EM – 3ª Série – Simulado do ENEM

14/08/2018

Aos pais e alunos da 3ª série do Ensino Médio,

Nos dias 15 e 17 de agosto, quarta e sexta-feira, simularemos o Exame Nacional do Ensino Médio com nossos alunos. Serão quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha e uma redação.

No primeiro dia teremos as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos.

No segundo dia teremos as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Iniciaremos a prova pontualmente às 7h30 e terminaremos às 12h na quarta-feira e às 13h na sexta-feira. Os alunos devem chegar antes do horário, dirigir-se à sala e organizar-se para o início da prova. Recomendamos que todos estejam no colégio até as 7h15. Não serão permitidos atrasos em hipótese alguma. Ocuparemos uma das salas da 3ª série e as carteiras estarão seguindo a ordem alfabética. O tempo mínimo de permanência em sala é de três horas.

Segundo as instruções do exame:

“O PARTICIPANTE somente poderá iniciar as provas após ler as instruções contidas na capa do Caderno de Questões, no Cartão-Resposta e na Folha de Redação.

Somente será permitido o uso de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

O PARTICIPANTE deverá desligar o aparelho celular e qualquer equipamento eletrônico ao entrar na sala de prova, sob pena de eliminação do exame.” (Manual do ENEM 2015)

O objetivo dessa atividade é que os alunos possam vivenciar situações que não são parte do cotidiano escolar e que, nesse momento, devem ser conhecidas por todos:

• a realização de uma prova montada em forma de testes de múltipla escolha;
  • a realização de uma prova com várias matérias diferentes no mesmo dia;
  • a realização de uma prova longa que exige um verdadeiro programa de trabalho para sua elaboração;
  • a realização de uma prova com conteúdos de toda uma vida escolar e até de conteúdos desconhecidos.

Assim, sugerimos que cada aluno aproveite essa proposta educacional, entendendo sua importância.

Seguem abaixo algumas recomendações aos alunos.

Como sempre, estamos à disposição para esclarecimentos, se necessários.

Coordenação do Ensino Médio

RECOMENDAÇÕES A CADA ALUNO(A)

a) Venha descansado(a) e traga material para o trabalho: caneta esferográfica preta transparente, lápis nº 2, borracha; e de apoio para o trabalho: água, alimentos leves. Não será permitido sair para comprar lanche. Evite ingerir uma quantidade de líquido que exija idas ao banheiro. Se precisar dirigir-se ao banheiro, considere o tempo em que não estará fazendo a prova. Vista roupas confortáveis.

b) Aproveite ao máximo o tempo destinado à realização da prova. Procure ter uma ideia do tempo médio que pode ser destinado a cada questão e estipule prazos para a realização de blocos de questões.

Enfim, tudo isso exige trabalho e dedicação. Esperamos que todos aproveitem bem esse simulado, tanto na sua realização quanto na correção.

A cada um, força e bom trabalho!

EM – 3ª Série – Simulado do ENEM

14/08/2018

Aos pais e alunos da 3ª série do Ensino Médio,

Segundo as instruções do exame:

• a realização de uma prova montada em forma de testes de múltipla escolha;
  • a realização de uma prova com várias matérias diferentes no mesmo dia;

Seguem abaixo algumas recomendações aos alunos.

Como sempre, estamos à disposição para esclarecimentos, se necessários.

Coordenação do Ensino Médio

RECOMENDAÇÕES A CADA ALUNO(A)

A cada um, força e bom trabalho!