EF I – 2º Ano – Convite para conversa sobre antirracismo

04/12/2020

Queridas famílias do 2º ano da Manhã e da Tarde,

O compromisso com uma educação antirracista é tarefa de todos(as) nós e, melhor ainda, se unirmos esforços. Certamente o tema de como tratar do racismo com as crianças, como lidar, como prevenir, além de boas referências epistemológicas, são pertinentes para todas as turmas e deve se dar de forma contínua. Neste grupo de 2º ano, no entanto, em função de conversas que tive com famílias e situações pontuais que ocorreram no ano passado e neste, acredito ser premente a necessidade de cuidarmos deste assunto em conjunto.

A ideia é iniciar uma formação, um letramento racial. Nosso objetivo não é tratar de acontecimentos específicos ou nomear crianças, mas iniciar uma conversa construtiva entre adultos para trocar ideias, compartilhar referências e pactuar entre nós o cuidado conjunto com as relações raciais neste grupo. Contaremos com a participação e colaboração do Moacir Simplício, pai do Gabriel do 2o ano-Manhã, educador e membro da comissão antirracista do Equipe.

A presença dos responsáveis é opcional e são todos(as) bem-vindos(as). Será na próxima quinta-feira, dia 10 de dezembro das 19h às 20h30.

Segue nossa pauta:

• Apresentação de material disparador.
  • Rodada de impressões e reflexões a partir do material.
  • Educação antirracista em casa e na escola.
  • Combinados do grupo para zelar pelas relações entre as crianças.

Joana Elkis
Orientação Pedagógica e Educacional de GI a 2º ano

EF I – 2º Ano – Convite para conversa sobre antirracismo

04/12/2020

Queridas famílias do 2º ano da Manhã e da Tarde,

Segue nossa pauta:

• Apresentação de material disparador.
  • Rodada de impressões e reflexões a partir do material.
  • Educação antirracista em casa e na escola.
  • Combinados do grupo para zelar pelas relações entre as crianças.

Joana Elkis
Orientação Pedagógica e Educacional de GI a 2º ano