EM – 2ª Série – Projeto São Paulo

06/05/2019

Aos pais e alunos da 2ª série,

PROJETO SÃO PAULO

Entre quarta e sexta-feira, 15-16-17/05, realizaremos o trabalho em campo do projeto “Deslocar-se em São Paulo – possibilidades de experiência e representação na metrópole”, que envolve as disciplinas de Artes, Português e Redação e tem professores convidados de História, Geografia e História e Cinema, além de arquitetos urbanistas.

AULAS PRÉ-CAMPO

O projeto conta também com atividades anteriores ao campo, desenvolvidas nas seguintes aulas:

22/04 – Apresentação do Projeto (aula com o prof. Iuri Pereira Jaime)

23-25/04 – Música como Percurso em São Paulo (aula com o prof. Gilberto Mariotti)

30/04 – São Paulo: O Cinema e a Cidade – Atividade do Instituto Equipe aberta à comunidade (à noite), com Ugo Giorgetti, Guilherme Wisnik e Eduardo Gudin

07/05 – Cidades Invisíveis: Processos e Transformações (aula com prof. convidado Pedro Beresin)

08-10/05 – Sinfonia da Metrópole (aula com o prof. Frederico Barbosa)

13/05 – Imagens da Modernidade: Fotografia e Cidade, na cidade de São Paulo (aula com prof. João Gabriel Priolli)

CRONOGRAMA GERAL – DIAS 15, 16 E 17 DE MAIO

15-16-17/05 – filmes / aulas; campo (trajetos diferenciados entre dois grupos), aulas externas, visitas, desenhos, redações, leituras, plenária (textos, exposições, discussões).

No dia 15/05, iniciaremos às 7h10, por aula com professores das disciplinas do projeto, a partir de recortes do filme “Homem com uma câmera”, de Dziga Vertov.

Sairemos às 9h30, com o grupo dividido em duas turmas que farão percursos distintos. O retorno ao colégio e encerramento das atividades nesse dia está previsto para no máximo às 15h.

No dia 16/05, às 7h10, daremos continuidade ao projeto com a aula “A metrópole como um campo de batalha”, a ser ministrada pelo professor Lizânias de Souza Lima. As atividades do projeto nesse dia se encerrarão no máximo às 15h, após o retorno de cada uma das duas turmas de seus respectivos trajetos.

Nosso trabalho no dia 17/05 se iniciará com o filme “Elevado 3.5”, de João Sodré, Maíra Bühler e Paulo Pastorelo, a ser discutido na sequência com o diretor Paulo Pastorelo, professor do curso temático História e Cinema. Novamente, sairemos com a 2ª série dividida em duas turmas que, ao encerrarem os trajetos, trabalharão em Plenária. As atividades serão encerradas às 18h.

ALIMENTAÇÃO

Nos três dias de campo, os alunos receberão um lanche antes da saída, pois a cantina não poderá atender o Ensino Médio nesse horário. Alunos que queiram diversidade de alimentos entre os três dias, ou pretendam comer algo específico, deverão trazer de casa.

Solicitamos que, para horário de almoço e do lanche da tarde em 15 e 16/05, todos levem alimentos que possam ser consumidos facilmente.

Na sexta-feira, dia 17/05, será realizada parada em um restaurante para almoço, antes do retorno ao colégio para a continuidade das atividades do projeto.

Nos três dias, é imprescindível que sejam levados líquidos para hidratação durante os trajetos. A escola fornecerá uma garrafinha de água por aluno a cada saída. Se considerarem necessária quantidade maior, solicitamos que tragam junto a seus materiais/alimentos.

LOCAL DE DESLIGAMENTO

Caso considerem oportuno que no(s) dia(s) 15 e/ou 16/05 o(a) aluno(a) se desligue do grupo após o trajeto, sem retorno conjunto ao colégio, solicitamos o preenchimento pelos pais do formulário de autorização que deve ser entregue na Secretaria até o dia 14/05, 3ª feira, para que possamos organizar as informações.

Alunos que não tenham entregue o formulário próprio preparado pelo colégio deverão acompanhar os professores até o Equipe no retorno.

MATERIAL

Cada aluno deve levar:

• capa de chuva / guarda-chuva
  • boné
  • roteiro/caderno de campo entregue em 22/04
  • caderno de Artes (se quiser)
  • material de anotação (lápis, canetas)
  • pequena quantia em dinheiro para eventuais gastos (não devem ser levados   pertences de maior valor)
  • máquina fotográfica simples
  • protetor solar (é importante que seja aplicado antes das saídas e que possa ser reposto, se necessário).

Solicitamos que cada aluno tenha consigo uma embalagem pequena de álcool gel para uso pessoal, guardada de forma que possa ser utilizada a qualquer momento.

Lembramos que o campo é situação de estudo e, portanto, celulares deverão permanecer desligados durante todos os momentos de trabalho, o que inclui os deslocamentos. Se utilizados como opção para registro de imagem, a restrição de uso para comunicação deve ser observada.

Importante considerar a necessidade de autorização para fotos em alguns dos locais dos trajetos.

VESTUÁRIO

Para as atividades em campo dos dias 15, 16 e 17 de maio, todos devem vestir camiseta cinza do Colégio Equipe em bom estado, calça comprida tipo jeans e calçado fechado confortável.

INFORMAÇÕES DE SAÚDE

Solicitamos que os pais transmitam à orientação ou à direção, por escrito e antecipadamente, informações de saúde que considerarem importantes para os três dias de atividades externas.

Graça Maria Marino Totaro
Orientadora Educacional e Pedagógica

EM – 2ª Série – Projeto São Paulo

06/05/2019