Pesquisa sobre a participação de atividades presenciais na escola

05/10/2020

Caros pais,

Como é de conhecimento, a prefeitura de São Paulo definiu autorizar a realização de atividades presenciais somente de caráter extracurricular, a partir de 07 de outubro, restritas a 20% dos alunos por turno, por duas horas, considerando os protocolos de distanciamento e cuidados sanitários nos espaços e ambientes de trabalho. Não há definição sobre o período em que será possível o retorno às aulas presenciais e teremos um novo conjunto de regras e procedimentos a ser anunciado no início de novembro.

O encaminhamento, diverso do anunciado pela Secretaria de Estado da Educação, e amplamente discutido pela sociedade e imprensa, revela que ainda não temos um consenso no que diz respeito às condições de segurança para o retorno às atividades presenciais na escola frente ao quadro sanitário ainda grave.

O cenário reafirma a decisão que tomamos na nossa escola de organizar o trabalho educacional nesse segundo semestre por meio das atividades mediadas por tecnologia, uma vez que essa ainda permanece sendo a única forma de propiciarmos, para todas as crianças e jovens, um processo organizado de ensino e aprendizagem.

As iniciativas desencadeadas no segundo semestre de reorganização do calendário escolar, a implementação de um horário fixo e ampliado de videoconferências, a diversificação das atividades com sequências didáticas e projetos, a proposição de critérios e situações de avaliação das aprendizagens e o imprescindível apoio das famílias, em especial no acompanhamento das crianças, tem permitido que o vínculo da maioria dos nossos estudantes com a escola e suas aprendizagens se mantenha.

Dessa forma, reafirmamos nossa escolha por manter o foco na organização do trabalho escolar em curso que implementamos junto com as crianças, os jovens e suas famílias até o final do ano letivo e planejar, para o ano que vem, a retomada efetiva das aulas presenciais em um novo planejamento escolar que considere os resultados do trabalhado desse ano e a diversidade das aprendizagens dos nossos estudantes.

Consideramos, no entanto, que é possível e desejável planejarmos algumas atividades presenciais ainda nesse semestre tendo como objetivos propiciar a interação entre crianças e jovens; acolher grupos de estudantes com dificuldades de vínculo com o estudo e a aprendizagem; capacitar e incluir os alunos, docentes e equipes de apoio no novo contexto de convivência e estudo no espaço escolar, de forma a dar significado e aprimorar os protocolos e procedimentos que iremos adotar.

Essas atividades presenciais serão realizadas por adesão das famílias bem como dos professores, com a orientação da escola para que todos que estejam em situação de risco ou que convivam com pessoas nessa situação não participem.

Para planejar adequadamente cada uma das atividades, encaminhamos um formulário eletrônico com uma pesquisa elaborada com a assessoria especializada, que tem por finalidade identificar dados epidemiológicos e realizar um levantamento inicial do posicionamento de cada família em relação à sua participação. Solicitamos que esse formulário, que pode ser acessado por meio desse link, seja respondido até o dia 9 de outubro.

Os objetivos, a organização e os procedimentos de segurança para cada atividade a ser realizada serão divulgados previamente para os grupos envolvidos. Iniciaremos com os estudantes da terceira série do ensino médio que estão no momento de síntese e encerramento de sua trajetória na nossa escola. Conforme nossa experiência e as condições do nosso contexto, avaliaremos a possibilidade de contemplar outros grupos.

Seguimos disponíveis para conversar e aprimorar nossos encaminhamentos com as dúvidas e proposições que vocês tiverem. Agradecemos, mais uma vez, a disponibilidade em compartilhar dos propósitos e esforços que estamos realizando ao longo desse ano.

Direção do Colégio Equipe

Pesquisa sobre a participação de atividades presenciais na escola