EM – Alterações Curriculares

05/12/2019

Aos pais dos alunos do Ensino Médio do Colégio Equipe,

O ano de 2020 trará modificações nas escolhas que organizam a matriz curricular do Ensino Médio do Colégio Equipe. As mudanças têm como objetivos:

• possibilitar aos nossos estudantes a ampliação da possibilidade de escolha por temáticas de estudo e aprofundamento nelas;
  • participação em projetos coletivos, que implicam envolvimento e compromissos comuns;
  • aumento progressivo da carga horária obrigatória;
  • novas oportunidades de estudo e convívio entre alunos das diferentes séries.

A escola pretende, assim, iniciar as adaptações necessárias, baseada na nova legislação para o Ensino Médio no nosso país.

O quadro abaixo relaciona o que teremos de novo no trabalho em cada série para 2020.

Mudanças Curriculares para 2020
Série Alterações Descrição

Todas as séries

Introdução de novos Cursos Temáticos que abrangem diferentes áreas do currículo.

Serão seis cursos anuais, cada um deles com duas aulas seguidas semanais, realizados em turmas compostas por estudantes das três séries do Ensino Médio, de acordo com suas indicações de opções. Cada aluno fará um curso em cada série da sua escolaridade no ciclo.

Os cursos terão como características comuns partirem de um problema, desenvolverem conceitos através de temáticas escolhidas, permitirem a consolidação do estudo e dos aprendizados por meio de uma produção que possa ser socializada ao final do ano letivo.

Serão propostas temáticas como: Juventude, identidade e contemporaneidade; Astronomia, uma visão geral do universo; Linguagens de programação; Cinema e linguagem; A cidade de São Paulo, desafios e possibilidades; Estudo e produção literária.

1ª série

Participação obrigatória em Projetos Eletivos – projetos sociais, turmas de treinamento esportivo – em um dia no contraturno.

Os Projetos Eletivos têm como objetivos: promover a vivência e reflexão sobre a importância do vínculo e da organização para os projetos que só podem ser realizados em  grupo; a experiência de   planejar, organizar, realizar e avaliar um projeto que supõe a interação e intervenção junto a outros segmentos sociais e/ou grupos; o exercício coletivo de uma atividade de intervenção.

Cada estudante deve escolher uma atividade a ser realizada durante todo o ano letivo.

Serão oferecidas turmas de treinamento esportivo em futsal, vôlei e basquete; e, em parceria com o Instituto Equipe Cultura e Cidadania, os projetos sociais “Chá de Arte” e “Ver o Mundo”.

3ª série

Reorganização dos Cursos Temáticos de aprofundamento conceitual.

Serão quatro cursos temáticos semestrais e cada aluno indicará até dois a serem cursados no ano, de acordo com seu interesse. O principal objetivo é o aprofundamento conceitual em torno de problemas e temáticas de diferentes áreas do conhecimento. Serão desenvolvidas as temáticas: Arte e contemporaneidade; Religião, conhecimento e ideologia; Conceitos em ciências da natureza e matemática – abordagem para vestibulares; História da família e da sexualidade.

No site da escola estão publicadas as novas matrizes curriculares 2020, com os componentes e a respectiva carga horária semanal para cada série.

No início do próximo ano letivo as propostas de cada um dos novos Cursos Temáticos e dos Projetos Eletivos, seus conteúdos, processos de trabalho, produções esperadas, condições de participação, serão apresentadas e discutidas com os estudantes, de forma que possam indicar suas opções considerando as expectativas em relação às suas aprendizagens. As reuniões de pais de cada série, que ocorrerão entre fevereiro e março de 2020, também contemplarão em suas pautas as alterações realizadas.

Com estas mudanças na organização curricular, a escola pretende, processualmente, atender à nova legislação e aprimorar seu processo de trabalho, visando a continuar assegurando as aprendizagens previstas nos nossos objetivos gerais e nas diretrizes de cada série.

Coordenação do Ensino Médio

EM – Alterações Curriculares

05/12/2019

Aos pais dos alunos do Ensino Médio do Colégio Equipe,

• aumento progressivo da carga horária obrigatória;
  • novas oportunidades de estudo e convívio entre alunos das diferentes séries.

Mudanças Curriculares para 2020
Série Alterações Descrição

Todas as séries

1ª série

3ª série

Reorganização dos Cursos Temáticos de aprofundamento conceitual.

Coordenação do Ensino Médio