Pandemia e Desigualdade: o desafio da democracia

14/08/2020

Car@s amig@s,

Não é surpresa para ninguém que o atual presidente flerta com o autoritarismo, tensiona os outros poderes e guarda grande simpatia pelos anos de ditadura no Brasil. Mais recentemente, a revelação da existência de um dossiê elaborado de forma sigilosa pelo Ministério da Justiça, com o monitoramento de centenas de servidores públicos e professores por pretenso envolvimento com atos antifascistas, revelou o apreço por práticas obscuras de controle governamental.

Nas palavras do cientista político André Singer o “governo Bolsonaro comanda um projeto autoritário”. Um projeto autoritário diferenciado, que ameaça diversas democracias pelo mundo, e que se dá sem a necessidade de um rompimento abrupto, como no passado, mas a partir de “uma erosão lenta do regime democrático, caracterizada por ser incremental, ocorrer dentro da lei e ser conduzida por mandatários eleitos e não por forças exteriores ao sistema político”.

Preocupados com o avanço desse autoritarismo no Brasil, diferentes movimentos lançaram manifestos no último final de semana de maio passado, entre os quais podemos destacar o Estamos Juntos; Basta! e Somos 70%.

Para debater a necessidade de preservar a democracia no Brasil, o Instituto Equipe Cultura e Cidadania e o Colégio Equipe realizarão na próxima segunda-feira, dia 17 de agosto, às 20h30, a live Pandemia e Desigualdade: o desafio da democracia. Para esse evento convidamos dois signatários desses manifestos e importantes líderes de oposição no Congresso Nacional: os deputados federais Marcelo Freixo (PSOL/RJ) e Orlando Silva (PCdoB/SP). Para mediar essa reflexão contaremos com a participação do professor Silvio Hotimsky.

Como de praxe, teremos a presença da música em nossa live e desta vez a convidada é a cantora Vanessa Moreno. Nascida em São Bernardo do Campo, Vanessa é bacharel em Canto Popular pela Faculdade Souza Lima & Berklee, desenvolve trabalhos como educadora e faz parte do corpo docente da Escola do Auditório Ibirapuera. Nos anos de 2017 e 2018 foi vencedora do Prêmio Profissionais da Música, na categoria “cantora”.

Para assistir a live acesse: https://youtu.be/94figCZ5W58

Esperamos vocês!