado geral do estudo realizado pelo estudante – onde há progressos e onde
há retrocessos;
h) estado de ânimo – o Diário mostra o desânimo, as questões “insolúveis”, a
bibliografia que não está sendo encontrada e, também, os dados positivos
relacionados com o avanço do trabalho, os sentimentos pessoais em relação ao
que está sendo realizado, as vivências do cotidiano (quando o trabalho passa a
acompanhar o estudante no seu dia-a-dia);
i) anotações das reuniões de orientação;
j) anotações do professor-orientador, ressaltando o que há de mais significativo –
correspondências entre professores e estudantes (e vice – versa) nos vários
aspectos envolvidos no Diário de Bordo (organização do trabalho,
aprofundamento do tema, experiência pessoal etc);
k) anotações de aulas relacionadas ao tema e de seminários de orientação
coletiva.


V – PROCEDIMENTOS

1) Os trabalhos devem seguir um modelo de monografia de acordo com os
padrões aceitos pela comunidade científica – digitados (espaço 1,5), citações
com aspas, notas de rodapé e bibliografia corretamente indicados (conforme
orientações específicas a serem apresentadas em seminário a ser realizado por
um professor orientador de monografia).
2) A bibliografia deve ser acessível e compatível com os estágios de
desenvolvimento do estudante, tanto quantitativamente quanto qualitativamente.
3) Os estudantes devem circunscrever uma questão dentro do seu tema de
estudo (recorte).
4) O trabalho deve colocar o estudante em contato com situações que ele,
provavelmente, viverá no futuro: a universidade, as bibliotecas, a capacidade de
fazer seleção de bons conteúdos na internet, a necessidade de aprender a
manipular fichas, índices e apresentações de livros.
5) O trabalho final deve ocupar entre 15 e 20 páginas, a não ser que o professor
encaminhe algo diferenciado junto ao estudante..
6) O trabalho final deverá ser entregue em versão impressa, encadernada, e
também em formato digital.


VI – ETAPAS DO TRABALHO / MARCOS DE AVALIAÇÃO

Primeiro Bimestre

– Apresentação das propostas dos professores.

– Recebimento das propostas dos estudantes.
– Leitura de textos comuns sobre metodologia de pesquisa.
– Apresentação de seminários metodológicos.
– Orientações coletivas de trabalho.
– Levantamento bibliográfico (levantar os principais referenciais teóricos do tema
que irá abordar na monografia).
– Pré-projeto: delimitação do tema e identificação de questões principais,
descrição e localização de fontes de pesquisa.

Trabalhos a serem realizados e considerados no conceito do 1º bimestre

– Entrega de registros de leitura da bibliografia básica comum, quando houver
(março).
– Entrega do levantamento bibliográfico sobre o tema escolhido no Diário de
Bordo e entrega de fichamentos de textos específicos sobre o tema que será
abordado na monografia.
– Texto de até cinco páginas (ensaio), relacionando os conceitos das referências
bibliográficas.
– Entrega do Pré-Projeto (delimitação do tema, identificação de questões
principais, descrição e localização de fontes de pesquisa.
– Diário de Bordo (agendamento de cada orientador).

Segundo Bimestre

– Apresentação de todo o projeto de pesquisa que será realizado na monografia,
especificando referenciais teóricos, questão e objeto de estudo, propostas de
trabalho de campo, observações e realizações de entrevistas. O projeto deve
seguir o seguinte modelo:

1- Introdução.
2- Objetivos.
4- Justificativa do estudo.
5- Organização do trabalho (tempo para leitura, parte prática e parte escrita).
6- Referencial teórico.
7- Como vai trabalhar com os dados coletados.
8- Cronograma semanal até a data de entrega
9- Referências bibliográficas.

– Continuidade das leituras específicas indicadas no levantamento bibliográfico e
do trabalho com fichamentos dos textos.
– Definição do trabalho de campo e/ou da metodologia de coleta de dados.

Trabalhos a serem realizados e considerados no conceito do 2º bimestre:

– Entrega da estrutura detalhada do trabalho (plano de trabalho).

– Diário de Bordo (agendamento de cada orientador).
– Entrega de um ou mais capítulos.

Terceiro Bimestre

– Elaboração da redação final.
– Início das apresentações no interior dos grupos de orientação.

Trabalhos a serem realizados e considerados no conceito do 3º bimestre

– Redação Final.
– Diário de Bordo (agendamento de cada orientador).
– Data de entrega: 11/09/2023

Quarto Bimestre

– Preparação das apresentações / socializações.
– Avaliação do processo de trabalho individual e do grupo.
– 23 e 24 de outubro – Apresentação de monografias para os estudantes do
Ensino Médio, pais da 3ª série e convidados.
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convidados.
– Avaliação final do processo do grupo. Indicação de eixos condutores para a
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Trabalhos a serem realizados e considerados no conceito do 4º bimestre

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VII – SEMINÁRIOS PARA ORIENTAÇÃO COLETIVA

Primeiro Seminário

Tema:
Do Tema à Questão – limites e possibilidades.
A escolha do tema na elaboração da monografia – relação entre a experiência pessoal
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