EFII – Recomendações para período de afastamento das aulas

18/03/2020

Queridos alunos e queridas alunas do EFII,

Não é preciso dizer que nós, educadores do Colégio Equipe, gostamos de escola. Do contrário, não estaríamos aqui todos os dias nesse ambiente. Gostamos dos encontros com vocês, do calor da sala de aula, das conversas coletivas, dos trabalhos em grupo, das conversas pessoais e com as famílias de vocês.

No Equipe, como em outras escolas, a relação é entendida como parte da Educação que nos propomos a conduzir (isso é uma redundância, como vários de vocês também sabem). Esse momento totalmente inusitado que estamos vivendo nos coloca o desafio de não deixar que o processo de formação seja interrompido, mas que seja feito de uma forma que certamente não é a que planejamos, ou seja, à distância.

Sabemos que a convivência que temos na escola não será substituída, mas neste momento teremos que nos adaptar a essa modalidade de trabalho, atendendo parcialmente a nossos objetivos.

A Coordenação (que inclui Direção e Orientação) está buscando, junto aos professores, planejar o que for possível, para que não deixem de estudar, aprender, praticar.

Gostaríamos de alertá-los quanto a alguns aspectos que podem ser importantes nessa quebra do cotidiano:

1) Rotinas são úteis. Para muitas pessoas, são fundamentais à organização. Por isso, recomendamos que busquem manter horários fixos de estudo. Alguns podem preferir o período da manhã para estudar, outros podem ter maior concentração à tarde. O importante é reservar um horário especialmente para as tarefas escolares. A depender do que os professores puderem fazer, é possível que alguns horários sejam definidos por eles. Mas sobre isso, teremos que aguardar.

2) Horários de sono e de alimentação, incluindo as pausas para lanche, são importantes como parte da rotina e do cuidado com a saúde. Se perceberem que necessitam, peçam ajuda a quem na sua casa for responsável pelo abastecimento de geladeira e despensa.

3) O tempo maior em casa pode criar outros aprendizados. Nos momentos em que não estiverem estudando, descobrir possibilidades de criação na cozinha, com materiais de desenho, tecidos, com materiais que produzem som pode também ser interessante.

4) O tempo maior em casa pode também aproximá-los de pessoas para as quais vocês não têm como dedicar tanto cuidado no dia a dia. Claro, não dá pra sair fazendo visitas! Mas para quem tem avós, que estarão confinados a seus lares, isso não será apenas uma oportunidade, mas deve se constituir como tarefa. Muitos avós precisarão de atenção e de distração. Muitos de vocês não têm mais o hábito de fazer ligações telefônicas, mas elas poderão ser ótimas para avós, e mais que uma vez ao dia.

5) Irmãos, especialmente os mais novos, poderão se sentir aprisionados. Além do horário de estudo e de dedicação a avós, brincar com os mais novos, ler para eles (e com eles), cozinhar, desenhar, cantar, tocar juntos – além de ser uma oportunidade, pode ser uma necessidade na dinâmica familiar.

6) Além de seus pais, avós, irmãos, com quem partilharão e conviverão mais que o habitual, obviamente vocês manterão contato entre vocês, o que também é muito bom, MAS, no momento precisa acontecer à distância, infelizmente. É mesmo estranho o exercício do afeto ser obrigatoriamente com distanciamento físico, mas essa é uma responsabilidade social e ética agora. Vocês têm acesso às informações, têm interlocutores, têm discernimento e, portanto, devem compor os esforços coletivos.

7) E vamos lembrar que estudar não é apenas fazer o que os professores solicitaram. Vocês já sabem que não entendemos estudo dessa forma, mesmo quando tudo está ocorrendo como previsto. Então, aproveitem para ler livros, assistir a filmes e escutar músicas sobre os assuntos que estão estudando, ampliando o seu e o nosso repertório.

8) Importante não esquecerem que ter alguma atividade física é fundamental. Certamente os aquecimentos das aulas de Educação Física podem ser retomados diariamente. Este é outro aspecto que, entrando na rotina com horário definido, pode ser cumprido e fará boa diferença no cotidiano. Sabemos que muitos lamentarão não fazer a corrida nas aulas de E.F., mas como já foi dito, não dará para ter tudo…

Perderemos muito, sabemos, mas vamos descobrir, quando retomarmos nossa rotina (isso não será para sempre, ufa!), o que ganhamos. Espero que tenhamos coisas boas a nos contar.

Nós da orientação encontraremos alguma forma de estar a postos para quem queira conversar um pouco, perguntar algo, enfim…

Desejamos que seja breve esse tempo em que ficaremos fisicamente longe.

Saibam que vocês estarão em nossos corações e mentes.

Com carinho,

 

Ana Tanis e Ricardo Mesquita (emprestando o belo texto da Orientadora do ensino Médio, Graça Maria)
Orientação do Ensino Fundamental II

EFII – Recomendações para período de afastamento das aulas

18/03/2020

Queridos alunos e queridas alunas do EFII,

Não é preciso dizer que nós, educadores do Colégio Equipe, gostamos de escola. Do contrário, não estaríamos aqui todos os dias nesse ambiente. Gostamos dos encontros com vocês, do calor da sala de aula, das conversas coletivas, dos trabalhos em grupo, das conversas pessoais e com as famílias de vocês.

No Equipe, como em outras escolas, a relação é entendida como parte da Educação que nos propomos a conduzir (isso é uma redundância, como vários de vocês também sabem). Esse momento totalmente inusitado que estamos vivendo nos coloca o desafio de não deixar que o processo de formação seja interrompido, mas que seja feito de uma forma que certamente não é a que planejamos, ou seja, à distância.

Sabemos que a convivência que temos na escola não será substituída, mas neste momento teremos que nos adaptar a essa modalidade de trabalho, atendendo parcialmente a nossos objetivos.

A Coordenação (que inclui Direção e Orientação) está buscando, junto aos professores, planejar o que for possível, para que não deixem de estudar, aprender, praticar.

Gostaríamos de alertá-los quanto a alguns aspectos que podem ser importantes nessa quebra do cotidiano:

1) Rotinas são úteis. Para muitas pessoas, são fundamentais à organização. Por isso, recomendamos que busquem manter horários fixos de estudo. Alguns podem preferir o período da manhã para estudar, outros podem ter maior concentração à tarde. O importante é reservar um horário especialmente para as tarefas escolares. A depender do que os professores puderem fazer, é possível que alguns horários sejam definidos por eles. Mas sobre isso, teremos que aguardar.

2) Horários de sono e de alimentação, incluindo as pausas para lanche, são importantes como parte da rotina e do cuidado com a saúde. Se perceberem que necessitam, peçam ajuda a quem na sua casa for responsável pelo abastecimento de geladeira e despensa.

3) O tempo maior em casa pode criar outros aprendizados. Nos momentos em que não estiverem estudando, descobrir possibilidades de criação na cozinha, com materiais de desenho, tecidos, com materiais que produzem som pode também ser interessante.

4) O tempo maior em casa pode também aproximá-los de pessoas para as quais vocês não têm como dedicar tanto cuidado no dia a dia. Claro, não dá pra sair fazendo visitas! Mas para quem tem avós, que estarão confinados a seus lares, isso não será apenas uma oportunidade, mas deve se constituir como tarefa. Muitos avós precisarão de atenção e de distração. Muitos de vocês não têm mais o hábito de fazer ligações telefônicas, mas elas poderão ser ótimas para avós, e mais que uma vez ao dia.

5) Irmãos, especialmente os mais novos, poderão se sentir aprisionados. Além do horário de estudo e de dedicação a avós, brincar com os mais novos, ler para eles (e com eles), cozinhar, desenhar, cantar, tocar juntos – além de ser uma oportunidade, pode ser uma necessidade na dinâmica familiar.

6) Além de seus pais, avós, irmãos, com quem partilharão e conviverão mais que o habitual, obviamente vocês manterão contato entre vocês, o que também é muito bom, MAS, no momento precisa acontecer à distância, infelizmente. É mesmo estranho o exercício do afeto ser obrigatoriamente com distanciamento físico, mas essa é uma responsabilidade social e ética agora. Vocês têm acesso às informações, têm interlocutores, têm discernimento e, portanto, devem compor os esforços coletivos.

7) E vamos lembrar que estudar não é apenas fazer o que os professores solicitaram. Vocês já sabem que não entendemos estudo dessa forma, mesmo quando tudo está ocorrendo como previsto. Então, aproveitem para ler livros, assistir a filmes e escutar músicas sobre os assuntos que estão estudando, ampliando o seu e o nosso repertório.

8) Importante não esquecerem que ter alguma atividade física é fundamental. Certamente os aquecimentos das aulas de Educação Física podem ser retomados diariamente. Este é outro aspecto que, entrando na rotina com horário definido, pode ser cumprido e fará boa diferença no cotidiano. Sabemos que muitos lamentarão não fazer a corrida nas aulas de E.F., mas como já foi dito, não dará para ter tudo…

Perderemos muito, sabemos, mas vamos descobrir, quando retomarmos nossa rotina (isso não será para sempre, ufa!), o que ganhamos. Espero que tenhamos coisas boas a nos contar.

Nós da orientação encontraremos alguma forma de estar a postos para quem queira conversar um pouco, perguntar algo, enfim…

Desejamos que seja breve esse tempo em que ficaremos fisicamente longe.

Saibam que vocês estarão em nossos corações e mentes.

Com carinho,

 

Ana Tanis e Ricardo Mesquita (emprestando o belo texto da Orientadora do ensino Médio, Graça Maria)
Orientação do Ensino Fundamental II

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024