Clipe Musical Equipano

30/04/2020

Car@ equipan@,

O Instituto Equipe Cultura e Cidadania e o Colégio Equipe, com o apoio do Grêmio dos alunos do Ensino Médio, resolveram elaborar um clipe musical coletivo, desses que a gente tem visto aqui e ali na internet. A ideia é fazer um registro de tod@s (alun@s, professor@s, funcionári@s) cantando uma mesma música e editar o vídeo que será posteriormente disponibilizado pelos canais do Colégio.

Escolhemos a música Paciência do Lenine e Dudu Falcão, que gentilmente cederam os direitos para nossa empreitada. A escolha da música levou em consideração vários critérios, mas pesou sobretudo a letra que, embora escrita em 1999, dialoga muito com o momento que estamos vivendo.

Como funciona? Para fazer a gravação preparamos um arquivo com a “base musical” que pode ser acessado em:

Essa base musical foi elaborada pela professora de música do Colégio Equipe, Rosana Araújo, que está sendo a diretora musical deste projeto e é quem está ao piano no áudio. Contamos, ainda, com o apoio luxuoso dos músicos: Daniel Cornejo (clarinete) e Felipe Botelho (violão e baixo). Clara Cornejo fez a voz guia e vocais. Felipe e Clara são ex-alunos do Equipe e o Felipe é, atualmente, assistente da Rosana. No mesmo link você tem acesso à letra da canção.

O modo mais simples de fazer o registro, usando a câmera de vídeo do celular, é cantar junto, ouvindo a “base musical” com um fone de ouvido. Atenção, você vai ficar mais confortável e será mais fácil se usar apenas um dos dois fones e deixar o outro ouvido livre para que você possa se escutar. Outra sugestão é fazer um ensaio antes, ouvindo a base e cantando junto algumas vezes antes de gravar. Ao gravar, use o celular na posição vertical (retrato) e procure lugares com boa iluminação (de preferência use luz natural), além de procurar ficar centralizado na imagem.

Você pode cantar a música toda ou escolher um trecho. Você também pode convidar seus pais ou irmãos que estão em confinamento com você para gravarem juntos, mas é fundamental manter a posição vertical do celular. Enfim, existem inúmeras possibilidades, escolha a que você preferir.

Após gravar o vídeo, você precisa transmiti-lo por e-mail para o endereço paciencia@colegioequipe.g12.br. Atenção! Como o arquivo ficará “pesado”, você precisará usar o Wetransfer na transferência.

Se você não sabe como fazer, acesse o tutorial.

Depois que recebermos todo material, haverá edição de som e imagem, feitos pelo produtor, músico e pai de equipanos Mário Gil e pelo diretor de imagem Andress Correa. Tod@s que enviarem os vídeos aparecerão no clipe e terão seus nomes registrados na ficha técnica. Portanto, ao enviar o e-mail, coloque o nome completo de todos que participaram da gravação que, desde o envio, concordam que sua imagem faça parte desse projeto.

O prazo final para o envio é dia 10 de maio, domingo.

Esperamos ansiosos pelos vídeos.

Divirtam-se!

Instituto Equipe Cultura e Cidadania

Colégio Equipe

Clipe Musical Equipano

30/04/2020

Car@ equipan@,

Se você não sabe como fazer, acesse o tutorial.

O prazo final para o envio é dia 10 de maio, domingo.

Esperamos ansiosos pelos vídeos.

Divirtam-se!

Instituto Equipe Cultura e Cidadania