EFII – 8° Ano – O que são Fake News e como identificá-las?

28/06/2019

 

O que são Fake News e como identificá-las? O trabalho da disciplina de Leituras no 8º ano

 

As reportagens a seguir são o produto das leituras, discussões e exercícios que o 8º ano realizou a respeito de notícias falsas. Nas primeiras aulas do trimestre estudamos o material online da Oficina de Leitura Crítica de Notícias, criada pela BBC News Brasil, e passamos a investigar a autenticidade de informações de conteúdo duvidoso trazidas pelos alunos. Lemos uma reportagem da BBC com depoimentos de especialistas que buscam explicar o comportamento das pessoas diante da desinformação e do compartilhamento de notícias falsas. Em seguida, investigamos a metodologia de trabalho da Agência Lupa de checagem de notícias, e lemos algumas de suas verificações para descobrir como os jornalistas trabalham para checar um fato. Ao longo das aulas, muitos questionamentos surgiram: como identificar uma notícia falsa? O que leva alguém a espalhar desinformação? Como evitar a reprodução de conteúdos pouco confiáveis? Quais são os efeitos da desinformação para a sociedade como um todo e suas implicações para a credibilidade do jornalismo?

As reportagens a seguir foram elaboradas coletivamente pelas duas turmas. Partindo da manchete e do subtítulo indicados pela professora, cada grupo de alunos escreveu um parágrafo sobre diferentes temas, com o objetivo de refletir sobre as armadilhas da desinformação.

Boa leitura!

Notícias falsas: como escapar? – 8° Ano A

Notícias falsas: como escapar? – 8° Ano B

 

Professora Mariana

 

EFII – 8° Ano – O que são Fake News e como identificá-las?

28/06/2019

 

O que são Fake News e como identificá-las? O trabalho da disciplina de Leituras no 8º ano

 

As reportagens a seguir são o produto das leituras, discussões e exercícios que o 8º ano realizou a respeito de notícias falsas. Nas primeiras aulas do trimestre estudamos o material online da Oficina de Leitura Crítica de Notícias, criada pela BBC News Brasil, e passamos a investigar a autenticidade de informações de conteúdo duvidoso trazidas pelos alunos. Lemos uma reportagem da BBC com depoimentos de especialistas que buscam explicar o comportamento das pessoas diante da desinformação e do compartilhamento de notícias falsas. Em seguida, investigamos a metodologia de trabalho da Agência Lupa de checagem de notícias, e lemos algumas de suas verificações para descobrir como os jornalistas trabalham para checar um fato. Ao longo das aulas, muitos questionamentos surgiram: como identificar uma notícia falsa? O que leva alguém a espalhar desinformação? Como evitar a reprodução de conteúdos pouco confiáveis? Quais são os efeitos da desinformação para a sociedade como um todo e suas implicações para a credibilidade do jornalismo?

As reportagens a seguir foram elaboradas coletivamente pelas duas turmas. Partindo da manchete e do subtítulo indicados pela professora, cada grupo de alunos escreveu um parágrafo sobre diferentes temas, com o objetivo de refletir sobre as armadilhas da desinformação.

Boa leitura!

Notícias falsas: como escapar? – 8° Ano A

Notícias falsas: como escapar? – 8° Ano B

 

Professora Mariana

 

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024