EFI – 1º Ano Tarde – Convite de encontro

04/02/2020

Queridas famílias,

Tendo em vista que recebemos um grupo grande de fora do Equipe (sendo a maioria da Jacarandá), gostaríamos, a partir da sugestão de uma família, de convidar vocês para um encontro na escola.

Nossa proposta é que venham participar de um parque conosco na próxima 6ª feira, dia 07 de fevereiro, a partir das 17h15. O horário de saída é às 17h30, mas nossa ideia é que vocês cheguem antes e esse parque se estenda ao longo do horário de plantão, entre 17h30 e 18h – já que é um momento em que vários alunos ficam aguardando os irmãos de 2º a 5º ano que têm aula até 17h55, e esse horário estendido talvez possibilite que mais famílias possam chegar à escola para participar do encontro.

A integração entre as crianças é a tônica do trabalho deste início de ano. Além das atividades internas que promovemos, para que elas se conheçam, se aproximem e estabeleçam maior vínculo em diferentes agrupamentos, avaliamos que seria interessante que vocês, pais, pudessem vir conviver um pouco entre vocês e com as crianças. Isso serviria não só para conhecer os novos colegas, mas também para se aproximar das crianças como um coletivo que também têm um interesse comum: o de promover conosco a criação de um grupo que se constitua como lugar de pertencimento para que cada uma possa se desenvolver e aprender. Nosso objetivo, portanto, é que vocês venham brincar no parque com as crianças e nos ajudem a cuidar para que elas se misturem e se divirtam juntas. Conversaremos sobre isso com elas, e vocês podem conversar em casa também. As crianças podem apresentar a vocês os novos colegas, ou perguntar novamente o nome de quem ainda não sabem, e então contar sobre o que gostam e combinar do que vão brincar .

Sabemos que nem sempre a rotina permite que o pai ou a mãe venham buscar na escola e fiquem até às 18h, então sugerimos que, se possível, outro familiar ou responsável venha neste horário. Se isso não for possível, pedimos que conversem com seu filho ou filha para que saibam que haverá outras oportunidades de encontro ao longo do ano e para que se sintam à vontade para brincar no parque neste momento, e que vocês anotem essa informação na agenda para que possamos conversar também na escola com todas as crianças. As professoras estarão presentes nesta atividade, bem como a coordenação, cuidando para que todos estejam participando e interagindo.

Às 18h, pedimos a colaboração de todos para que nos acompanhem até a sala de aula, peguem as mochilas e desçam conosco pelo corredor interno do hall da Secretaria, pois nesse horário muitos alunos de 2º a 5º ano estarão no plantão próximo ao portão de entrada, o que dificultaria nossa passagem e poderia prejudicar a segurança e a agilidade no deslocamento dos alunos para irem embora com suas famílias.

Esperamos que vocês consigam se organizar para participar e se divirtam com as crianças na escola! Nos colocamos à disposição para qualquer necessidade.

Joana Elkis
Orientação de 1º ano