EM – Encontros com as Ciências Naturais e a Matemática – 2º Semestre

31/07/2018

Caros pais e alunos do Ensino Médio,

A partir de amanhã, 31/07, terça-feira, retomaremos os Encontros com as Ciências Naturais e a Matemática, que têm se constituído como extensão e o aprofundamento de possibilidades de estudos nessa área.

Lembramos que nesses Encontros os alunos entram em contato com ideias das ciências e da matemática de uma forma diferente, utilizando jogos, desafios lógicos e problemas para que tenham oportunidade de tirar dúvidas,  aprofundar conhecimentos, relembrar conteúdos que ficaram esquecidos ou aprender conceitos que não entenderam completamente.

Ao longo do primeiro semestre os Encontros também abordaram temáticas contemporâneas relacionadas aos projetos interdisciplinares do ciclo e aos cursos em andamento nas diferentes séries, além da preparação para Olimpíadas das Ciências, organizadas por entidades fora do Colégio Equipe (OBM – Olimpíada Brasileira de Matemática e a OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia), tendo sido ainda preservado espaço para preparo de monitores de 2ª e 3ª séries que atuaram em Orientações de Estudos destinadas à 1ª série.

No segundo semestre, os Encontros terão as duas aulas iniciais (31/07 e 07/08) voltadas à preparação dos estudantes para o VI Encontro de Física de Partículas para o Ensino Médio, a ocorrer no sábado, dia 11/08, das 8h às 17h30 (informações mais detalhadas serão dirigidas aos alunos que comparecerem aos Encontros nessas datas). Consideramos imprescindível ressaltar que o VI Encontro de Física de Partículas para o Ensino Médio é aberto aos alunos de todo o Ensino Médio, sem pré-requisitos para a participação e colocará os estudantes diretamente em contato com alguns dos melhores pesquisadores da área do mundo, incluindo uma videoconferência com a CERN (organização europeia de pesquisa nuclear).

Na continuidade das atividades do segundo semestre, estão previstas temáticas de Ciências e Artes, com recortes a serem definidos com alunos presentes em reunião do Encontros no dia 14/08.

Os Encontros terão o horário mantido às terças-feiras, das 13h45 às 15h15, na Sala de Apoio 2, sendo que algumas atividades ocorrerão em outros locais e em dias/horários especiais, pelas características das tarefas a serem desenvolvidas.

Lembramos que os Encontros são destinados a todo o Ensino Médio.

Após a reunião com alunos em 14/08, divulgaremos cronograma dos Encontros de todo o semestre.

Nossos quatro abraços,

Rafael Andrade Pereira

Professor do curso Temático Astronomia

Renata Nascimento Nogueira

Professora de Física do Ensino Médio

Roosevelt Fujikawa

Professor de Química do Ensino Médio

Roseana Pellozo

Professora de Matemática do Ensino Médio

EM – Encontros com as Ciências Naturais e a Matemática – 2º Semestre

31/07/2018

Caros pais e alunos do Ensino Médio,

Lembramos que os Encontros são destinados a todo o Ensino Médio.

Nossos quatro abraços,

Rafael Andrade Pereira