Chamada Geral 2019 – 1º Ano – Tarde

05/11/2019

Cronograma
Atividade Data Horário Participantes
Escola, Arte e Cultura Sábado
09 de Novembro
10h às 12h30 Alunos, educadores, pais e convidados
Atividade interna de socialização 2ª feira
11 de Novembro
Período de aula Alunos e educadores
Roda de Capoeira 6ª feira
06 de Dezembro
13h30 às 14h30 Alunos, pais, familiares e educadores

 

Escola, Arte e Cultura

Data: Sábado, dia 09/11/2019

Horário: das 10h às 12h30

Participantes: alunos, educadores, pais e convidados de Educação Infantil e Ensino Fundamental

Esse encontro, aberto a convidados, constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

Os alunos do 1º ano-Tarde vão expor um trabalho de autorretrato e descrição, o trabalho de pesquisa sobre uso de plástico, o jogo Fecha a Caixa e farão uma apresentação de música.

 

Autorretrato e Descrição

Os alunos do 1º ano estão expondo o produto final de um projeto que teve como tema “Identidade”: cada criança contou um pouco de sua história, gostos e preferências, e apresentou sua família por meio de fotos e desenhos.

Ampliando o projeto, na área de Artes, as crianças produziram autorretratos e retratos a partir de brincadeiras e atividades dirigidas, para que pudessem se observar, percebendo detalhes do seu rosto, dos olhos, dos cabelos e da cor de pele; e, ao mesmo tempo, para que ampliassem seu olhar para os colegas, percebendo diferenças e semelhanças entre eles.

Na área de Língua Portuguesa, as crianças produziram um texto de autodescrição. A partir de um roteiro coletivo do que poderia ter em uma autodescrição, as crianças escreveram seus textos com organização livre, de acordo com o que desejavam colocar a seu respeito.

Os textos são individuais e expressam o momento de cada um em seu processo de alfabetização. Alguns precisaram de uma ajuda mais efetiva das professoras para a escrita do texto, e outros apenas uma ajuda na organização e atenção à letra.

Professoras responsáveis: Eliana Ponciano e Heloisa Cesar

 

Mar de plástico

Durante o 2º semestre, dando continuidade a um projeto sobre o fundo do mar, a ênfase do estudo foi a poluição por plásticos. O grupo observou que no dia a dia na escola são utilizados muitos descartáveis, preocupou-se com a redução desses materiais e passou a fazer uma intervenção nesse sentido.

O 1º ano-Tarde apresenta cartazes com mensagens para redução do uso de plástico, objetos tridimensionais criados com sucata e uma compilação de registros gráficos elaborados ao longo da pesquisa.

Professoras responsáveis: Eliana Ponciano e Heloisa Cesar

 

Fecha a Caixa

Os jogos são um importante recurso para o trabalho com conteúdos de Matemática e o exercício do raciocínio lógico. Ao longo do ano, foram propostos diversos jogos a partir dos quais as crianças precisaram estabelecer relações e comparações, como também realizar cálculos para os quais precisaram compor e decompor números. Durante o 2º semestre deste ano, as atividades de integração entre o 1º e o 2º ano–Tarde, envolveram principalmente o “Fecha a Caixa”, jogo que estimula o cálculo mental, possibilitando aos alunos explorarem diferentes possibilidades de adição para obter o mesmo resultado e de subtração para calcular o resultado final a cada jogada.

Depois de muito jogar, as crianças construíram alguns jogos que estarão disponíveis para que todos possam experimentar.

Professoras responsáveis: Eliana Ponciano, Camilla Guimarães, Heloisa Cesar e Juliana Garrido

 

Inglês – Our Family

Os desenhos dos alunos do 1º ano que serão expostos fazem parte de um conjunto de atividades desenvolvidas para a construção de vocabulário e a prática de estruturas gramaticais relacionadas ao tema “família”.

Tudo começou com a apresentação da família de diferentes personagens famosos do universo das animações infantis, como Shrek, Rei Leão e Os Impossíveis, e a identificação das relações de parentesco de seus membros mais jovens. Em seguida, foi solicitado que cada aluno retratasse sua própria família, nomeando os membros representados.

Cantaram, em seguida, diversas músicas sobre o tema, incluindo a popular Baby Shark, e ouviram a leitura das histórias: The Three Billy Goat Gruffs e The Family Book, de Todd Parr.

Após assistirem à apresentação dos membros da família do professor, por meio de fotos projetadas, fizeram uma reapresentação, só que na forma de um jogo, no qual os colegas tinham que adivinhar qual parente era a pessoa apontada pelo apresentador.

Estruturas como Who’s he/she? e This is my… e todo o vocabulário sobre o tema foram desenvolvidos, assim, de forma significativa, uma vez que os alunos demonstraram envolvimento, entusiasmo, comprometimento e capricho, tanto nas atividades orais quanto nas produções aqui apresentadas.

Professor responsável: Raphael Doria

 

Apresentação de Música

As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar o momento de vivência musical que, de certa forma, conclui o ciclo/processo de aprendizagem. Ao vivenciar a prática e a execução musical do repertório estudado ao longo do ano, o aluno demonstra, em sua produção, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:

  • duração: pulso e divisão rítmica;
  • altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação;
  • intensidade: interpretação, dinâmica;
  • timbre: qualidade e personalidade do som.

A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação por parte do professor e para a autoavaliação do aluno diante de suas produções.

Nossas apresentações serão constituídas por canções do “tempo do onça”, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, músicas tradicionais de outras partes do mundo, música de inspiração indígena e de matriz africana, e músicas que fazem parte da chamada MPB, desde as mais antigas até as dos dias atuais.

Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Thayana da Silva Barbosa

 

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 11/11/2019

Horário: período de aula

Participantes: alunos e educadores de Grupo Interidades a 5º ano

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções dos alunos se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-los para encontros de socialização também com familiares e convidados.

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

Os alunos se preparam, em subgrupos, para apresentar aos colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, eles se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os subgrupos que se responsabilizam pelas apresentações se preocupem com o aprendizado dos ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que os outros alunos participem como ouvintes interessados, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão alunos de todas as séries. Cada professora responsável permanece junto à exposição de seus alunos e, conforme os subgrupos se revezam na visita à exposição, os integrantes do grupo que realizou os trabalhos que estão sendo observados são os responsáveis pela socialização com os demais. Desta forma, todos os alunos, em algum momento, assumem essa responsabilidade, podendo contar com o acompanhamento da sua professora.

 

Roda de Capoeira

Data: sexta-feira, dia 06/12/2019

Horário: das 13h30 às 14h30

Participantes: alunos, pais, familiares e educadores de Grupo Interidades a 2º ano

A Roda de Capoeira, que reunirá alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I em torno de alguns rituais, já é uma tradição para muitos de nossos alunos, um momento de reunião e confraternização que faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos convidados para compor a roda, tocando e cantando.

Neste ano, cada grupo de 2º a 5º ano terá o desfio de fazer uma demonstração especial: os alunos de 2º e 3º ano vão cantar e os de 4º e 5º ano vão tocar instrumentos.

Professores responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
GI Manhã
GI Tarde
1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série

Chamada Geral 2019 – 1º Ano – Tarde

05/11/2019

Cronograma
Atividade Data Horário Participantes
Escola, Arte e Cultura Sábado
09 de Novembro
10h às 12h30 Alunos, educadores, pais e convidados
Atividade interna de socialização 2ª feira
11 de Novembro
Período de aula Alunos e educadores
Roda de Capoeira 6ª feira
06 de Dezembro
13h30 às 14h30 Alunos, pais, familiares e educadores

 

Escola, Arte e Cultura

Data: Sábado, dia 09/11/2019

Horário: das 10h às 12h30

Participantes: alunos, educadores, pais e convidados de Educação Infantil e Ensino Fundamental

Esse encontro, aberto a convidados, constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

Os alunos do 1º ano-Tarde vão expor um trabalho de autorretrato e descrição, o trabalho de pesquisa sobre uso de plástico, o jogo Fecha a Caixa e farão uma apresentação de música.

 

Autorretrato e Descrição

Os alunos do 1º ano estão expondo o produto final de um projeto que teve como tema “Identidade”: cada criança contou um pouco de sua história, gostos e preferências, e apresentou sua família por meio de fotos e desenhos.

Ampliando o projeto, na área de Artes, as crianças produziram autorretratos e retratos a partir de brincadeiras e atividades dirigidas, para que pudessem se observar, percebendo detalhes do seu rosto, dos olhos, dos cabelos e da cor de pele; e, ao mesmo tempo, para que ampliassem seu olhar para os colegas, percebendo diferenças e semelhanças entre eles.

Na área de Língua Portuguesa, as crianças produziram um texto de autodescrição. A partir de um roteiro coletivo do que poderia ter em uma autodescrição, as crianças escreveram seus textos com organização livre, de acordo com o que desejavam colocar a seu respeito.

Os textos são individuais e expressam o momento de cada um em seu processo de alfabetização. Alguns precisaram de uma ajuda mais efetiva das professoras para a escrita do texto, e outros apenas uma ajuda na organização e atenção à letra.

Professoras responsáveis: Eliana Ponciano e Heloisa Cesar

 

Mar de plástico

Durante o 2º semestre, dando continuidade a um projeto sobre o fundo do mar, a ênfase do estudo foi a poluição por plásticos. O grupo observou que no dia a dia na escola são utilizados muitos descartáveis, preocupou-se com a redução desses materiais e passou a fazer uma intervenção nesse sentido.

O 1º ano-Tarde apresenta cartazes com mensagens para redução do uso de plástico, objetos tridimensionais criados com sucata e uma compilação de registros gráficos elaborados ao longo da pesquisa.

Professoras responsáveis: Eliana Ponciano e Heloisa Cesar

 

Fecha a Caixa

Os jogos são um importante recurso para o trabalho com conteúdos de Matemática e o exercício do raciocínio lógico. Ao longo do ano, foram propostos diversos jogos a partir dos quais as crianças precisaram estabelecer relações e comparações, como também realizar cálculos para os quais precisaram compor e decompor números. Durante o 2º semestre deste ano, as atividades de integração entre o 1º e o 2º ano–Tarde, envolveram principalmente o “Fecha a Caixa”, jogo que estimula o cálculo mental, possibilitando aos alunos explorarem diferentes possibilidades de adição para obter o mesmo resultado e de subtração para calcular o resultado final a cada jogada.

Depois de muito jogar, as crianças construíram alguns jogos que estarão disponíveis para que todos possam experimentar.

Professoras responsáveis: Eliana Ponciano, Camilla Guimarães, Heloisa Cesar e Juliana Garrido

 

Inglês – Our Family

Os desenhos dos alunos do 1º ano que serão expostos fazem parte de um conjunto de atividades desenvolvidas para a construção de vocabulário e a prática de estruturas gramaticais relacionadas ao tema “família”.

Tudo começou com a apresentação da família de diferentes personagens famosos do universo das animações infantis, como Shrek, Rei Leão e Os Impossíveis, e a identificação das relações de parentesco de seus membros mais jovens. Em seguida, foi solicitado que cada aluno retratasse sua própria família, nomeando os membros representados.

Cantaram, em seguida, diversas músicas sobre o tema, incluindo a popular Baby Shark, e ouviram a leitura das histórias: The Three Billy Goat Gruffs e The Family Book, de Todd Parr.

Após assistirem à apresentação dos membros da família do professor, por meio de fotos projetadas, fizeram uma reapresentação, só que na forma de um jogo, no qual os colegas tinham que adivinhar qual parente era a pessoa apontada pelo apresentador.

Estruturas como Who’s he/she? e This is my… e todo o vocabulário sobre o tema foram desenvolvidos, assim, de forma significativa, uma vez que os alunos demonstraram envolvimento, entusiasmo, comprometimento e capricho, tanto nas atividades orais quanto nas produções aqui apresentadas.

Professor responsável: Raphael Doria

 

Apresentação de Música

As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar o momento de vivência musical que, de certa forma, conclui o ciclo/processo de aprendizagem. Ao vivenciar a prática e a execução musical do repertório estudado ao longo do ano, o aluno demonstra, em sua produção, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:

  • duração: pulso e divisão rítmica;
  • altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação;
  • intensidade: interpretação, dinâmica;
  • timbre: qualidade e personalidade do som.

A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação por parte do professor e para a autoavaliação do aluno diante de suas produções.

Nossas apresentações serão constituídas por canções do “tempo do onça”, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, músicas tradicionais de outras partes do mundo, música de inspiração indígena e de matriz africana, e músicas que fazem parte da chamada MPB, desde as mais antigas até as dos dias atuais.

Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Thayana da Silva Barbosa

 

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 11/11/2019

Horário: período de aula

Participantes: alunos e educadores de Grupo Interidades a 5º ano

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções dos alunos se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-los para encontros de socialização também com familiares e convidados.

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

Os alunos se preparam, em subgrupos, para apresentar aos colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, eles se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os subgrupos que se responsabilizam pelas apresentações se preocupem com o aprendizado dos ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que os outros alunos participem como ouvintes interessados, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão alunos de todas as séries. Cada professora responsável permanece junto à exposição de seus alunos e, conforme os subgrupos se revezam na visita à exposição, os integrantes do grupo que realizou os trabalhos que estão sendo observados são os responsáveis pela socialização com os demais. Desta forma, todos os alunos, em algum momento, assumem essa responsabilidade, podendo contar com o acompanhamento da sua professora.

 

Roda de Capoeira

Data: sexta-feira, dia 06/12/2019

Horário: das 13h30 às 14h30

Participantes: alunos, pais, familiares e educadores de Grupo Interidades a 2º ano

A Roda de Capoeira, que reunirá alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I em torno de alguns rituais, já é uma tradição para muitos de nossos alunos, um momento de reunião e confraternização que faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos convidados para compor a roda, tocando e cantando.

Neste ano, cada grupo de 2º a 5º ano terá o desfio de fazer uma demonstração especial: os alunos de 2º e 3º ano vão cantar e os de 4º e 5º ano vão tocar instrumentos.

Professores responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
GI Manhã
GI Tarde
1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 97374 – 8388

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2021

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 97374 – 8388

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2021