EM – Encerramento do 1º bimestre

21/04/2021

Caros pais e alunos do Ensino Médio,

Conforme nosso calendário, em 09/04 encerrou-se o primeiro bimestre do ano letivo.

O processo de ensino-aprendizagem desenvolvido nesse período foi avaliado através de lições de casa, de atividades realizadas em aulas, de trabalhos individuais e/ou em grupo, de provas. Os resultados foram transformados em um conceito pelos professores de cada disciplina que os estão apresentando nas aulas. Os boletins contendo conceitos e faltas dos alunos de cada classe e os gráficos com os conceitos da turma por disciplina serão enviados às famílias até  23 de abril e apresentados nas aulas de Orientação Educacional de 26 de abril.

No momento de verificação do resultado do trabalho expresso nos boletins, convidamos os alunos a refletirem sobre seus estudos e aprendizados por meio de autoavaliações. Sugerimos que essas reflexões sejam estendidas para as famílias, de forma que os pais também possam acompanhar a vida escolar de seus filhos.

No Ensino Médio apontamos, após cada bimestre, qual a “projeção” dos conceitos de cada aluno, ou seja, qual a situação na qual o aluno se encontraria caso as médias atuais fossem as finais (após o 4º bimestre), de acordo com o quadro resumo do sistema de promoção constante do regimento escolar. As projeções de conselho e reprovação demandam maior atenção dos alunos e suas famílias e dos educadores. O quadro será adaptado, devido ao momento de pandemia, conforme explicado em aulas às turmas.

As situações formais de recuperação acontecem, de maneira diferenciada, após o 2º e o 4º bimestres. Os alunos que obtiveram conceitos abaixo de B no 1º bimestre e devem recuperar aprendizados de alguma área têm sido orientados a refazerem avaliações e a buscarem esclarecimentos junto aos professores e aos colegas. É também imprescindível que estes alunos estejam comprometidos com o trabalho, de forma a cumprir com todas as tarefas e com os prazos estabelecidos, no decorrer do ano.

Informamos que, conforme nosso regimento, no conjunto dos conceitos, os quatro bimestres têm peso 2 e a recuperação após o 1º semestre, peso 1.

Lembramos que o total de faltas aceito no conjunto de aulas dadas em cada uma das disciplinas é de 25%, incluindo situações de adoecimento e outras de âmbito familiar/pessoal. Recomendamos atenção a este dado no boletim de cada aluno, particularmente quanto às disciplinas nas quais a carga horária é de uma aula por semana e o limite anual é de 8 ausências: Espanhol – ESP, Orientação Educacional – OED, Redação – RED, História Geral – HG (1ª série), Projeto Eletivo (1ª e 2ª séries), Monografia – MONO (3ª série); e em 2021, pela carga horária adaptada devido à pandemia, também nas disciplinas de Inglês, Educação Física, História do Brasil, Artes (1ª e 2ª séries), História Geral (3ª série).

Nesta passagem de bimestres, solicitaremos conversas com alunos, junto a seus responsáveis, às famílias que iniciaram o vínculo conosco neste ano e os filhos se encontram com projeção de reprovação. No caso da 1ª série, as conversas serão agendadas com alunos e seus responsáveis, nas situações de projeção de reprovação e conselho de todos que estão iniciando o Ensino Médio.

Pais que não forem contatados pela escola e queiram conversar devem, como informado em boletim antes do início das aulas, entrar em contato com o atendimento para agendamento. Alunos que queiram conversar individualmente sobre seu trabalho sabem que podem fazê-lo combinando diretamente com a orientação.

Caso algum esclarecimento se faça necessário, estamos à disposição.

Graça Maria Marino Totaro

Luciana Bittencourt Fevorini

Orientação Educacional e Pedagógica do Ensino Médio

EM – Encerramento do 1º bimestre

21/04/2021

Caros pais e alunos do Ensino Médio,

Caso algum esclarecimento se faça necessário, estamos à disposição.

Graça Maria Marino Totaro

Luciana Bittencourt Fevorini