23/04/2020
SEMANA ESPECIAL – 28 a 30 de abril / 2020
ENCONTROS, PARA ALÉM DA PANDEMIA
1ª a 3ª série
Alunos e alunas mais veteranos no Ensino Médio do Colégio Equipe já tiveram experiência conosco de momentos educacionais organizados a partir de questões oportunas a algumas reflexões.
Os educadores do Equipe consideram muito importante que seus conteúdos de ensino sejam ferramentas para leitura da realidade. E os estudantes têm avaliado positivamente experiências como essas. No ano passado, por exemplo, tivemos uma semana dedicada a entender melhor o que se passou em Brumadinho, com o rompimento da barragem em uma semana denominada “Da Lama ao Caos”.
Saudosos de situações de aulas interdisciplinares e desejosos de promover reflexões e práticas mobilizadas pela situação de pandemia e isolamento que estamos vivendo, os professores prepararam três dias de atividades, através das quais esperam possibilitar:
A Pandemia não é o tema, mas é também tema. Em nosso planejamento desses três dias, o foco são os Encontros, mesmo que mediados pela tecnologia.
Que eles possam, então, ser desfrutados por todos, educadores e estudantes, da 1ª a 3ª série.
Os links para a participação em cada uma das aulas abaixo apresentadas estarão disponíveis nos murais das salas de aula Google, a partir da próxima semana. Cada uma das aulas prevê a participação de todas as turmas, de 1ª a 3ª série.
Solicitamos que alunos e alunas com pendências na realização de atividades que deveriam ter sido entregues aproveitem o período de 28/04 a 03/05 para, além de participarem dessas aulas especiais, atualizarem a entrega de tudo o que ficou pendente até agora.
Segue a Programação da semana Encontros, para além da Pandemia.
Professores e Coordenação do Ensino Médio
SEMANA ESPECIAL – 28 a 30 de abril / 2020
ENCONTROS, PARA ALÉM DA PANDEMIA
PROGRAMAÇÃO
Dia 28 de abril, terça-feira, 9h
O PREÇO DA AMANHÃ
(É necessário que alunos e alunas tenham assistido ao filme – disponível no YouTube -, como solicitado em Boletim enviado em 17/04)
SINOPSE
Em 2169, as pessoas são geneticamente modificadas para parar de envelhecer aos 25 anos, quando começa uma contagem regressiva de um ano no antebraço. Quando chega a zero, a pessoa “expira” e morre instantaneamente. O tempo tornou-se assim a moeda universal, transferida diretamente entre as pessoas ou armazenada em “cápsulas do tempo”. Existem várias áreas importantes chamadas fusos horários em Ohio. Dayton é o mais pobre, um “gueto” industrial onde as pessoas raramente têm mais de 24 horas em seus relógios; em New Greenwich, as pessoas têm tempo suficiente para serem essencialmente imortais.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/In_Time
POR QUE TRABALHAR COM ESSE FILME?
Uma sociedade profundamente desigual, onde há a promessa de juventude e vida eterna para todos: essa é uma realidade desfrutada por poucos, em detrimento de muitos – parece familiar?
Mas o filme não é baixo astral. Ele mostra que se a lógica de acumular tempo na mão de poucos for mudada, distribuindo melhor o tempo e deixando a vida seguir seu curso, poderia haver uma sociedade diferente.
A AULA
Os professores Cecília Bergamin (Redação), Antônio Carlos de Carvalho (Geografia), Roosevelt K. Fujikawa (Química) e Marlito de Sousa Lima (Filosofia) comentarão o filme sob diferentes abordagens e, claro, conversarão com alunos e alunas sobre suas leituras. Serão tratados, a princípio, os seguintes aspectos: a relação de tempo e espaço na narrativa do filme; a crise econômica de 2008 e suas consequências sociais, a partir do filme; a busca da imortalidade desde os alquimistas, até os cientistas que buscam controlar o envelhecimento do organismo; as questões éticas da busca da imortalidade de poucos em detrimento da curta vida de muitos.
Dia 29 de abril, quarta-feira, 9h
A PEÇA É A COISA: CONVERSANDO SOBRE SHAKESPEARE
Neste diálogo, Lauren Couto (Inglês), João Gabriel Priolli (História) e Iuri Pereira (Português) discutem uma das primeiras peças de William Shakespeare, Henrique VI (1591-1592), cujo enredo se baseia em episódios da Guerra dos cem anos, travada entre ingleses e franceses.
Dia 30 de abril, quinta-feira, 9h
A CURVA QUE NOS TRANCOU EM CASA: MATEMÁTICA APLICADA EM MODELOS E SIMULAÇÕES
Na pandemia da Covid-19, uma curva obtida a partir de simulações matemáticas para análise de evolução de epidemias se tornou amplamente conhecida e orientou a decisão de se implementarem medidas de isolamento social em todo o mundo. Nesta aula, Renata Nogueira (Física) e Ricardo Seerban (Matemática) abordarão alguns fundamentos a respeito de como são os modelos matemáticos que permitem prever as curvas de contágio e também discutirão alguns outros resultados que utilizam ferramentas similares.
Dia 30 de abril, quinta-feira, 11h
PÃODEMIA
É possível fazer o preparo durante a aula.
Portanto, quem tiver interesse, deve providenciar previamente os ingredientes.
Encontro (cada qual na sua casa, claro!) de historiadores do Colégio Equipe (Eliane Yambanis e João Gabriel Priolli) para juntos produzirem o Pãodemia, a receita mais politizada e deliciosa desta quarentena.
Bora fazer junto?
Segue a lista dos ingredientes:
23/04/2020
SEMANA ESPECIAL – 28 a 30 de abril / 2020
ENCONTROS, PARA ALÉM DA PANDEMIA
1ª a 3ª série
Alunos e alunas mais veteranos no Ensino Médio do Colégio Equipe já tiveram experiência conosco de momentos educacionais organizados a partir de questões oportunas a algumas reflexões.
Os educadores do Equipe consideram muito importante que seus conteúdos de ensino sejam ferramentas para leitura da realidade. E os estudantes têm avaliado positivamente experiências como essas. No ano passado, por exemplo, tivemos uma semana dedicada a entender melhor o que se passou em Brumadinho, com o rompimento da barragem em uma semana denominada “Da Lama ao Caos”.
Saudosos de situações de aulas interdisciplinares e desejosos de promover reflexões e práticas mobilizadas pela situação de pandemia e isolamento que estamos vivendo, os professores prepararam três dias de atividades, através das quais esperam possibilitar:
A Pandemia não é o tema, mas é também tema. Em nosso planejamento desses três dias, o foco são os Encontros, mesmo que mediados pela tecnologia.
Que eles possam, então, ser desfrutados por todos, educadores e estudantes, da 1ª a 3ª série.
Os links para a participação em cada uma das aulas abaixo apresentadas estarão disponíveis nos murais das salas de aula Google, a partir da próxima semana. Cada uma das aulas prevê a participação de todas as turmas, de 1ª a 3ª série.
Solicitamos que alunos e alunas com pendências na realização de atividades que deveriam ter sido entregues aproveitem o período de 28/04 a 03/05 para, além de participarem dessas aulas especiais, atualizarem a entrega de tudo o que ficou pendente até agora.
Segue a Programação da semana Encontros, para além da Pandemia.
Professores e Coordenação do Ensino Médio
SEMANA ESPECIAL – 28 a 30 de abril / 2020
ENCONTROS, PARA ALÉM DA PANDEMIA
PROGRAMAÇÃO
Dia 28 de abril, terça-feira, 9h
O PREÇO DA AMANHÃ
(É necessário que alunos e alunas tenham assistido ao filme – disponível no YouTube -, como solicitado em Boletim enviado em 17/04)
SINOPSE
Em 2169, as pessoas são geneticamente modificadas para parar de envelhecer aos 25 anos, quando começa uma contagem regressiva de um ano no antebraço. Quando chega a zero, a pessoa “expira” e morre instantaneamente. O tempo tornou-se assim a moeda universal, transferida diretamente entre as pessoas ou armazenada em “cápsulas do tempo”. Existem várias áreas importantes chamadas fusos horários em Ohio. Dayton é o mais pobre, um “gueto” industrial onde as pessoas raramente têm mais de 24 horas em seus relógios; em New Greenwich, as pessoas têm tempo suficiente para serem essencialmente imortais.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/In_Time
POR QUE TRABALHAR COM ESSE FILME?
Uma sociedade profundamente desigual, onde há a promessa de juventude e vida eterna para todos: essa é uma realidade desfrutada por poucos, em detrimento de muitos – parece familiar?
Mas o filme não é baixo astral. Ele mostra que se a lógica de acumular tempo na mão de poucos for mudada, distribuindo melhor o tempo e deixando a vida seguir seu curso, poderia haver uma sociedade diferente.
A AULA
Os professores Cecília Bergamin (Redação), Antônio Carlos de Carvalho (Geografia), Roosevelt K. Fujikawa (Química) e Marlito de Sousa Lima (Filosofia) comentarão o filme sob diferentes abordagens e, claro, conversarão com alunos e alunas sobre suas leituras. Serão tratados, a princípio, os seguintes aspectos: a relação de tempo e espaço na narrativa do filme; a crise econômica de 2008 e suas consequências sociais, a partir do filme; a busca da imortalidade desde os alquimistas, até os cientistas que buscam controlar o envelhecimento do organismo; as questões éticas da busca da imortalidade de poucos em detrimento da curta vida de muitos.
Dia 29 de abril, quarta-feira, 9h
A PEÇA É A COISA: CONVERSANDO SOBRE SHAKESPEARE
Neste diálogo, Lauren Couto (Inglês), João Gabriel Priolli (História) e Iuri Pereira (Português) discutem uma das primeiras peças de William Shakespeare, Henrique VI (1591-1592), cujo enredo se baseia em episódios da Guerra dos cem anos, travada entre ingleses e franceses.
Dia 30 de abril, quinta-feira, 9h
A CURVA QUE NOS TRANCOU EM CASA: MATEMÁTICA APLICADA EM MODELOS E SIMULAÇÕES
Na pandemia da Covid-19, uma curva obtida a partir de simulações matemáticas para análise de evolução de epidemias se tornou amplamente conhecida e orientou a decisão de se implementarem medidas de isolamento social em todo o mundo. Nesta aula, Renata Nogueira (Física) e Ricardo Seerban (Matemática) abordarão alguns fundamentos a respeito de como são os modelos matemáticos que permitem prever as curvas de contágio e também discutirão alguns outros resultados que utilizam ferramentas similares.
Dia 30 de abril, quinta-feira, 11h
PÃODEMIA
É possível fazer o preparo durante a aula.
Portanto, quem tiver interesse, deve providenciar previamente os ingredientes.
Encontro (cada qual na sua casa, claro!) de historiadores do Colégio Equipe (Eliane Yambanis e João Gabriel Priolli) para juntos produzirem o Pãodemia, a receita mais politizada e deliciosa desta quarentena.
Bora fazer junto?
Segue a lista dos ingredientes:
Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP
(11) 3662 - 6500
(11) 3579 - 9150
(11) 97374 – 8388
© Colégio Equipe - 2023