EFI – 2º a 5º Ano – Organização para o lanche

29/03/2019

Aos Pais dos alunos de 2º a 5º ano do EF I,

Pedimos a colaboração de vocês para que possamos auxiliar os alunos a se habituarem a organizar melhor os seus pertences no horário do lanche.

Nossa solicitação é para que:

• todos os alunos que trazem dinheiro para a escola tenham uma carteira com o seu nome, e que não tragam grandes quantias;
  • vocês reforcem em casa a orientação que temos dado a todos, que explicitaremos a seguir.

O momento do lanche tem a seguinte rotina: os alunos descem para o pátio da cantina e se alimentam, após comprar ou retirar o seu lanche, ou simplesmente abrir a sua lancheira; e cada um deve, então, guardar os seus pertences e jogar o seu lixo nas latas para lixo comum ou reciclável.

Parece simples, mas muitos alunos, por distração ou pressa para ir brincar, não seguem essa orientação por completo.

Cada classe tem uma caixa onde as lancheiras devem ser guardadas, para que não fiquem espalhadas pela escola, o que torna mais simples reencontrá-las e levá-las de volta para a sala de aula. Seu uso tem sido frequente.

Temos também uma sacola para os alunos que quiserem guardar nela a sua carteira. Entendemos que esse é o lugar mais adequado para isso, embora alguns alunos prefiram deixar sua carteira na lancheira ou no bolso. Temos pedido apenas que não deixem carteiras soltas pela escola ou dentro da caixa de lancheiras, para que seja mais fácil localizá-las ao término do recreio.

Uma dificuldade que enfrentamos é com relação a quem traz o dinheiro no bolso e quer guardar o troco na sacola. Temos feito saquinhos com o nome do aluno, mas isso tira a nossa atenção dos cuidados para um encerramento adequado do momento do lanche. A partir da próxima semana, portanto, só será possível guardar na sacola carteiras com o nome dos alunos. Se um aluno ou família fizer questão de não utilizar uma carteira, pedimos que o troco seja guardado no bolso ou em uma lancheira. É importante considerar, no entanto, que em alguns jogos e correrias, por vezes o dinheiro cai do bolso.

É importante que os alunos tenham consciência de que é deles a responsabilidade por cuidar de seus pertences, colocando a sua lancheira na caixa e decidindo se querem manter a sua carteira consigo ou colocá-la na sacola e pegá-la de volta antes de subirem para a aula. Pedimos, portanto, que conversem com seus filhos para que eles possam estabelecer as estratégias que consideram mais adequadas às suas possibilidades e necessidades de organização e façam adequações sempre que for preciso.

Por fim, seria uma ótima forma de apoio se reforçassem com seus filhos a importância de jogarem fora o seu próprio lixo e no lugar certo, e se perguntassem se estão se lembrando disso, valorizando assim a importância desse hábito. Em nossa concepção, essa responsabilidade é deles, enquanto a equipe de limpeza tem por função finalizar a higienização do espaço. Nesse aspecto, temos muito a melhorar, tanto em função da sobra de lixo nas mesas e no chão, quanto na mistura de resíduos nas lixeiras verdes (materiais recicláveis) e pretas (lixo comum).

Nossa intenção é que os alunos aprendam a manter sua percepção relativa ao espaço e aos materiais à sua volta em todos os momentos da rotina escolar, e tenham consciência de que é também sua responsabilidade, junto conosco, cuidar do que é individual – colaborando com os colegas para que todos se lembrem disso – e também do que é coletivo.

Estamos à disposição para dúvidas e sugestões.

Professores e Coordenação do Ciclo
2º a 5º ano do Ensino Fundamental I

EFI – 2º a 5º Ano – Organização para o lanche

29/03/2019

Aos Pais dos alunos de 2º a 5º ano do EF I,

Nossa solicitação é para que:

Estamos à disposição para dúvidas e sugestões.

Professores e Coordenação do Ciclo
2º a 5º ano do Ensino Fundamental I