EFII – 6º Ano – Primeiro boletim

29/04/2021

Queridas famílias do 6º ano,

No Colégio Equipe, a avaliação é parte do processo de ensino e aprendizagem e tem por finalidade permitir aos professores(as), estudantes e seus responsáveis, identificar de que forma as aprendizagens previstas no nosso currículo estão sendo realizadas pelos alunos(as) e tomar decisões para a continuidade dos estudos.

No Ensino Fundamental II, as situações de avaliação podem contar com instrumentos como provas, trabalhos individuais e em grupo, lições de casa e a verificação de material de registro de aulas e de atividades. Nosso regimento prevê ainda que o processo avaliativo em cada disciplina seja composto por pelo menos dois instrumentos de avaliação, elaborados pelos professores(as) com a supervisão da orientação pedagógica e agendados diretamente com os alunos(as). A partir deles é que o professor verifica as aprendizagens de cada aluno(a) ao longo do trimestre, atribuindo conceitos para cada uma delas. Em função do contexto de aulas remotas, realizamos adaptações no processo de avaliação, flexibilizamos prazos e formatos dos nossos instrumentos e incluímos critérios qualitativos para verificar as aprendizagens dos nossos estudantes.

No dia 08 de maio, será enviado por e-mail para famílias e estudantes o primeiro boletim do Ensino Fundamental II relativo ao primeiro trimestre do ano. Ao lado de cada componente curricular há o conceito e o número de faltas no período. Junto com o boletim individual, vocês receberão também um gráfico com o aproveitamento da turma em cada uma das disciplinas, o que permite uma visão mais ampla do desempenho do seu filho em relação ao grupo em cada disciplina.

Nas aulas de Orientação Educacional (OE), os estudantes fazem uma autoavaliação sobre seu desempenho no trimestre, assim como avaliam os cursos e a interação da classe. Entendemos que, tão importante quanto os resultados, é compreender os processos que levaram até eles e, principalmente, pensar o que deve ser aprimorado e o que deve ser mantido ao longo dos próximos trimestres. De posse desta autoavaliação, haverá encontros de devolutivas do processo de aprendizagem do primeiro trimestre, nos quais os professores(as) irão mediar uma conversa em pequenos grupos de estudantes para discutir os desafios da continuidade dos estudos no segundo trimestre, bem como identificar as boas estratégias que foram construídas e devem ser mantidas ou aprimoradas pela turma ao longo do ano.

Os resultados dos processos avaliativos de todas as disciplinas são expressos nos seguintes conceitos:

Conceitos: Nível de aprendizagem do estudante
A Atingiu plenamente todos os objetivos propostos
B Atingiu todos os objetivos essenciais propostos
C Atingiu em parte os objetivos essenciais propostos
D Não atingiu os objetivos essenciais propostos
E Não atingiu nenhum dos objetivos essenciais propostos
Z Ausência de informação

Um estudante que não tenha atingido todos os objetivos essenciais propostos, ou seja, que tem como conceitos C, D, E ou Z deve passar pelo processo de recuperação trimestral que já foi discutido com as turmas em aulas de OE e será explicado para as famílias na próxima circular.

Coordenação do Ensino Fundamental II

EFII – 6º Ano – Primeiro boletim