Atualização dos protocolos de prevenção à Covid-19

10/02/2022

Às famílias do Colégio Equipe,

Assunto: alteração nos protocolos em relação à covid-19

O retorno às aulas no contexto da pandemia de covid-19 neste início de 2022 representa mais um desafio a ser enfrentado pela comunidade escolar. Começamos o ano com um conjunto de protocolos e procedimentos em relação à covid-19 para o início das aulas com a finalidade de esclarecer e nortear toda a comunidade em relação às nossas condutas destinadas à prevenção da contaminação no ambiente escolar. Os procedimentos foram retomados com os(as) educadores(as), alunos(as) e equipes de apoio no cotidiano da escola no início do nosso trabalho, junto com a implementação de instrumentos de registro e acompanhamento dos casos e, em relação às famílias, a solicitação do comprovante de vacina e a explicitação de estratégias para a continuidade das atividades escolares com os(as) alunos(as) que tivessem que se afastar das aulas.

Ao longo da primeira semana de aula registramos as seguintes ocorrências que motivaram ações de isolamento de aluno(a)s e educadores após o início do ano letivo.

Em resposta à nossa solicitação, recebemos comprovantes de vacinação dos estudantes maiores de 11 anos que permitem identificar que a quase totalidade já está vacinada com pelo menos duas doses.

Nossa assessoria tem acompanhado e compartilhado com a escola de forma atenta, analítica e oportuna o avanço do conhecimento sobre a doença, a dinâmica do comportamento viral e consequente cenário epidemiológico, a cobertura vacinal nas diferentes faixas etárias, a eficácia das vacinas e as referências científicas e técnicas de prevenção e controle.

Em 02 de fevereiro, a Secretaria Municipal da Saúde publicizou orientações e protocolos para as escolas da cidade de São Paulo. A Secretaria Estadual de Educação, apesar de ter publicizado orientações pela imprensa, não formalizou ainda nenhuma orientação quanto à revisão de seus protocolos. Temos acompanhado também as práticas adotadas por escolas com perfil semelhante ao nosso e a manifestação das famílias.

Nossos protocolos serão ajustados sempre que necessário considerando a evolução da epidemia, o contexto normativo da área da saúde pública e as ocorrências da nossa escola. Considerando esses dados de contexto e privilegiando, no que é possível, as condições da manutenção do cotidiano do nosso trabalho escolar, iremos alterar os itens relacionados a seguir.

·         A suspensão das aulas presenciais de uma turma poderá ocorrer após o registro de dois ou mais casos suspeitos ou confirmados de influenza em um intervalo de até 07 dias ou de COVID-19 em até 14 dias.

·         Para alunos, professores e profissionais que tiveram contato próximo com pessoas com covid, cada situação será avaliada por meio de critérios clínicos, laboratoriais e estado vacinal (data da última dose), infecção prévia e estado de saúde dos coabitantes domiciliares considerando a possibilidade de reduzir o período previsto de isolamento.

A versão atualizada do protocolo da escola será disponibilizada em breve. Convidamos ainda as famílias interessadas para uma reunião com a escola e nossa assessoria médica para esclarecimentos em torno dos protocolos e procedimentos no próximo dia 11 de fevereiro às 19 horas.

Direção do Colégio Equipe.

Atualização dos protocolos de prevenção à Covid-19

10/02/2022

Às famílias do Colégio Equipe,

Assunto: alteração nos protocolos em relação à covid-19

Direção do Colégio Equipe.