EFII- Olimpíada Brasileira de Matemática

19/05/2023

São Paulo, 19 de maio de 2023

Queridos estudantes e familiares do Ensino Fundamental II.

No dia 30 de maio, durante o período regular de aulas, nossos estudantes participarão da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática de escolas públicas e privadas (OBMEP- 2023). Os professores Matumoto e Diego já estão conversando com as turmas a respeito desta atividade e disponibilizaram materiais no Google Sala de Aula para que todos tenham acesso aos conteúdos preparatórios. Alguns exercícios de anos anteriores da Olimpíada também serão trabalhados nas aulas de ACM como forma de preparação para esse desafio.

Entendemos que o OBMEP é uma oportunidade dos estudantes demonstrarem suas habilidades em Matemática e se familiarizarem com um formato de prova com questões de múltipla escolha, que não são habituais em nosso ciclo. Não estimulamos a competitividade ou ranqueamento entre os nossos estudantes, por outro lado, entendemos que as avaliações externas são bons balizadores de comparação do nosso trabalho nesta área do conhecimento com outras escolas em nosso país.

Nas edições anteriores, tivemos estudantes classificados para a segunda fase da Olimpíada, o que é um feito considerável em cada faixa etária e motivo de muito orgulho para a nossa escola!

Para que vocês conheçam mais sobre os objetivos da OBMEP, enviamos abaixo o texto de apresentação publicado no portal oficial da Olimpíada.

“A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

• Estimular e promover o estudo da Matemática;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
  • Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
  • Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
  • Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
  • Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio”.

Disponível em: https://www.obmep.org.br/apresentacao.htm

Coordenação do Ensino Fundamental II

EFII- Olimpíada Brasileira de Matemática

19/05/2023

São Paulo, 19 de maio de 2023

Queridos estudantes e familiares do Ensino Fundamental II.

• Estimular e promover o estudo da Matemática;
  • Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Disponível em: https://www.obmep.org.br/apresentacao.htm

Coordenação do Ensino Fundamental II