EM – 1ª a 3ª Série – Informes ao Final do 3º bimestre

07/10/2020

Caros pais e alunos do Ensino Médio,

Conforme colocado nos Boletins enviados em 18 e 31 de agosto, temos trabalhando na reorganização de projetos que são eixos em nosso currículo.

Como divulgamos, a 1ª série desenvolveu em setembro o projeto Para além da geladeira – Quais os custos do que se produz e se come? e a 2ª série organizou atividades do DIP – Dias de Informação Profissional, para todo o Ensino Médio. Agradecemos o compromisso e empenho de alunos, alunas e famílias na realização desses projetos, tornando-os construções de todos nós.

Na próxima semana a 2ª série terá atividades especiais do projeto O que se produz em Cubatão? – estudo de caso sobre industrialização, saúde e meio ambiente, desenvolvido pelas disciplinas de Química, Biologia, Filosofia, Geografia, História Geral, História do Brasil e Redação. As disciplinas vêm trabalhando conceitualmente de forma a instrumentalizar os alunos para este estudo, especialmente desde o início do segundo semestre. Nesta semana, foram programadas duas aulas com professores convidados: Saúde Ambiental no Estuário de Santos – São Vicente, com o médico pesquisador Dr. Luiz Alberto Pereira, e SUS – Nosso Sistema Único de Saúde, com a Profª. Ausonia Favorido Donato, nossa Diretora Pedagógica. As atividades especiais, de 13 a 15 de outubro, ocorrerão entre 8h e 13h, contanto nos três dias com convidados vinculados à Baixada Santista. É imprescindível a presença de cada um dos alunos, entrando na Sala Virtual às 7h50. A cada dia de atividade haverá plenária, com discussão em grupos e socialização na turma, sistemática de trabalho conhecida de equipanos em projetos. A monitoria será de alunos da 3ª série do Ensino Médio, que participaram do Curso de Formação de Monitores realizado em agosto. Foi criada uma Sala de Aula Google específica para o projeto, na qual está publicado o Roteiro, com objetivos do projeto, textos dos professores, cronograma de atividades e apresentação dos convidados. Sugerimos que alunos e alunas compartilhem esse material com seus pais, como costumavam fazer com seus roteiros “físicos”, para que as famílias possam acompanhar a proposta. Este projeto inclui o preparo individual de um Ensaio, gênero que no momento é trabalhado pelo curso de Redação. Ao final do ano letivo, o trabalho será socializado com familiares de alunos e alunas da 2ª série.

Dada a realização desse projeto, que pressupõe o acompanhamento dos professores das disciplinas, o horário de aulas entre os dias 13 e 15 de outubro foi adaptado para as três séries, podendo ser consultado pela agenda Google de cada aluno.

Como comunicado em 31 de agosto, o projeto Monumento a São Paulo do Século XXI também tem sido desenvolvido com a 2ª série. O cronograma das atividades está publicado na Sala de Aula Google da 2ª série, em um tópico interno com o nome deste projeto. Até o momento, as aulas realizadas foram: Monumento como discurso: Duque de Caxias / Ramos de Azevedo; Ouvindo música em aula – Música como percurso; Monumento / Documento / Mausoléu: Obelisco; Iconoclastia: Monumentos para o fundo do rio.

A 3ª série iniciou momentos de apresentação de monografias a professores convidados pelos alunos, como parte do processo de trabalho, visando a qualificar aspectos das pesquisas acompanhadas pelos respectivos orientadores. As já mencionadas visitas a universidades continuam, ampliando possibilidades de encontros, favorecidos pelo modo virtual. Na última semana, alunos e alunas receberam como convidada na aula de Redação a professora Áurea Rampazzo, corretora de redação de relevantes exames de acesso a universidades, para abordar aspectos específicos dessas provas e da forma como correções são realizadas.

Alunos e alunas da 3ª série – que quiserem – comparecerão presencialmente ao colégio, em pequenos grupos, em alguns dias previamente agendados das próximas semanas, seguindo protocolos de segurança trabalhados em aula, para iniciarem a pintura da parte interna do muro da frente do colégio. Pais e alunos da série receberam Boletim específico sobre essa atividade, definida pela turma junto à Orientação como um dos marcos de despedida a serem preservados.

No Boletim enviado em 31 de agosto, apresentamos a provável suspensão da #CadêoSuor?, pela pequena adesão de alunos a ela. A atividade foi interrompida por quatro semanas (16/09 a 07/10), incluindo nesse período as duas semanas nas quais não ocorreria, pelo compromisso da equipe de Educação Física com a Olimpíada do Ensino Fundamental II. Contudo, alunos que têm interesse pela atividade manifestaram-se pela continuidade e, então, retomaremos em 14/10, com a condução de um professor a cada encontro.

Conforme previsto em nosso calendário reformulado, nesta semana está sendo encerrado o 3º bimestre. Em breve serão enviados boletins com os conceitos obtidos pelos alunos e alunas, referentes ao trabalho deste período, e orientações sobre recuperação.

Desejamos a todos e todas, desde já, um ótimo quarto bimestre escolar.

Atenciosamente.

Coordenação do Ensino Médio

EM – 1ª a 3ª Série – Informes ao Final do 3º bimestre

07/10/2020

Caros pais e alunos do Ensino Médio,

Desejamos a todos e todas, desde já, um ótimo quarto bimestre escolar.

Atenciosamente.

Coordenação do Ensino Médio