Live: Pandemia, democracia e esporte no Brasil

27/05/2020

Car@s Amig@s,

Na próxima quinta-feira, 28 de maio, às 20h, daremos prosseguimento ao nosso ciclo de reflexões sobre o Brasil e a conjuntura atual. Desta vez o tema será Pandemia, democracia e esporte no Brasil e os convidados serão o jornalista Juca Kfouri e a esportista e medalhista olímpica Ana Moser. O debate será mediado pelo professor do Colégio Equipe, João Gabriel Priolli.

Com o avanço da pandemia no Brasil muito se tem refletido sobre a necessidade de fortalecimento das políticas públicas de saúde no país. Todavia é difícil pensar uma política efetiva que não passe pela prática do esporte, entendido não apenas como de alto rendimento, profissional ou semiprofissional; mas também, como estímulo e realização de exercícios físicos, voltados para a população de maneira geral.

Não menos importante é a reflexão sobre o papel que o esporte ocupa na sociedade brasileira e, sobretudo, na relação entre esporte, política, meios de comunicação e dirigentes esportistas. Apesar dos avanços no campo regulatório e na construção de direitos, o esporte profissional segue sendo um terreno fértil para dirigentes duvidosos que se perpetuam em seus clubes e entidades, que se relacionam de forma pouco ética com o poder político e econômico.

Por fim, cabe refletir sobre qual será o futuro imediato do esporte pós-pandemia. Haverá retomada das diferentes modalidades? É viável o prosseguimento de campeonatos sem a presença das torcidas? Como devem ficar os patrocínios e de que maneira o aprofundamento da crise econômica impactará o esporte?

Essas são algumas das reflexões que faremos na quinta-feira (28/05), às 20h. Para acompanhar basta acessar o link.

Como de costume, a música estará presente em nosso encontro. Desta vez nossa convidada é a Blubell, cantora e compositora que escreve músicas que são verdadeiras crônicas da vida cotidiana, misturando amor com humor e pop com jazz.

Esperamos por vocês!

Instituto Equipe Cultura e Cidadania