Live: Juventude Negra e Educação – Letramentos de Reexistência

26/05/2021

“O racismo e as práticas discriminatórias disseminadas no cotidiano brasileiro não representam simplesmente uma herança do passado. O racismo vem sendo recriado e realimentado ao longo de toda a nossa história. Seria impraticável desvincular as desigualdades observadas atualmente dos quase 4 séculos de escravismo que a geração atual herdou.”

Documento Oficial Brasileiro para a III Conferência Mundial Contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e as Formas Correlatas de Intolerância. Durban, 2001.

Caras famílias, educadores e estudantes do Equipe,

Neste ano, o Equipe estabeleceu uma assessoria com a Ação Educativa com o objetivo de fortalecer as diretrizes antirracistas do Colégio. A primeira atividade conjunta que faremos será uma Roda de Conversa com pesquisadores e ativistas que, por meio do diálogo e da apresentação de experiências, podem contribuir para o aprimoramento das nossas práticas e o enfrentamento ao racismo desenvolvido ao longo da História.

O tema da Roda será Juventude Negra e Educação – Letramentos de Reexistência, a ser realizada no dia 26 de maio, quarta-feira, das 19h às 21h, no canal da Ação Educativa, que pode ser acessado por este link. Os participantes serão: Dra. Ana Lúcia Silva Souza, Tiely e a mediadora Ifè Rosa OAQQ.

Para conhecerem melhor os participantes, apresentamos aqui um breve currículo de cada um deles.

Letramentos de Reexistência:

“Reinvenções de práticas e usos de linguagem que necessariamente se reportam às matrizes sócio-históricas, como a afrodiaspórica, ou outras socialmente minorizadas, ao mesmo tempo em que se apropriam de outros usos legitimados, problematizando-os e contribuindo para desestabilizar o que pode ser considerado já cristalizado, e fundam novas perspectivas que instauram mudanças nos discursos e práticas sociais de sujeitos e grupos que se reposicionam identitariamente”.

Ana Lúcia Silva Souza (2021)

Contamos com a sua presença!

Direção do Colégio Equipe

Live: Juventude Negra e Educação – Letramentos de Reexistência

26/05/2021

Caras famílias, educadores e estudantes do Equipe,

Letramentos de Reexistência:

Ana Lúcia Silva Souza (2021)

Contamos com a sua presença!

Direção do Colégio Equipe