EM – 3ª Série – Visita ao Observatório de Valinhos

01/11/2019

Caros pais e alunos da 3ª série,

Como parte do Curso Temático de Astronomia, os alunos que optaram por esta disciplina neste semestre têm uma visita ao Observatório Abrahão de Moraes (OAM) do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), situado em Valinhos.

Lá o público tem à sua disposição dois telescópios MEADE de 12 polegadas, Prometeu e Asterix, com os quais poderão observar a Lua, suas crateras e montanhas, os planetas que estiverem visíveis no momento (Vênus, Marte, Júpiter e Saturno), aglomerados estelares, nebulosas, estrelas múltiplas etc. Ao mesmo tempo, o público recebe uma verdadeira aula ao ar livre, de reconhecimento do céu e de Astronomia. Em caso de céu encoberto, as observações são substituídas por uma palestra, filme com tema astronômico ou visita aos instrumentos do Observatório.

Os alunos devem se encontrar na escola, na sexta-feira, dia 8 de novembro, às 15h, de onde seguirão em ônibus fretado e acompanhados pela professora de Biologia, Hélika. Todos devem usar a camiseta da escola e levar um lanche para comerem no ônibus durante a ida. No retorno, o grupo fará uma parada na estrada para comerem alguma coisa e, por isso, devem levar uma pequena quantia em dinheiro. O horário de chegada está previsto para as 22h.

Qualquer impossibilidade de participação deve ser justificada antecipadamente pelos pais para a coordenação da escola.

Luciana Fevorini
Orientadora Educacional e Pedagógica da 3ª série