EM – Projeto Coletivo 2019

 

Transformação Social: O que você faz por ela?

 

Caros pais e alunos do Ensino Médio,

Há quatro anos estamos desenvolvendo o PROJETO COLETIVO DO ENSINO MÉDIO, em que os alunos das três séries do ciclo se reúnem para discutir temas de interesse deles, com especialistas convidados, professores e entre eles mesmos. No contexto do Projeto Coletivo, também organizamos oficinas que são ministradas por artistas convidados, ocasião em que nossos alunos podem vivenciar diferentes enfoques das artes.  Além delas, os próprios alunos organizam suas oficinas, como forma de socializar com os colegas seus conhecimentos e habilidades.

A preparação para o Projeto Coletivo se inicia no primeiro semestre, quando as turmas, reunidas interséries, apontam as questões que gostariam de discutir e vivenciar. Com base nesse mapeamento preliminar de interesses, organizamos essa semana de trabalhos especiais.

Neste ano, haverá duas mesas com convidados para debater junto aos alunos os seguintes temas:

Educação e contexto social: fazendo balbúrdia!

Como as relações virtuais estão interferindo no nosso cotidiano?

Os alunos também terão a chance de vivenciar alguns projetos de intervenção social: Chá de Arte e OBA! (do Instituto Equipe Cultura e Cidadania), Carona a Pé (coordenado pela Professora Carolina Padilha) e ImaginaC (coordenado por Nayana Bretas, ex-aluna).

Ocorrerão oficinas com ex-alunos do Colégio Equipe, cujo percurso profissional enveredou pelo universo das artes. Estes irão abordar seus trabalhos e processos criativos, além de propor aos alunos a vivência coletiva de produções artísticas, em diferentes linguagens, como dança, circo, desenho e música.

Nas oficinas organizadas pelos nossos alunos, há propostas a partir de linguagens e conhecimentos que dominam ou pelos quais têm interesse.

Nosso objetivo é que nossos estudantes encontrem, no ambiente escolar, espaços que favoreçam a troca de saberes e experiências, conduzindo-os a reflexões relacionadas também a temas sobre os quais se mostram especialmente sensíveis e mobilizados.

Seguem o horário especial da semana (16 a 19 de setembro) e a apresentação das atividades, dos especialistas convidados, das experiências de intervenção social e  das oficinas.

Atenciosamente,

 

Coordenação do Ensino Médio