Live: Estado e Democracia

05/03/2021

Car@s amig@s,

O Instituto Equipe Cultura e Cidadania e o Colégio Equipe convidam para o próximo encontro de reflexões sobre temas contemporâneos. Dessa vez escolhemos o tema Estado e Democracia e teremos como convidados André Singer, professor titular do Departamento de Ciência Política da Universidade São Paulo (USP) e Marco Antonio Carvalho Teixeira,  professor doutor e pesquisador do Departamento de Gestão Pública da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV EAESP). A mediação ficará a cargo da professora de História do Colégio Equipe, Eliane Yambanis.

O ponto de partida da nossa reflexão será o livro homônimo (Estado e Democracia – uma introdução ao estudo da política, Editora Zahar) que tem André Singer como coautor. Com prosa clara e argumentação sofisticada, o livro é ao mesmo tempo um guia para iniciantes e um ensaio em diálogo com a bibliografia recente que procurou enfrentar os desafios da chamada “crise da democracia”.

No encontro iremos refletir sobre a crise e os limites da democracia contemporânea e, ao mesmo tempo, conversar sobre os desafios específicos da sociedade brasileira: a conjuntura política, o tensionamento entre os diferentes poderes – executivo, legislativo, judiciário – e os prováveis cenários para as eleições presidenciais de 2022.

A música estará presente com a cantora e violonista carioca Luísa Lacerda. Formada em violão erudito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luísa é considerada um expoente da nova geração da MPB. Seu trabalho como intérprete é voltado, principalmente, para a divulgação de canções de compositores(as) não consagrados(as) do cenário atual.

O encontro, que será remoto, acontecerá no dia 10 de março, quarta-feira, às 20h. O evento acontecerá na página do Youtube do Colégio Equipe e, portanto, será aberto ao público. Fiquem à vontade para convidar amigos, amigas, familiares, vizinhos e pessoas que vocês entendam que tenham interesse pelo tema. Para acompanhar, basta acessar https://youtu.be/4lE293ko8H4

Esperamos vocês!

Instituto Equipe Cultura e Cidadania