EI e EF I – GI a 5º Ano – Tabulação da pesquisa orientação de estudos

05/05/2020

Caras famílias de GI a 5º ano,

Queremos partilhar com vocês, nesse momento, a tabulação da pesquisa rápida que realizamos sobre orientação de estudos, para que se necessário nos ajudem a conhecer outros aspectos da realidade deste momento.

Em breve enviaremos notícias sobre algumas novidades deste período e uma nova proposta para seguirmos aprimorando e facilitando nossa organização e comunicação.

Pesquisa Rápida sobre Orientação de Estudos

Em boletim enviado no dia 2 de abril, partilhamos o fato de que contemplar a heterogeneidade dos grupos é um desafio maior neste momento, e a nossa preocupação de estabelecer um ritmo médio para cada série, sabendo que seria lento para alguns e acelerado para outros. Convidamos então as famílias a nos enviarem um relato de como estava sendo essa experiência de realização das propostas escolares no contexto das outras demandas, interesses ou limites presentes em cada grupo familiar.

Como obtivemos poucos retornos, e avaliamos que as famílias que nos procuravam manifestavam prioritariamente as dificuldades deste momento, em boletim enviado no dia 15 de abril solicitamos que vocês preenchessem uma pesquisa rápida sobre orientação de estudos, buscando obter um quadro mais representativo deste momento, que pudesse nos dar parâmetros para eventuais necessidades de readequação de nosso planejamento.

Querendo que mais famílias se dispusessem a responder, priorizamos conhecer sua percepção em relação às orientações de estudo propostas considerando três aspectos: adequação do ritmo e do volume das propostas; autonomia para a realização; e colaboração das propostas para a manutenção do vínculo com o estudo e a aprendizagem.

Seguem os dados das respostas de 102 famílias (50 % das famílias de EI e EF I), obtidas entre o dia 15 e o dia 21 de abril.

Na sua avaliação, o volume e o ritmo das atividades propostas nesse período está:

Seu(ua) filho(a), de maneira geral:

Você considera que as atividades propostas:

Registre, se quiser, seus comentários e observações sobre o estudo de seu(ua) filho(a) nesse período:

Das 102 famílias, 77 famílias fizeram comentários. Em alguns deles, nos forneceram mais detalhes sobre as questões anteriores, e em outros abordaram os seguintes aspectos:

Onze famílias afirmaram que as videoconferências colaboram para a manutenção do vínculo com a escola e as aprendizagens e quatro famílias falaram das dificuldades de seus filhos com esses encontros. Dentre as sugestões, 17 tinham relação com solicitação de mais encontros ou formas diferenciadas de encontros por videoconferência.

Comentários

Os resultados desta pesquisa, embora saibamos que não refletem a complexidade dos aspectos que devemos considerar no atual contexto, nem a situação de todas as famílias, nos mostram, no recorte priorizado, uma realidade semelhante à que esperávamos encontrar.

Dada a heterogeneidade dos grupos na escola, esperávamos que o ritmo e o volume de atividades propostos fosse adequado para a maioria das crianças, mas não para todas; que as crianças tivessem menos autonomia em casa do que conseguem ter na escola; e que nosso esforço de manter a proximidade possível colaborasse, de forma geral, para a manutenção dos vínculos conosco e com a aprendizagem.

Ouvimos cada crítica presente na pesquisa, enviada por e-mail ou comunicada em conversas por telefone ou videoconferência, e estamos considerando todas as sugestões em nosso planejamento, embora tenhamos clareza de que não poderemos atender a todas as expectativas das famílias, até porque são diferentes entre si. Temos feito e refeito escolhas, considerando simultaneamente os nossos objetivos, que partilhamos no último boletim; as expectativas, necessidades e disponibilidade que as famílias nos comunicam; e as nossas possibilidades.

Havíamos conversado mais com famílias que estavam encontrando dificuldades diversas com as videoconferências, desde a resistência das crianças até a disponibilidade de aparelhos, e é importante esclarecer que nos é muito doloroso que um único aluno fique de fora de um encontro. Marcamos alguns encontros individuais, trocamos horários, e aos poucos, de acordo com a avaliação de cada encontro por professores e orientação, estamos agendando mais videoconferências e novas modalidades de agrupamentos.

Gostaríamos de reiterar que, no intuito de conhecer opiniões, sugestões e críticas de todas as famílias, além dos e-mails de cada grupo, estamos disponíveis para conversas por telefone ou videoconferência, que podem ser agendadas pelo e-mail da orientação (orientacao.ei.ef1@colegioequipe.g12.br).

Desejamos contar com a proximidade de vocês para seguir juntos nesse momento tão desafiador.

Um abraço, com nossa sincera consideração,

Adriana Mangabeira, Ana Cristina Marotto, Flávio Cidade, Joana Elkis, Leonardo Golodne, Rita de Oliveira e Sheila Valezi
Equipe de Orientação de EI e EF I

EI e EF I – GI a 5º Ano – Tabulação da pesquisa orientação de estudos