Continuidade das aulas no formato online

09/04/2021

Para a comunidade do Colégio Equipe:

Como é de conhecimento público, a Educação Básica passou a ser considerada legalmente como atividade essencial a partir do Decreto Estadual publicado em 27 de março. Dessa forma, o serviço prestado pelas escolas poderá, atendendo aos protocolos estabelecidos, manter o atendimento presencial mesmo nas fases mais graves da pandemia. Considerando o aumento da disseminação do vírus e a crise no atendimento dos serviços de saúde, a Secretaria Estadual de Educação decidiu manter as escolas abertas até o dia 11 de abril somente para atendimento aos que necessitarem, por questões de alimentação ou falta de acesso ao ensino remoto. Já a prefeitura restringiu o atendimento presencial nas escolas da cidade de São Paulo no mesmo período, autorizando a retomada das atividades presenciais a partir do dia 12. No dia de hoje, o Governo Estadual definiu que a fase emergencial não será estendida e que retomamos a fase vermelha a partir de 12 de abril, o que permitiria a frequência de até 35% dos alunos na escola. A recomendação que prevalece, no momento, é para, sempre que possível, mantermos o isolamento como uma das medidas necessárias para a contenção da contaminação.

Avaliando o cenário descrito, a escola decidiu manter as aulas mediadas por tecnologias, consultar e conversar com os educadores e a comunidade quanto aos próximos passos. Partimos da avaliação de que as condições sanitárias que nos levaram à suspensão das atividades na escola não se alteraram de forma significativa, que temos condições de manter o processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias e aguardar o momento mais seguro para a retomada das aulas, com a queda dos índices de contaminação e a disponibilidade de atendimento nos serviços de saúde. Consideramos ainda que, para a retomada das atividades presenciais, daremos prioridade ao atendimento dos alunos da Educação Infantil e dos primeiros dois anos do Ensino Fundamental, uma vez que são as turmas que têm menos autonomia e, portanto, mais limitações para o aprendizado mediado por tecnologias. A escola permanecerá aberta para atendimento às questões administrativas e de sustentação do trabalho mediado por tecnologias.

Vamos encaminhar um formulário eletrônico consultando cada família, para sabermos se autorizaria a participação das crianças e jovens em atividades presenciais e se identifica alguma necessidade de atendimento presencial para as crianças ou jovens neste momento. De posse dessas informações, vamos propor uma reunião geral na próxima semana para discutir as respostas coletadas e avaliar os próximos encaminhamentos. Enviaremos a data e o horário em um próximo boletim.

Seguimos disponíveis para esclarecer e conversar sobre outras propostas ou possibilidades de encaminhamento.

Direção do Colégio Equipe

Continuidade das aulas no formato online

09/04/2021

Para a comunidade do Colégio Equipe:

Direção do Colégio Equipe