EM – Boletim do 1° bimestre

13/04/2018

Versão pdf

Caros pais e alunos do Ensino Médio,

Conforme nosso calendário, em 06/04 encerrou-se o primeiro bimestre do ano letivo.

O processo de ensino-aprendizagem desenvolvido nesse período foi avaliado através de lições de casa, de atividades realizadas em sala de aula, de trabalhos individuais e/ou em grupo e de provas. Os resultados foram transformados em um conceito pelos professores de cada disciplina que os apresentaram nas aulas. Os boletins contendo conceitos e faltas dos alunos de cada classe e os gráficos com os conceitos da turma por disciplina serão entregues nas aulas de Orientação Educacional de 16 de abril (1ª e 2ª séries) e 19 de abril (3ª série), conforme previsto em nosso calendário.

No momento da entrega de boletins convidamos os alunos a refletirem sobre seus resultados e aprendizados por meio de autoavaliações. Sugerimos que essas reflexões sejam estendidas para as famílias de forma que os pais também possam verificar como estão acompanhando a vida escolar de seus filhos.

No Ensino Médio apontamos, após cada bimestre, qual a “projeção” dos conceitos de cada aluno, ou seja, qual a situação na qual o aluno se encontraria caso as médias atuais fossem as finais (após o 4º bimestre), de acordo com o quadro resumo do sistema de promoção constante do regimento escolar. As projeções de conselho e reprovação demandam maior atenção dos alunos e suas famílias e dos educadores.

As situações formais de recuperação acontecem, de maneira diferenciada, após o 2º e o 4º bimestres. Os alunos que obtiveram conceitos abaixo de B no 1º bimestre e devem recuperar aprendizados de alguma área têm sido orientados a refazerem avaliações e a buscarem esclarecimentos junto aos professores e aos colegas. É também imprescindível que estes alunos estejam comprometidos com o trabalho, de forma a cumprir com todas as tarefas e com os prazos estabelecidos, no decorrer do ano.

Informamos que, conforme nosso regimento, no conjunto dos conceitos, os quatro bimestres têm peso 2 e a recuperação após o 1º semestre, peso 1.

Lembramos que o total de faltas aceito no conjunto de aulas dadas em cada uma das disciplinas é de 25%, incluindo situações de adoecimento e outras de âmbito familiar/pessoal. Recomendamos atenção a este dado no boletim de cada aluno, particularmente quanto às disciplinas nas quais a carga horária é de uma aula por semana e o limite anual é de 8 ausências: Espanhol – ESP, Orientação Educacional – OED, Monografia – MONO (3ª série) e Redação – RED (1ª e 3ª séries).

Nesta passagem de bimestres, solicitaremos conversas com alunos, junto a seus responsáveis, às famílias que iniciaram o vínculo conosco neste ano e os filhos se encontram com projeção de reprovação. No caso da 1ª série, as conversas serão agendadas com alunos e seus responsáveis, nas situações de projeção de reprovação e conselho de todos que estão iniciando o Ensino Médio.

Pais que não forem contatados pela escola e queiram conversar devem, como informado em boletim antes do início das aulas, entrar em contato com o atendimento para agendamento. Alunos que queiram conversar individualmente sobre seu trabalho sabem que podem fazê-lo combinando diretamente com a orientação.

Caso algum esclarecimento se faça necessário, estamos à disposição.

Atenciosamente,

 

Graça Maria Marino Totaro

Luciana Bittencourt Fevorini

Orientação Educacional e Pedagógica do Ensino Médio

 

EM – Boletim do 1° bimestre

13/04/2018

Versão pdf

Caros pais e alunos do Ensino Médio,

Conforme nosso calendário, em 06/04 encerrou-se o primeiro bimestre do ano letivo.

O processo de ensino-aprendizagem desenvolvido nesse período foi avaliado através de lições de casa, de atividades realizadas em sala de aula, de trabalhos individuais e/ou em grupo e de provas. Os resultados foram transformados em um conceito pelos professores de cada disciplina que os apresentaram nas aulas. Os boletins contendo conceitos e faltas dos alunos de cada classe e os gráficos com os conceitos da turma por disciplina serão entregues nas aulas de Orientação Educacional de 16 de abril (1ª e 2ª séries) e 19 de abril (3ª série), conforme previsto em nosso calendário.

No momento da entrega de boletins convidamos os alunos a refletirem sobre seus resultados e aprendizados por meio de autoavaliações. Sugerimos que essas reflexões sejam estendidas para as famílias de forma que os pais também possam verificar como estão acompanhando a vida escolar de seus filhos.

No Ensino Médio apontamos, após cada bimestre, qual a “projeção” dos conceitos de cada aluno, ou seja, qual a situação na qual o aluno se encontraria caso as médias atuais fossem as finais (após o 4º bimestre), de acordo com o quadro resumo do sistema de promoção constante do regimento escolar. As projeções de conselho e reprovação demandam maior atenção dos alunos e suas famílias e dos educadores.

As situações formais de recuperação acontecem, de maneira diferenciada, após o 2º e o 4º bimestres. Os alunos que obtiveram conceitos abaixo de B no 1º bimestre e devem recuperar aprendizados de alguma área têm sido orientados a refazerem avaliações e a buscarem esclarecimentos junto aos professores e aos colegas. É também imprescindível que estes alunos estejam comprometidos com o trabalho, de forma a cumprir com todas as tarefas e com os prazos estabelecidos, no decorrer do ano.

Informamos que, conforme nosso regimento, no conjunto dos conceitos, os quatro bimestres têm peso 2 e a recuperação após o 1º semestre, peso 1.

Lembramos que o total de faltas aceito no conjunto de aulas dadas em cada uma das disciplinas é de 25%, incluindo situações de adoecimento e outras de âmbito familiar/pessoal. Recomendamos atenção a este dado no boletim de cada aluno, particularmente quanto às disciplinas nas quais a carga horária é de uma aula por semana e o limite anual é de 8 ausências: Espanhol – ESP, Orientação Educacional – OED, Monografia – MONO (3ª série) e Redação – RED (1ª e 3ª séries).

Nesta passagem de bimestres, solicitaremos conversas com alunos, junto a seus responsáveis, às famílias que iniciaram o vínculo conosco neste ano e os filhos se encontram com projeção de reprovação. No caso da 1ª série, as conversas serão agendadas com alunos e seus responsáveis, nas situações de projeção de reprovação e conselho de todos que estão iniciando o Ensino Médio.

Pais que não forem contatados pela escola e queiram conversar devem, como informado em boletim antes do início das aulas, entrar em contato com o atendimento para agendamento. Alunos que queiram conversar individualmente sobre seu trabalho sabem que podem fazê-lo combinando diretamente com a orientação.

Caso algum esclarecimento se faça necessário, estamos à disposição.

Atenciosamente,

 

Graça Maria Marino Totaro

Luciana Bittencourt Fevorini

Orientação Educacional e Pedagógica do Ensino Médio

 

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024