EI_EF1_Circular lanche

13/03/2023

São Paulo, 13 de março de 2023

Queridas famílias,

Considerando que o momento do lanche é coletivo e que faz parte da nossa proposta educacional conversar com as crianças sobre a qualidade da nossa alimentação, gostaríamos de contar com o cuidado e a colaboração de vocês com relação a alguns aspectos.

Sabemos que cada família segue uma conduta alimentar que não precisa estar de acordo com um padrão comum pré-estabelecido, mas considerando que fazemos uma refeição coletiva com as crianças cinco vezes por semana, temos aproveitado para conversar com elas sobre o que é uma alimentação saudável e para incentivá-las a conhecer e provar novos alimentos. Esses momentos coletivos nos oferecem de fato uma ótima oportunidade para investir em situações de aprendizado e despertar a curiosidade das crianças sobre os diferentes tipos de alimento, de forma que esse tema é abordado durante todo o ano letivo, como uma atividade permanente na qual podemos trazer diversos conteúdos: o conhecimento de diferentes frutas, suas partes, sua origem, forma de plantio e qualidades; a diferença entre alimentos naturais e industrializados; a diferença entre o sabor de alimentos natural ou artificialmente adoçados; e muitos outros.

Embora, desde o retorno às aulas presenciais após o início da pandemia, as crianças não estejam trocando alimentos entre si (o que esperamos poder fazer em algum momento), essas conversas são muito ricas e despertam o interesse das crianças por provar e consumir alimentos que não conhecem, ampliando seu paladar e se abrindo para a ideia de priorizar e se adaptar ao sabor de alimentos saudáveis em sua rotina. Embora algumas crianças passem por fases mais seletivas, quando são mais resistentes à variação, consideramos que é fundamental investirmos nesses temas, levando em conta que, a partir da experiência cotidiana de tomar lanche na escola com os amigos, estão também formando e ampliando seus hábitos alimentares.

Para manter a coerência desta proposta com os alimentos com os quais entramos em contato nos momentos de lanche, seguem algumas orientações que gostaríamos que vocês seguissem:

• O ideal é que o lanche diário seja composto por uma fruta, um complemento salgado (ou doce de vez em quando) e algo para beber (suco ou água).
  • A partir desta base, recomendamos que possam escolher as particularidades da composição do lanche junto com as crianças, de forma que elas possam participar da arrumação da lancheira.
  • Quando enviarem frutas já cortadas, pedimos, por favor, que mandem garfinhos ou colheres de casa para evitar o uso de descartáveis.
  • Pedimos que não mandem refrigerantes, chocolates, biscoitos recheados, salgadinhos industrializados e sucos tipo néctar. Esses alimentos seduzem o paladar das crianças, levando-as a desejar cada vez mais o seu consumo em lugar de alimentos mais naturais.

Para facilitar o cotidiano de vocês, preparamos uma lista de sugestões a partir de alimentos que costumam ser bem aceitos pelas crianças, constituindo uma alimentação gostosa e saudável. Sugerimos também que as famílias troquem informações entre si.

Frutas, iogurtes e cereais

• Frutas frescas
  • Frutas secas (uva passa, banana passa, maçã desidratada etc.)
  • Iogurtes com frutas e/ou cereais
  • Granola (com iogurte ou com fruta)
  • Barra de cereal natural

Complementos salgados (ou doces)

• Sanduíches com pães e recheios variados (manteiga, requeijão, homus, coalhada seca, pasta de amendoim, ricota com azeite e sal etc.)
  • Sementes (girassol, castanha, pistache, amêndoa etc.)
  • Queijos (cubinhos de queijo branco, palito ou nozinho, enroladinho de queijo prato / mussarela)
  • Ovo cozido (galinha ou codorna)
  • Milho cozido
  • Tomate cereja (cortado longitudinalmente para crianças pequenas)
  • Pepino ou cenoura cortados em palitinhos
  • Cenourinhas
  • Tapioca
  • Pipoca feita em casa
  • Tortas salgadas caseiras
  • Grissini salgado
  • Alga japonesa (nori)
  • Panquequinha de banana com ovo
  • Biscoitos e bolachas sem recheio
  • Bolos sem cobertura

Bebidas

• Sucos naturais
  • Água de coco
  • Chá gelado
  • Água

Consideramos que esse cuidado pode colaborar para que as crianças se interessem por refletir sobre suas escolhas e preferências e se disponibilizem para experimentar novos alimentos, já que nosso paladar se acostuma gradualmente com novos sabores e nosso corpo se beneficia com o que é mais natural e saudável.

Ficamos à disposição para conversar mais sobre esse assunto.

Agradecemos,

Marília, Nélia, Lilica, Patrícia e Mika

Professoras

Joana Elkis

Orientação

EI_EF1_Circular lanche

13/03/2023

São Paulo, 13 de março de 2023

Queridas famílias,

Frutas, iogurtes e cereais

• Frutas frescas
  • Frutas secas (uva passa, banana passa, maçã desidratada etc.)
  • Iogurtes com frutas e/ou cereais
  • Granola (com iogurte ou com fruta)
  • Barra de cereal natural

Complementos salgados (ou doces)

• Sementes (girassol, castanha, pistache, amêndoa etc.)
  • Ovo cozido (galinha ou codorna)
  • Milho cozido
  • Tomate cereja (cortado longitudinalmente para crianças pequenas)
  • Pepino ou cenoura cortados em palitinhos
  • Cenourinhas
  • Tapioca
  • Pipoca feita em casa
  • Tortas salgadas caseiras
  • Grissini salgado
  • Alga japonesa (nori)
  • Panquequinha de banana com ovo
  • Biscoitos e bolachas sem recheio
  • Bolos sem cobertura

Bebidas

• Sucos naturais
  • Água de coco
  • Chá gelado
  • Água

Ficamos à disposição para conversar mais sobre esse assunto.

Agradecemos,

Marília, Nélia, Lilica, Patrícia e Mika