13/02/2020
COLÉGIO EQUIPE 2020
PROJETOS ELETIVOS NO ENSINO MÉDIO
Caro(a) aluno(a) e seus pais/responsáveis,
Após o começo das aulas, estamos nos organizando para a indicação de opções por Projetos Eletivos pelos alunos do Ensino Médio.
Para que os estudantes do ciclo pudessem se preparar para realizar suas indicações, organizamos a Atividade para Reflexão sobre Intervenções Sociais em 14/02, além da apresentação de Treinos Esportivos, ocorrida na primeira semana de aulas.
Neste documento, queremos retomar as finalidades educacionais e os compromissos que fazem parte destas atividades do currículo da nossa escola.
Vamos lá:
Ao planejar o compromisso com os Projetos Eletivos é importante que os alunos considerem o interesse em participar de duas atividades já previstas, que não se configuram como Projetos Eletivos:
Contamos que, além destas atividades sistemáticas desencadeadas pela escola e estruturadas para o ano, o Grêmio possa propor e organizar outros eventos de interesse do grupo de alunos.
Desde 2016, parte dos alunos do Ensino Médio vem também organizando um Coletivo Feminista, que tem realizado suas atividades às sextas-feiras no período da tarde. Aguardaremos como se darão as proposições para 2020.
Outras atividades/cursos acontecem no Colégio Equipe, sendo oferecidos pelo Colégio ou pelo Instituto Equipe, para grupos diferenciados. Em breve serão divulgadas. Convidamos todos a conhecê-las e a avaliarem seu interesse de adesão.
1 – Cronograma do processo de apresentação e opção por Projetos Eletivos e Grupo de Estudos
O processo de apresentação, indicação de opções e início de trabalho dos Projetos Eletivos segue o seguinte cronograma:
Obs. – Alunos veteranos em Projetos Sociais iniciaram suas atividades previamente, preparando as Oficinas para 14/02.
2 – Quadro de horários das atividades
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | |
---|---|---|---|---|---|
Tarde |
14h às 17h 14h30 às 16h 14h30 às 16h |
14h às 17h |
14h30 às 16h |
14h30 às 16h 13h45 às 15h15 |
|
16h às 17h30 16h às 17h30 |
16h às 17h30 |
* Os treinamentos de vôlei e basquete ocorrerão no Club Homs, situado na Av. Paulista, nº. 735 (entre Alameda Campinas e Av. Brigadeiro Luís Antônio).
*Os treinamentos de futsal às segundas-feiras ocorrerão no Playball, situado na Av. Nicolas Boer, 66 – Pompeia e, às quartas-feiras, no Club Homs.
3 – Breve descrição das atividades, critérios para organização e condições de participação
Turmas de Treinamento Esportivo
Responsáveis: Professores Francisco Tognonato Neto, Nelson L. Conegundes de Souza, Márcio Ricardo de Lima e Gilson Nogueira Pedroso.
Critério de Organização: grupos de até 18 alunos (vôlei masculino), 24 alunas (vôlei feminino), 15 alunos (basquete) e 16 ou 20 alunos, a depender do local do treino (futsal).
Em nossa proposta curricular, a Educação Física tem como um dos seus principais objetivos formar o hábito da atividade física com método e autonomia, colaborando para o equilíbrio (saúde) do indivíduo. Para tanto, trabalha com uma formação diversificada na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e com a especialização no Ensino Médio. Assim, o(a) aluno(a) pode conhecer e desenvolver diversas modalidades e escolher, no Ensino Médio – entre capoeira, dança, jogos, ginástica, atletismo, futebol, vôlei e basquete – em qual delas quer se aprofundar. Paralelamente, criam-se situações para complementação do trabalho na área, atendendo ao elevado grau de interesse dos alunos. Neste ano ofereceremos turmas de treinamento nas modalidades de futsal, basquete e vôlei, tendo como objetivos o aprimoramento das habilidades motoras específicas, do trabalho em equipe e a participação em campeonatos.
Pré-requisitos indispensáveis à participação nos treinos esportivos:
Obs. – A realização de jogos e a relação de alunos convocados serão comunicadas nos treinos. A convocação escrita constará do mural de Educação Física e será enviada ao e-mail dos pais/ responsáveis.
Custo – Para alunos de 2ª e 3ª séries e para alunos de 1ª série que optarem pela realização de mais de um Projeto Eletivo:
Taxa semestral de R$ 260,00 (inclui transporte de ida e volta), a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.
Os uniformes para jogos deverão ser adquiridos por cada aluno(a) que optar por treino(s). Cada aluno(a) escolherá o tamanho da camisa/short, número e nome nas costas.
Turmas de futsal: As meninas precisam adquirir camisa vermelha/branca e a rosa, short preto e meião preto (as meninas não jogarão mais de bermuda de lycra preta). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa vermelha/branca e a rosa, short preto e meião. A aquisição de uniforme no prazo é condição para participação nos treinamentos de futsal.
Turmas de vôlei: As meninas precisam adquirir camisa (usarão bermuda pessoal de lycra preta para jogar). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa e short.
Turma de basquete: As meninas precisam adquirir camisa (usarão bermuda e top pessoais de lycra preta para jogar). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa (usarão short preto).
O pagamento dos uniformes e indicação dos tamanhos serão feitos entre os dias 02 e 04/03, das 9h55 às 10h15 ou das 13h às 13h30, na Tesouraria (Valores: Camisa de jogo – R$ 65,00; Meião preto – R$ 20,00; Short masculino e feminino – R$ 35,00). É imprescindível que seja experimentado e confirmado o tamanho, antes da definição da encomenda.
O Instituto Equipe Cultura e Cidadania
O Instituto Equipe Cultura e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos, que atua nas áreas da educação, cultura e cidadania. Fundado em 12 de junho de 2006, por pessoas vinculadas ao Colégio Equipe (alunos, ex-alunos, funcionários, pais, educadores), desenvolve projetos voltados a crianças, jovens e adultos. Um de seus principais objetivos é priorizar a participação da juventude na elaboração e gestão de projetos nas áreas de educação, cultura e cidadania.
Coordenação Geral: Professor Antônio Carlos de Carvalho
Projetos Sociais
Critério de Organização: busca por atender opções dos alunos, de forma a viabilizar as atividades, respeitando o que é adequado a cada instituição parceira na qual o trabalho será desenvolvido.
O Colégio Equipe realiza desde 1997 projetos sociais junto a alunos e a educadores do Ensino Médio, sob as perspectivas educacional, curricular e não assistencialista, por acreditar que esses contribuem para a formação de pessoas solidárias, críticas, responsáveis, participativas, criativas, éticas e comprometidas com a construção de uma sociedade mais democrática, justa e plural.
Pré-requisitos indispensáveis à participação nos projetos sociais:
Custo – Para alunos de 2ª e 3ª séries e para alunos de 1ª série que optarem pela realização de mais de um Projeto Eletivo:
Taxa semestral de R$ 230,00 (inclui transporte) a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.
Atuais projetos sociais:
Chá de Arte – Fusão dos antigos projetos Chá de Cadeira e Arte e Saúde. O Chá de Cadeira originou-se em 1999, a partir de parceria com Wellington Nogueira, diretor dos Doutores da Alegria, com o objetivo levar, através de esquetes, alegria e informação para salas de espera de ambulatórios de hospitais e centros de saúde. O Arte e Saúde foi iniciado em 2000, tendo por objetivo contribuir para a humanização de hospitais pediátricos por meio da ação de jovens com crianças em estado pré e pós-operatório, utilizando-se da arte como expressão plástica ou da arte de se relacionar. O Chá de Arte apropriou-se dos recursos de ambos e trabalha com aspectos saudáveis da criança, contribuindo para que o seu estado seja menos doloroso e triste.
Local de atuação em 2020: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus.
Deslocamento através de van.
Educadoras Responsáveis: Marina Corazza Padovani e Maria Rita Pires do Rio
Ver o Mundo – Projeto iniciado em 2017, a partir de discussões desenvolvidas desde 2016 conjuntamente por alunos, imigrantes e refugiados, tem como objetivo, usando brincadeiras e jogos, resgatar aspectos de diferentes culturas, refletir sobre representações comuns sobre quem são os imigrantes e refugiados e contribuir para a construção e ampliação de vínculos.
Local de atuação em 2020: Escola Eduardo Prado.
Deslocamento através de van.
Educadores Responsáveis: Rogério Rodrigues de Almeida e Maria Rita Pires do Rio.
GRUPO DE ESTUDOS
A Esfinge: Decifra-me ou Devoro-te
Coordenação: Professor Marlito de Sousa Lima
Grupo de Estudos sobre a relação dos jovens com a internet e as redes sociais, iniciado no segundo semestre de 2017, visando a aprofundar reflexões que os alunos vinham realizando em alguns dos cursos regulares e em atividades interséries.
Embora não se constitua como Projeto Eletivo, pontualidade e presença contínua serão imprescindíveis ao desenvolvimento do trabalho.
4 – Normas e procedimentos para utilização do espaço escolar nas atividades no período da tarde
Os Projetos Eletivos e outras atividades que possam ocorrer no período da tarde se dão quando o espaço educacional de estudo e aprendizado está voltado prioritariamente aos alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Para que possamos nos organizar de forma a assegurar o melhor uso possível do espaço nestes horários, consideramos os seguintes procedimentos:
Coordenação do Ensino Médio
13/02/2020
COLÉGIO EQUIPE 2020
PROJETOS ELETIVOS NO ENSINO MÉDIO
Caro(a) aluno(a) e seus pais/responsáveis,
Após o começo das aulas, estamos nos organizando para a indicação de opções por Projetos Eletivos pelos alunos do Ensino Médio.
Para que os estudantes do ciclo pudessem se preparar para realizar suas indicações, organizamos a Atividade para Reflexão sobre Intervenções Sociais em 14/02, além da apresentação de Treinos Esportivos, ocorrida na primeira semana de aulas.
Neste documento, queremos retomar as finalidades educacionais e os compromissos que fazem parte destas atividades do currículo da nossa escola.
Vamos lá:
Ao planejar o compromisso com os Projetos Eletivos é importante que os alunos considerem o interesse em participar de duas atividades já previstas, que não se configuram como Projetos Eletivos:
Contamos que, além destas atividades sistemáticas desencadeadas pela escola e estruturadas para o ano, o Grêmio possa propor e organizar outros eventos de interesse do grupo de alunos.
Desde 2016, parte dos alunos do Ensino Médio vem também organizando um Coletivo Feminista, que tem realizado suas atividades às sextas-feiras no período da tarde. Aguardaremos como se darão as proposições para 2020.
Outras atividades/cursos acontecem no Colégio Equipe, sendo oferecidos pelo Colégio ou pelo Instituto Equipe, para grupos diferenciados. Em breve serão divulgadas. Convidamos todos a conhecê-las e a avaliarem seu interesse de adesão.
1 – Cronograma do processo de apresentação e opção por Projetos Eletivos e Grupo de Estudos
O processo de apresentação, indicação de opções e início de trabalho dos Projetos Eletivos segue o seguinte cronograma:
Obs. – Alunos veteranos em Projetos Sociais iniciaram suas atividades previamente, preparando as Oficinas para 14/02.
2 – Quadro de horários das atividades
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | |
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Tarde |
14h às 17h 14h30 às 16h 14h30 às 16h |
14h às 17h |
14h30 às 16h |
14h30 às 16h 13h45 às 15h15 |
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16h às 17h30 16h às 17h30 |
16h às 17h30 |
* Os treinamentos de vôlei e basquete ocorrerão no Club Homs, situado na Av. Paulista, nº. 735 (entre Alameda Campinas e Av. Brigadeiro Luís Antônio).
*Os treinamentos de futsal às segundas-feiras ocorrerão no Playball, situado na Av. Nicolas Boer, 66 – Pompeia e, às quartas-feiras, no Club Homs.
3 – Breve descrição das atividades, critérios para organização e condições de participação
Turmas de Treinamento Esportivo
Responsáveis: Professores Francisco Tognonato Neto, Nelson L. Conegundes de Souza, Márcio Ricardo de Lima e Gilson Nogueira Pedroso.
Critério de Organização: grupos de até 18 alunos (vôlei masculino), 24 alunas (vôlei feminino), 15 alunos (basquete) e 16 ou 20 alunos, a depender do local do treino (futsal).
Em nossa proposta curricular, a Educação Física tem como um dos seus principais objetivos formar o hábito da atividade física com método e autonomia, colaborando para o equilíbrio (saúde) do indivíduo. Para tanto, trabalha com uma formação diversificada na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e com a especialização no Ensino Médio. Assim, o(a) aluno(a) pode conhecer e desenvolver diversas modalidades e escolher, no Ensino Médio – entre capoeira, dança, jogos, ginástica, atletismo, futebol, vôlei e basquete – em qual delas quer se aprofundar. Paralelamente, criam-se situações para complementação do trabalho na área, atendendo ao elevado grau de interesse dos alunos. Neste ano ofereceremos turmas de treinamento nas modalidades de futsal, basquete e vôlei, tendo como objetivos o aprimoramento das habilidades motoras específicas, do trabalho em equipe e a participação em campeonatos.
Pré-requisitos indispensáveis à participação nos treinos esportivos:
Obs. – A realização de jogos e a relação de alunos convocados serão comunicadas nos treinos. A convocação escrita constará do mural de Educação Física e será enviada ao e-mail dos pais/ responsáveis.
Custo – Para alunos de 2ª e 3ª séries e para alunos de 1ª série que optarem pela realização de mais de um Projeto Eletivo:
Taxa semestral de R$ 260,00 (inclui transporte de ida e volta), a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.
Os uniformes para jogos deverão ser adquiridos por cada aluno(a) que optar por treino(s). Cada aluno(a) escolherá o tamanho da camisa/short, número e nome nas costas.
Turmas de futsal: As meninas precisam adquirir camisa vermelha/branca e a rosa, short preto e meião preto (as meninas não jogarão mais de bermuda de lycra preta). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa vermelha/branca e a rosa, short preto e meião. A aquisição de uniforme no prazo é condição para participação nos treinamentos de futsal.
Turmas de vôlei: As meninas precisam adquirir camisa (usarão bermuda pessoal de lycra preta para jogar). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa e short.
Turma de basquete: As meninas precisam adquirir camisa (usarão bermuda e top pessoais de lycra preta para jogar). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa (usarão short preto).
O pagamento dos uniformes e indicação dos tamanhos serão feitos entre os dias 02 e 04/03, das 9h55 às 10h15 ou das 13h às 13h30, na Tesouraria (Valores: Camisa de jogo – R$ 65,00; Meião preto – R$ 20,00; Short masculino e feminino – R$ 35,00). É imprescindível que seja experimentado e confirmado o tamanho, antes da definição da encomenda.
O Instituto Equipe Cultura e Cidadania
O Instituto Equipe Cultura e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos, que atua nas áreas da educação, cultura e cidadania. Fundado em 12 de junho de 2006, por pessoas vinculadas ao Colégio Equipe (alunos, ex-alunos, funcionários, pais, educadores), desenvolve projetos voltados a crianças, jovens e adultos. Um de seus principais objetivos é priorizar a participação da juventude na elaboração e gestão de projetos nas áreas de educação, cultura e cidadania.
Coordenação Geral: Professor Antônio Carlos de Carvalho
Projetos Sociais
Critério de Organização: busca por atender opções dos alunos, de forma a viabilizar as atividades, respeitando o que é adequado a cada instituição parceira na qual o trabalho será desenvolvido.
O Colégio Equipe realiza desde 1997 projetos sociais junto a alunos e a educadores do Ensino Médio, sob as perspectivas educacional, curricular e não assistencialista, por acreditar que esses contribuem para a formação de pessoas solidárias, críticas, responsáveis, participativas, criativas, éticas e comprometidas com a construção de uma sociedade mais democrática, justa e plural.
Pré-requisitos indispensáveis à participação nos projetos sociais:
Custo – Para alunos de 2ª e 3ª séries e para alunos de 1ª série que optarem pela realização de mais de um Projeto Eletivo:
Taxa semestral de R$ 230,00 (inclui transporte) a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.
Atuais projetos sociais:
Chá de Arte – Fusão dos antigos projetos Chá de Cadeira e Arte e Saúde. O Chá de Cadeira originou-se em 1999, a partir de parceria com Wellington Nogueira, diretor dos Doutores da Alegria, com o objetivo levar, através de esquetes, alegria e informação para salas de espera de ambulatórios de hospitais e centros de saúde. O Arte e Saúde foi iniciado em 2000, tendo por objetivo contribuir para a humanização de hospitais pediátricos por meio da ação de jovens com crianças em estado pré e pós-operatório, utilizando-se da arte como expressão plástica ou da arte de se relacionar. O Chá de Arte apropriou-se dos recursos de ambos e trabalha com aspectos saudáveis da criança, contribuindo para que o seu estado seja menos doloroso e triste.
Local de atuação em 2020: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus.
Deslocamento através de van.
Educadoras Responsáveis: Marina Corazza Padovani e Maria Rita Pires do Rio
Ver o Mundo – Projeto iniciado em 2017, a partir de discussões desenvolvidas desde 2016 conjuntamente por alunos, imigrantes e refugiados, tem como objetivo, usando brincadeiras e jogos, resgatar aspectos de diferentes culturas, refletir sobre representações comuns sobre quem são os imigrantes e refugiados e contribuir para a construção e ampliação de vínculos.
Local de atuação em 2020: Escola Eduardo Prado.
Deslocamento através de van.
Educadores Responsáveis: Rogério Rodrigues de Almeida e Maria Rita Pires do Rio.
GRUPO DE ESTUDOS
A Esfinge: Decifra-me ou Devoro-te
Coordenação: Professor Marlito de Sousa Lima
Grupo de Estudos sobre a relação dos jovens com a internet e as redes sociais, iniciado no segundo semestre de 2017, visando a aprofundar reflexões que os alunos vinham realizando em alguns dos cursos regulares e em atividades interséries.
Embora não se constitua como Projeto Eletivo, pontualidade e presença contínua serão imprescindíveis ao desenvolvimento do trabalho.
4 – Normas e procedimentos para utilização do espaço escolar nas atividades no período da tarde
Os Projetos Eletivos e outras atividades que possam ocorrer no período da tarde se dão quando o espaço educacional de estudo e aprendizado está voltado prioritariamente aos alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Para que possamos nos organizar de forma a assegurar o melhor uso possível do espaço nestes horários, consideramos os seguintes procedimentos:
Coordenação do Ensino Médio
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