EM – 1ª a 3ª Série – Encerramento do semestre – Férias – Retorno às aulas

29/06/2020

 

Encerramento do semestre

Férias

Retorno às aulas

 

Caros alunos, caras alunas, caras famílias,

Encerramos na quinta-feira um semestre muito atípico e muito intenso. Gostaríamos de agradecer a todos pelos esforços para que pudéssemos “juntos”, manter o trabalho escolar, mesmo cientes de que o formato em que foi realizado entre o final de março e o final de junho não é o que nosso projeto educacional se propõe a desenvolver. Contudo, o compromisso de professores e alunos possibilitou que nossas expectativas fossem superadas.

Conforme divulgado, nas últimas semanas ocorreu o projeto interdisciplinar interséries Pandemia e Isolamento – Horizontes Possíveis: O que mudou com a pandemia? O que deve permanecer?, no qual alunos e alunas estudaram diferentes temas, prepararam trabalhos e socializaram, discutindo coletivamente diversas questões. Foi especial oportunidade de aprendizados, trocas e interações – para estudantes e educadores. O debate O racismo que a gente não vê e o Sarau coordenado pelo Grêmio, organizados para reunirem todo o Ensino Médio no último dia de aulas, foram respectivamente momento de reflexão e necessários questionamentos, e de compartilhamento de talentos de alunos e alunas e conversas sobre eles.

Para favorecer a leitura, este Comunicado segue dividido em três tópicos:

  1. Encerramento do Semestre (trazendo algumas orientações aos alunos e trabalhos realizados que resgatarão um pouco do que foi trabalhado, além do que já pôde ser conhecido pelos Boletins para Finais de Semana, que utilizaram materiais e proposições dos professores para partilhar com as famílias e alunos de outras séries parte do que estava em andamento em alguns cursos).
  2. Férias (reunião de sugestões de professores, feitas especialmente considerando as férias passadas em casa).
  3. Retorno às aulas (informações para favorecer a organização prévia para a retomada das atividades).

 


 

Encerramento do Semestre

  • Pandemia e Isolamento – Horizontes Possíveis: O que mudou com a pandemia? O que deve permanecer? – Projeto interdisciplinar interséries

Os trabalhos realizados pelos alunos e alunas, acompanhados por professores de 13 disciplinas, foram reunidos em formato de e-book, que está sendo enviado através de um Boletim específico, no dia de hoje.

Os conceitos que expressam a avaliação do trabalho de cada um dos estudantes no projeto serão divulgados no retorno às aulas, através do Google Sala de Aula.

 

  • Projetos Eletivos

Projetos Sociais – Um dos principais objetivos dos projetos sociais é a atuação junto a pessoas que estejam em condições sociais diversas das que são vividas por nossos alunos e alunas. Outro é a construção coletiva de possibilidades para a atuação, com trocas e interações no grupo. Dessa forma, as condições impostas para o trabalho neste semestre trouxeram imenso desafio, pelo distanciamento físico das instituições nas quais os projetos atuam e pelo fato de a maioria dos estudantes participantes serem da 1ª série e estarem iniciando seus vínculos entre si.

Chá de Arte – A instituição na qual o projeto atua é o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus. O grupo de alunos e alunas, acompanhados pela educadora Marina Corazza Padovani, entendeu ser fundamental alcançar, de alguma forma, as crianças no hospital, através das brinquedistas de lá, inclusive pelas condições mais restritivas que a internação impõe frente à pandemia. As brinquedistas enviaram fotos de fantoches disponíveis no hospital, os participantes do projeto elaboraram esquetes, avaliaram, discutiram, ensaiaram, gravaram as histórias considerando os recursos e as enviaram às brinquedistas. O que foi feito pode ser conhecido aqui. Na última semana, as brinquedistas participaram do Encontro virtual do projeto, dando retorno sobre o que foi realizado e destacando o reconhecimento que estão recebendo no hospital pela atuação com as crianças, favorecida pela parceria com o Chá de Arte.

Ver o Mundo – O projeto, que atua no contexto de migração e refúgio, iniciou seus trabalhos no segundo semestre do ano passado na Escola Estadual Eduardo Prado, na qual 80% dos estudantes são migrantes. O calendário das escolas públicas na pandemia não correspondeu ao de escolas particulares (que também não tiveram calendários comuns) e o contato com estudantes e educadores da escola esteve inviabilizado. Neste projeto, todos os alunos e alunas são da 1ª série do Ensino Médio – muitos não se conheciam, todos estão em condição de reclusão, cumprindo o distanciamento social. O grupo, conduzido pelo educador Rogério Almeida, optou pela apresentação pessoal de algo com o que cada um se identificasse, pela posterior “junção de individualidades”, compondo e criando essa interação, preparando-se para outras interações em breve futuro. Assim, o vídeo Procura do Movimento, por exemplo, reúne o gosto por Drummond de uma aluna e poema de autoria de outro aluno. Os links conduzem a dois dos trabalhos realizados.

Treinos – Além de realizar jogos, treinamentos e preparação física, os times precisam manter seus vínculos, entre atletas e com seus respectivos treinadores. Nessa perspectiva, além de atividades postadas no Google Sala de Aula, foram realizados recentemente encontros dos times de todas as modalidades esportivas. O foco foram as trocas, a partir do que os treinadores haviam orientado como atividade e de outras propostas aplicadas. A partir do segundo semestre, os encontros contarão com a prática efetiva de atividade física, visando a que, quando for possível a retomada da prática coletiva, o condicionamento pessoal tenha sido preservado. Fica aqui o registro de uma das atividades realizadas por atletas do Futsal: Meu Jogo Inesquecível.

 

  • Cursos Temáticos Interséries

Os cursos temáticos interséries tiveram início neste ano, sendo escolha do Colégio Equipe no contexto das mudanças curriculares decorrentes da reforma do Ensino Médio. No decorrer do primeiro semestre, temáticas estudadas e atividades propostas por alguns deles foram conhecidas por referências nos Boletins semanais.

Revista Contrações: Laboratório de Redação, Edição e Publicação de Periódico

Este curso temático, conduzido pelo professor Iuri Pereira, teve como primeira atividade sobre o universo das formas gráficas a realização de fotografia de um objeto gráfico. Os trabalhos foram reunidos e podem ser apreciados na publicação Objetos Gráficos.

Outra produção do curso, os Calendários Semanais, que para o mês de julho têm como tema Cinema, estão acessíveis também no tópico Férias.

 

  •  Cursos

Antes de entrarem em férias, alguns professores fizeram postagens visando a favorecer a retomada dos cursos no segundo semestre. Outros professores realizaram indicações de livros e filmes, buscando justificar suas indicações e contribuir com escolhas dos alunos que ampliem seu repertório cultural (estão no tópico Férias).

Física – A professora registrou uma orientação para a realização de estudos durante as férias, para alunos que estiverem inseguros quanto a aprendizados.

História do Brasil – A professora postou um vídeo retomando conteúdos trabalhados no primeiro semestre, buscando realizar uma síntese e favorecer a identificação da necessidade de retomada do estudo de algum conteúdo pelos alunos.

Química – O professor postou indicações de leituras e filmes que se relacionam com o conteúdo da disciplina e são fontes para aprofundamento de estudos e ampliação de repertório cultural para alunos das três séries (constarão também do tópico Férias). Quando tomadas como formas de estudo e devidamente registradas para que possam ser compartilhadas com o professor, essas atividades também comporão, no próximo bimestre, a avaliação de alunos que as realizarem. Para alunos da 3ª série, foram postadas orientações e questões do ENEM e do vestibular da FUVEST, em arquivo específico para as férias (além do que já vinha sendo trabalhado ao longo do primeiro semestre).

História Geral – O professor postou para a 2ª série um texto de sua autoria e material que será disponibilizado para todos no tópico Férias, sobre Luiz Gama, que foi citado no debate O Racismo que a gente não vê. Serão disponibilizadas a todos também indicações feitas pelo professor à 1ª série, quando discutido O Monopólio da Violência pelo Estado. Os materiais das duas séries são referências para todos nas discussões dessa temática que permeia o currículo do Colégio Equipe.

Matemática – Atendendo aos pedidos de alguns alunos e alunas, de que pudessem praticar através de mais exercícios os conteúdos trabalhados no 1º semestre, o professor postou lista que não tem entrega obrigatória, mas sendo realizada mesmo por quem não a solicitou, certamente trará ganhos.

Português 2ª série – O trabalho apresentado na Reunião de Pais da 2ª série ainda não está disponível para acesso. Será organizada uma publicação no segundo semestre.

Entrega de Trabalhos Pendentes – Alunos que ainda estão entregando trabalhos / atividades devem lembrar que, como foram orientados, a entrega DEVE ser acompanhada de mensagem ao professor no espaço Comentário da respectiva atividade no Google Sala de Aula, comunicando que o trabalho está sendo entregue. De outra forma, não é possível que o professor fique sabendo que essa entrega foi realizada.

  • Sarau – Algumas das apresentações que fizeram parte do Sarau do Grêmio foram postadas na conta criada pelo Colégio Equipe no Instagram por solicitação dos alunos: Talentos Equipe (talentos_equipe). Segue o endereço para quem tiver interesse.

Alunas e alunos participantes do Grêmio Pão de Milho prepararam uma homenagem aos educadores de dentro e de fora de sala de aula e aos seus colegas. Foi um momento muito especial e uma forma carinhosa de encerrarmos as atividades do semestre. Segue no link.

 


 

Férias

As férias de professores e alunos tiveram início em 26 de junho. A coordenação entrará em férias e retornará em 20 de julho.

As aulas serão retomadas em 28 de julho, conforme calendário escolar e confirmação dele previamente realizada.

Considerando o período de férias com convivência e circulação restritas, os professores registraram indicações, para ler e para assistir. Nossos agradecimentos aos professores Iuri Pereira e Moira Toledo, que compilaram as sugestões, acompanhadas de comentários que as justificam.

Como mencionado acima, o professor de Química, Roosevelt K. Fujikawa, publicou na Sala de Aula do Google uma lista de sugestões de textos/livros e de vídeos/filmes. Segue aqui para que possa ser acessada por todos.

Também para acesso de alunos de todas as séries e seus familiares, seguem sugestões de materiais referentes à discussão sobre O Monopólio da Violência pelo Estado, o texto Espaços de Memória e de Apagamento, com referências a Luiz Gama. A compilação dos materiais e a autoria do texto são do professor de História Geral, João Gabriel Priolli.

Sugerimos que todos imprimam os Calendários Semanais, para conhecerem os trabalhos dos alunos do curso Revista Contrações: Laboratório de Redação, Edição e Publicação de Periódico, utilizando-os para planejar o aproveitamento de tantas indicações. O tema do mês de julho no calendário é Cinema…

 


 

Retorno às aulas

As aulas serão retomadas no dia 28 de julho, terça-feira. Todas as turmas terão as aulas iniciando às 9h.

Os pais interessados em participar da elaboração do protocolo de segurança do Colégio Equipe para a volta às aulas presenciais em setembro devem enviar um e-mail para luciana@colegioequipe.g12.br.

Preparamos um horário de aulas considerando a experiência do primeiro semestre e as avaliações realizadas por alunos, famílias e educadores. Este horário deverá ser mantido enquanto só houver trabalho a distância. O horário preparado visa a manter sistemática de trabalho de todos os componentes curriculares e, portanto, contempla uma aula semanal de cada disciplina em cada série, projetos eletivos (projetos sociais e treinos) com atividades semanais, além de grupo de orientação de estudos com textos para alunos convocados (1ª série) e atividades de participação facultativa por alunos de todas as séries, como o grupo de estudos A Esfinge – Decifra-me ou Devoro-te (que estuda a relação com internet e redes sociais) e a atividade iniciada em junho #CADÊOSUOR?  (visando a que alunos e alunas possam realizar atividades físicas em mais um dia na semana).

A partir do 2º semestre, todas as aulas de Educação Física e todos os Treinos terão trabalho físico.

O horário de aulas da manhã incorporou uma atividade denominada Praticando e Esclarecendo Dúvidas, para as disciplinas de Matemática e Física, junto às turmas de 1ª e 2ª séries. O objetivo é que haja a possibilidade de um encontro a mais com os professores dessas disciplinas, para quem queira buscar ajuda, esclarecer dúvidas, ou ainda, solicitar mais desafios.

Obs. – A Orientação de Estudos com Texto (para alunos convocados da 1ª série) passará a ser iniciada às 15h30, para contemplar alunos participantes também do Projeto Social Ver o Mundo.

 

Condições para o trabalho escolar mediado por tecnologias, para todos os alunos e alunas do Ensino Médio do Colégio Equipe, a partir do 2º semestre

Considerando que o trabalho mediado por tecnologias deve se estender no segundo semestre e os aprendizados que tivemos na avaliação dessa prática ao longo do primeiro semestre, solicitamos que alunos, pais, mães, responsáveis busquem cuidar dessas condições, que se mostraram as mais adequadas para as aulas a distância.

1) Uso de equipamento com câmera e microfone para todas as aulas.

As câmeras deverão permanecer abertas durante toda a aula.

2) Uso de cadernos das respectivas disciplinas durante as aulas.

Portanto, o material deve ser previamente separado, assim como quaisquer outros materiais necessários ao trabalho de cada disciplina, como ocorre nas aulas presenciais. As aulas devem ser anotadas, com registro de data de cada uma.

3) Alunas e alunos devem assistir aulas sentados à mesa, em cadeiras.

4) Todos precisam ser pontuais, o que implica que equipamentos sejam ligados e salas virtuais acessadas com antecedência.

5) Alunos e alunas devem permanecer acompanhando todas as aulas integralmente, até que sejam encerradas.

6) As aulas de Educação Física e os Treinos devem ser acompanhados com uso de celular. Alunas e alunos devem buscar local mais amplo que for possível no espaço doméstico e devem trajar roupas adequadas às atividades físicas.

7) É recomendável que todos participem da atividade #CADÊOSUOR?, de forma a garantir atividade física no mínimo 2 a 3 vezes na semana.

Esta atividade foi iniciada em junho, após pais terem informado que muitos jovens não estavam realizando atividades físicas.

 

Desejamos que alunos, alunas e todas as famílias possam descansar, que todos e todas continuem se cuidando muito bem e que retornem com força e fôlego!

Nossos abraços.

Atenciosamente.

 

Coordenação do Ensino Médio

EM – 1ª a 3ª Série – Encerramento do semestre – Férias – Retorno às aulas

29/06/2020

 

Encerramento do semestre

Férias

Retorno às aulas

 

Caros alunos, caras alunas, caras famílias,

Encerramos na quinta-feira um semestre muito atípico e muito intenso. Gostaríamos de agradecer a todos pelos esforços para que pudéssemos “juntos”, manter o trabalho escolar, mesmo cientes de que o formato em que foi realizado entre o final de março e o final de junho não é o que nosso projeto educacional se propõe a desenvolver. Contudo, o compromisso de professores e alunos possibilitou que nossas expectativas fossem superadas.

Conforme divulgado, nas últimas semanas ocorreu o projeto interdisciplinar interséries Pandemia e Isolamento – Horizontes Possíveis: O que mudou com a pandemia? O que deve permanecer?, no qual alunos e alunas estudaram diferentes temas, prepararam trabalhos e socializaram, discutindo coletivamente diversas questões. Foi especial oportunidade de aprendizados, trocas e interações – para estudantes e educadores. O debate O racismo que a gente não vê e o Sarau coordenado pelo Grêmio, organizados para reunirem todo o Ensino Médio no último dia de aulas, foram respectivamente momento de reflexão e necessários questionamentos, e de compartilhamento de talentos de alunos e alunas e conversas sobre eles.

Para favorecer a leitura, este Comunicado segue dividido em três tópicos:

  1. Encerramento do Semestre (trazendo algumas orientações aos alunos e trabalhos realizados que resgatarão um pouco do que foi trabalhado, além do que já pôde ser conhecido pelos Boletins para Finais de Semana, que utilizaram materiais e proposições dos professores para partilhar com as famílias e alunos de outras séries parte do que estava em andamento em alguns cursos).
  2. Férias (reunião de sugestões de professores, feitas especialmente considerando as férias passadas em casa).
  3. Retorno às aulas (informações para favorecer a organização prévia para a retomada das atividades).

 


 

Encerramento do Semestre

  • Pandemia e Isolamento – Horizontes Possíveis: O que mudou com a pandemia? O que deve permanecer? – Projeto interdisciplinar interséries

Os trabalhos realizados pelos alunos e alunas, acompanhados por professores de 13 disciplinas, foram reunidos em formato de e-book, que está sendo enviado através de um Boletim específico, no dia de hoje.

Os conceitos que expressam a avaliação do trabalho de cada um dos estudantes no projeto serão divulgados no retorno às aulas, através do Google Sala de Aula.

 

  • Projetos Eletivos

Projetos Sociais – Um dos principais objetivos dos projetos sociais é a atuação junto a pessoas que estejam em condições sociais diversas das que são vividas por nossos alunos e alunas. Outro é a construção coletiva de possibilidades para a atuação, com trocas e interações no grupo. Dessa forma, as condições impostas para o trabalho neste semestre trouxeram imenso desafio, pelo distanciamento físico das instituições nas quais os projetos atuam e pelo fato de a maioria dos estudantes participantes serem da 1ª série e estarem iniciando seus vínculos entre si.

Chá de Arte – A instituição na qual o projeto atua é o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus. O grupo de alunos e alunas, acompanhados pela educadora Marina Corazza Padovani, entendeu ser fundamental alcançar, de alguma forma, as crianças no hospital, através das brinquedistas de lá, inclusive pelas condições mais restritivas que a internação impõe frente à pandemia. As brinquedistas enviaram fotos de fantoches disponíveis no hospital, os participantes do projeto elaboraram esquetes, avaliaram, discutiram, ensaiaram, gravaram as histórias considerando os recursos e as enviaram às brinquedistas. O que foi feito pode ser conhecido aqui. Na última semana, as brinquedistas participaram do Encontro virtual do projeto, dando retorno sobre o que foi realizado e destacando o reconhecimento que estão recebendo no hospital pela atuação com as crianças, favorecida pela parceria com o Chá de Arte.

Ver o Mundo – O projeto, que atua no contexto de migração e refúgio, iniciou seus trabalhos no segundo semestre do ano passado na Escola Estadual Eduardo Prado, na qual 80% dos estudantes são migrantes. O calendário das escolas públicas na pandemia não correspondeu ao de escolas particulares (que também não tiveram calendários comuns) e o contato com estudantes e educadores da escola esteve inviabilizado. Neste projeto, todos os alunos e alunas são da 1ª série do Ensino Médio – muitos não se conheciam, todos estão em condição de reclusão, cumprindo o distanciamento social. O grupo, conduzido pelo educador Rogério Almeida, optou pela apresentação pessoal de algo com o que cada um se identificasse, pela posterior “junção de individualidades”, compondo e criando essa interação, preparando-se para outras interações em breve futuro. Assim, o vídeo Procura do Movimento, por exemplo, reúne o gosto por Drummond de uma aluna e poema de autoria de outro aluno. Os links conduzem a dois dos trabalhos realizados.

Treinos – Além de realizar jogos, treinamentos e preparação física, os times precisam manter seus vínculos, entre atletas e com seus respectivos treinadores. Nessa perspectiva, além de atividades postadas no Google Sala de Aula, foram realizados recentemente encontros dos times de todas as modalidades esportivas. O foco foram as trocas, a partir do que os treinadores haviam orientado como atividade e de outras propostas aplicadas. A partir do segundo semestre, os encontros contarão com a prática efetiva de atividade física, visando a que, quando for possível a retomada da prática coletiva, o condicionamento pessoal tenha sido preservado. Fica aqui o registro de uma das atividades realizadas por atletas do Futsal: Meu Jogo Inesquecível.

 

  • Cursos Temáticos Interséries

Os cursos temáticos interséries tiveram início neste ano, sendo escolha do Colégio Equipe no contexto das mudanças curriculares decorrentes da reforma do Ensino Médio. No decorrer do primeiro semestre, temáticas estudadas e atividades propostas por alguns deles foram conhecidas por referências nos Boletins semanais.

Revista Contrações: Laboratório de Redação, Edição e Publicação de Periódico

Este curso temático, conduzido pelo professor Iuri Pereira, teve como primeira atividade sobre o universo das formas gráficas a realização de fotografia de um objeto gráfico. Os trabalhos foram reunidos e podem ser apreciados na publicação Objetos Gráficos.

Outra produção do curso, os Calendários Semanais, que para o mês de julho têm como tema Cinema, estão acessíveis também no tópico Férias.

 

  •  Cursos

Antes de entrarem em férias, alguns professores fizeram postagens visando a favorecer a retomada dos cursos no segundo semestre. Outros professores realizaram indicações de livros e filmes, buscando justificar suas indicações e contribuir com escolhas dos alunos que ampliem seu repertório cultural (estão no tópico Férias).

Física – A professora registrou uma orientação para a realização de estudos durante as férias, para alunos que estiverem inseguros quanto a aprendizados.

História do Brasil – A professora postou um vídeo retomando conteúdos trabalhados no primeiro semestre, buscando realizar uma síntese e favorecer a identificação da necessidade de retomada do estudo de algum conteúdo pelos alunos.

Química – O professor postou indicações de leituras e filmes que se relacionam com o conteúdo da disciplina e são fontes para aprofundamento de estudos e ampliação de repertório cultural para alunos das três séries (constarão também do tópico Férias). Quando tomadas como formas de estudo e devidamente registradas para que possam ser compartilhadas com o professor, essas atividades também comporão, no próximo bimestre, a avaliação de alunos que as realizarem. Para alunos da 3ª série, foram postadas orientações e questões do ENEM e do vestibular da FUVEST, em arquivo específico para as férias (além do que já vinha sendo trabalhado ao longo do primeiro semestre).

História Geral – O professor postou para a 2ª série um texto de sua autoria e material que será disponibilizado para todos no tópico Férias, sobre Luiz Gama, que foi citado no debate O Racismo que a gente não vê. Serão disponibilizadas a todos também indicações feitas pelo professor à 1ª série, quando discutido O Monopólio da Violência pelo Estado. Os materiais das duas séries são referências para todos nas discussões dessa temática que permeia o currículo do Colégio Equipe.

Matemática – Atendendo aos pedidos de alguns alunos e alunas, de que pudessem praticar através de mais exercícios os conteúdos trabalhados no 1º semestre, o professor postou lista que não tem entrega obrigatória, mas sendo realizada mesmo por quem não a solicitou, certamente trará ganhos.

Português 2ª série – O trabalho apresentado na Reunião de Pais da 2ª série ainda não está disponível para acesso. Será organizada uma publicação no segundo semestre.

Entrega de Trabalhos Pendentes – Alunos que ainda estão entregando trabalhos / atividades devem lembrar que, como foram orientados, a entrega DEVE ser acompanhada de mensagem ao professor no espaço Comentário da respectiva atividade no Google Sala de Aula, comunicando que o trabalho está sendo entregue. De outra forma, não é possível que o professor fique sabendo que essa entrega foi realizada.

  • Sarau – Algumas das apresentações que fizeram parte do Sarau do Grêmio foram postadas na conta criada pelo Colégio Equipe no Instagram por solicitação dos alunos: Talentos Equipe (talentos_equipe). Segue o endereço para quem tiver interesse.

Alunas e alunos participantes do Grêmio Pão de Milho prepararam uma homenagem aos educadores de dentro e de fora de sala de aula e aos seus colegas. Foi um momento muito especial e uma forma carinhosa de encerrarmos as atividades do semestre. Segue no link.

 


 

Férias

As férias de professores e alunos tiveram início em 26 de junho. A coordenação entrará em férias e retornará em 20 de julho.

As aulas serão retomadas em 28 de julho, conforme calendário escolar e confirmação dele previamente realizada.

Considerando o período de férias com convivência e circulação restritas, os professores registraram indicações, para ler e para assistir. Nossos agradecimentos aos professores Iuri Pereira e Moira Toledo, que compilaram as sugestões, acompanhadas de comentários que as justificam.

Como mencionado acima, o professor de Química, Roosevelt K. Fujikawa, publicou na Sala de Aula do Google uma lista de sugestões de textos/livros e de vídeos/filmes. Segue aqui para que possa ser acessada por todos.

Também para acesso de alunos de todas as séries e seus familiares, seguem sugestões de materiais referentes à discussão sobre O Monopólio da Violência pelo Estado, o texto Espaços de Memória e de Apagamento, com referências a Luiz Gama. A compilação dos materiais e a autoria do texto são do professor de História Geral, João Gabriel Priolli.

Sugerimos que todos imprimam os Calendários Semanais, para conhecerem os trabalhos dos alunos do curso Revista Contrações: Laboratório de Redação, Edição e Publicação de Periódico, utilizando-os para planejar o aproveitamento de tantas indicações. O tema do mês de julho no calendário é Cinema…

 


 

Retorno às aulas

As aulas serão retomadas no dia 28 de julho, terça-feira. Todas as turmas terão as aulas iniciando às 9h.

Os pais interessados em participar da elaboração do protocolo de segurança do Colégio Equipe para a volta às aulas presenciais em setembro devem enviar um e-mail para luciana@colegioequipe.g12.br.

Preparamos um horário de aulas considerando a experiência do primeiro semestre e as avaliações realizadas por alunos, famílias e educadores. Este horário deverá ser mantido enquanto só houver trabalho a distância. O horário preparado visa a manter sistemática de trabalho de todos os componentes curriculares e, portanto, contempla uma aula semanal de cada disciplina em cada série, projetos eletivos (projetos sociais e treinos) com atividades semanais, além de grupo de orientação de estudos com textos para alunos convocados (1ª série) e atividades de participação facultativa por alunos de todas as séries, como o grupo de estudos A Esfinge – Decifra-me ou Devoro-te (que estuda a relação com internet e redes sociais) e a atividade iniciada em junho #CADÊOSUOR?  (visando a que alunos e alunas possam realizar atividades físicas em mais um dia na semana).

A partir do 2º semestre, todas as aulas de Educação Física e todos os Treinos terão trabalho físico.

O horário de aulas da manhã incorporou uma atividade denominada Praticando e Esclarecendo Dúvidas, para as disciplinas de Matemática e Física, junto às turmas de 1ª e 2ª séries. O objetivo é que haja a possibilidade de um encontro a mais com os professores dessas disciplinas, para quem queira buscar ajuda, esclarecer dúvidas, ou ainda, solicitar mais desafios.

Obs. – A Orientação de Estudos com Texto (para alunos convocados da 1ª série) passará a ser iniciada às 15h30, para contemplar alunos participantes também do Projeto Social Ver o Mundo.

 

Condições para o trabalho escolar mediado por tecnologias, para todos os alunos e alunas do Ensino Médio do Colégio Equipe, a partir do 2º semestre

Considerando que o trabalho mediado por tecnologias deve se estender no segundo semestre e os aprendizados que tivemos na avaliação dessa prática ao longo do primeiro semestre, solicitamos que alunos, pais, mães, responsáveis busquem cuidar dessas condições, que se mostraram as mais adequadas para as aulas a distância.

1) Uso de equipamento com câmera e microfone para todas as aulas.

As câmeras deverão permanecer abertas durante toda a aula.

2) Uso de cadernos das respectivas disciplinas durante as aulas.

Portanto, o material deve ser previamente separado, assim como quaisquer outros materiais necessários ao trabalho de cada disciplina, como ocorre nas aulas presenciais. As aulas devem ser anotadas, com registro de data de cada uma.

3) Alunas e alunos devem assistir aulas sentados à mesa, em cadeiras.

4) Todos precisam ser pontuais, o que implica que equipamentos sejam ligados e salas virtuais acessadas com antecedência.

5) Alunos e alunas devem permanecer acompanhando todas as aulas integralmente, até que sejam encerradas.

6) As aulas de Educação Física e os Treinos devem ser acompanhados com uso de celular. Alunas e alunos devem buscar local mais amplo que for possível no espaço doméstico e devem trajar roupas adequadas às atividades físicas.

7) É recomendável que todos participem da atividade #CADÊOSUOR?, de forma a garantir atividade física no mínimo 2 a 3 vezes na semana.

Esta atividade foi iniciada em junho, após pais terem informado que muitos jovens não estavam realizando atividades físicas.

 

Desejamos que alunos, alunas e todas as famílias possam descansar, que todos e todas continuem se cuidando muito bem e que retornem com força e fôlego!

Nossos abraços.

Atenciosamente.

 

Coordenação do Ensino Médio

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024