EFII – 6º a 9º Ano – Aulas presenciais – Revezamentos de turmas em agosto e setembro

02/07/2021

Caras famílias do Ensino Fundamental II,

Em comunicado enviado pela escola no dia 24 de junho, informamos uma estrutura que utilizaremos para a retomada das aulas presenciais a partir de agosto. E, na reunião do dia 30 de junho, detalhamos para os pais presentes como será cada uma das etapas.

Para que se organizem, vamos fazer uma síntese das propostas apresentadas:

Etapa 1 – agosto:

Haverá quatro aulas diárias presenciais na escola e também quatro aulas online, ministradas exclusivamente para a turma que se mantiver em casa. Cada turma (6º, 7º, 8º e 9º) irá uma vez por semana na escola, com revezamento semanal entre segundas e quartas-feiras para sextos e sétimos anos e terças e quintas-feiras para oitavos e nonos anos.

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira
Semana 1 6º B e 7º B 8º A e 9º A 6º A e 7º A 8º B e 9º B Aulas por videoconferência
Semana 2 6º A e 7º A 8º B e 9º B 6º B e 7º B 8º A e 9º A Aulas por videoconferência

Observação: na segunda-feira, 26/07, ainda estaremos de férias; ao final do documento, há a distribuição dos dias de presença na escola de cada série entre 27/07 e 05/08.

Esta estrutura é semelhante à que vivenciamos nas primeiras semanas do ano. A proposta de que cada estudante alterne o dia de ir presencialmente é para que ele tenha contato direto com um número maior de professores e professoras. Optamos, entretanto, por receber as turmas A e B de cada série em dias separados, para garantir melhor condução das estratégias de aula presenciais e online.

Etapa 2 – setembro:

Duas séries irão para a escola com toda a turma em dias fixos, duas ou três vezes por semana: sextos e sétimos anos às segundas e quartas-feiras, oitavos e nonos anos às terças e quintas-feiras; haverá revezamento semanal da presença destas duplas de séries às sextas-feiras. Em uma sala, o professor ministra a aula para até 50% dos estudantes, e os demais alunos assistem à transmissão simultânea desta aula em uma sala no mesmo corredor; os estudantes que permanecerem em casa também assistem à transmissão da aula que está ocorrendo na escola.

Semana 1 6º e 7º anos 8º e 9º anos 6º e 7º anos 8º e 9º anos 6º e 7º anos
Semana 2 6º e 7º anos 8º e 9º anos 6º e 7º anos 8º e 9º anos 8º e 9º anos

As quatro séries, em cada dia de aula, estarão divididas em oito salas e a grade de aulas será semelhante à que usamos a partir de abril até o momento das férias. Não conseguimos evitar a aula transmitida (o professor em sala com parte dos estudantes enquanto parte está em outro ambiente). Mas achamos melhor a transmissão entre salas da própria escola porque, depois de um momento expositivo, o professor pode transitar pelas duas salas para acompanhar o trabalho dos estudantes.

Antes do retorno às aulas, até o dia 24/07 enviaremos os formulários para as famílias aderirem ao modelo presencial apresentado. As aulas retornam no dia 27 de julho, uma terça-feira, para todos. Neste dia, os grupos que poderão ir presencialmente são os 8º A e o 9º A. O revezamento dos grupos estará disponível nos murais do Google Sala de Aula e no site da escola.

1ª semana de aulas

• 27/07, terça-feira: 8ª A e 9º A
  • 28/07, quarta-feira: 6º A e 7º A
  • 29/07, quinta-feira: 8º B e 9º B

2ª semana de aulas

• 02/08, segunda-feira: 6º A e 7º A
  • 03/08, terça-feira: 8º B e 9º B
  • 04/08, quarta-feira: 6º B e 7º B
  • 05/08, quinta-feira: 8º A e 9º A

As semanas seguintes seguem com o revezamento das aulas exposto anteriormente.

A Coordenação da escola entra em férias no dia 2 de julho e retorna no dia 21. Caso queiram se comunicar com a escola, podem entrar em contato com a Secretaria (secretaria@colegioequipe.g12.br).

Desejamos que tenham boas férias!

Coordenação do Ensino Fundamental II

02/07/2021

Caras famílias do Ensino Fundamental II,

Para que se organizem, vamos fazer uma síntese das propostas apresentadas:

Etapa 1 – agosto:

Etapa 2 – setembro:

Semana 1 6º e 7º anos 8º e 9º anos 6º e 7º anos 8º e 9º anos 6º e 7º anos
Semana 2 6º e 7º anos 8º e 9º anos 6º e 7º anos 8º e 9º anos 8º e 9º anos

1ª semana de aulas

• 27/07, terça-feira: 8ª A e 9º A
  • 28/07, quarta-feira: 6º A e 7º A
  • 29/07, quinta-feira: 8º B e 9º B

2ª semana de aulas

• 02/08, segunda-feira: 6º A e 7º A
  • 03/08, terça-feira: 8º B e 9º B
  • 04/08, quarta-feira: 6º B e 7º B
  • 05/08, quinta-feira: 8º A e 9º A

As semanas seguintes seguem com o revezamento das aulas exposto anteriormente.

Desejamos que tenham boas férias!

Coordenação do Ensino Fundamental II