Live: Meio Ambiente e Amazônia

30/07/2021

Car@s amig@s,

Nesse início de agosto vamos retomar as lives do Instituto Equipe Cultura e Cidadania e do Colégio Equipe. Faremos dois encontros em semanas seguidas, para tratar de assuntos importantes quando refletimos sobre o Brasil sob a lente da desigualdade social e da democracia, os dois pilares que têm permeado nossos eventos.

O primeiro acontecerá no dia 4 de agosto, quarta-feira, às 20 horas, quando vamos debater a gestão do Meio Ambiente e Amazônia. Embora exista um quase consenso na sociedade sobre a importância de preservar o meio ambiente e as riquezas naturais que são escassas, na prática e realidade é outra. Mais grave ainda é a situação atual, com o aumento do desmatamento, das queimadas, a expansão das fronteiras agrícolas e uma gestão irresponsável, que privilegia interesses privados em contraponto ao interesse público e coletivo, tudo isso com a complacência do poder público federal.

Para esse encontro convidamos Ricardo Galvão, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e que recentemente recebeu o Prêmio AAAS 2021 de Liberdade e Responsabilidade Científica. Nossa outra convidada é a professora e pesquisadora Luciana Gatti, coordenadora do Laboratório de Gases de Efeito Estufa (LaGEE) da Coordenação Geral de Ciências da Terra do INPE. A mediação será feita pelo professor de Geografia do Colégio Equipe e coordenador de projetos no Instituto Equipe, Antônio Carlos de Carvalho.

Nesse dia teremos a participação musical (que não pode faltar) da cantora e instrumentista Ana Deriggi e do compositor e instrumentista Mário Manga. Juntos eles criaram O Bom e Velho, duo que concentra o repertório de suas apresentações em novos, inusitados e envolventes arranjos de clássicos do gênero, criados entre 1964 e 1976.

Para não esquecer: a live acontecerá no dia 4 de agosto, quarta-feira, às 20h. Vale lembrar que o encontro será remoto, na página do Youtube do Colégio Equipe e, portanto, será aberto ao público. Fiquem à vontade para convidar amigos, amigas, familiares, vizinhos e pessoas que vocês entendam que tenham interesse pelo tema. Para assistir, basta acessar aqui.

A segunda live, igualmente especial, acontecerá no dia 11 de agosto, mas sobre ela falaremos no próximo Boletim.

Não percam!

Instituto Equipe Cultura e Cidadania