EM – 3ª Série – Simulado da Primeira Fase da Fuvest

02/10/2018

Aos pais e alunos da 3ª série do Ensino Médio,

No próximo dia 5 de outubro, sexta-feira, simularemos a primeira fase do vestibular da Fuvest. “A prova de conhecimentos gerais contendo 90 testes de múltipla escolha” (Manual da Fuvest 2019). Não haverá tempo adicional para a transcrição das respostas.

Iniciaremos a prova pontualmente às 7h30 e terminaremos às 12h30. Os alunos devem chegar antes do horário, dirigir-se à sala e organizar-se para o início da prova. Recomendamos que todos estejam no colégio até as 7h15. Não serão permitidos atrasos em hipótese alguma. Ocuparemos a sala 23 e as carteiras estarão seguindo a ordem alfabética. O tempo mínimo de permanência em sala é de três horas.

O objetivo dessa atividade é que os alunos possam vivenciar situações que não são parte do cotidiano escolar e que, neste momento, devem ser conhecidas por todos:

• a realização de uma prova montada em forma de testes de múltipla escolha;
  • a realização de uma prova com várias matérias diferentes no mesmo dia;
  • a realização de uma prova longa que exija um verdadeiro programa de trabalho para sua elaboração;
  • a realização de uma prova com conteúdos de toda uma vida escolar e até de conteúdos desconhecidos.

Assim, sugerimos que cada aluno aproveite essa proposta educacional, entendendo a sua importância.

Seguem abaixo algumas recomendações aos alunos.

Como sempre, estamos à disposição para esclarecimentos, se necessários.

Coordenação do Ensino Médio

RECOMENDAÇÕES A CADA ALUNO

a) Venha descansado e traga material para o trabalho: caneta esferográfica azul ou preta (apenas para assinar a lista e marcar as alternativas na folha de respostas), lápis nº 2, borracha, água e alimentos leves. Não é permitido sair para comprar lanche. Evite ingerir uma quantidade de líquido que exija idas ao banheiro. Se precisar dirigir-se ao banheiro, considere o tempo em que não estará fazendo a prova. Vista roupas confortáveis.

b) Dê uma lida rápida na prova toda e elabore um programa para a realização do exame. Inicie pelas matérias cujos conteúdos lhe deem mais segurança.

c) As questões são divididas em baixa, média e alta dificuldade, todas de igual valor. É frequente ver alguém “quebrar a cabeça” em uma questão de alta dificuldade e, como consequência, errar várias questões de baixa e média dificuldade, que normalmente acertaria.

d) Atenção para as questões que são autorreferentes, isto é, são respondidas pelos próprios textos ou enunciados. Atenção para as “pegadinhas”. Boa parte da realização da prova depende de uma boa leitura.

e) Em certas matérias é possível responder, caso seja necessário, às questões do fim para o começo (das respostas para a pergunta), testando as alternativas no enunciado.

f) Aproveite ao máximo o tempo destinado à realização da prova. Procure ter uma ideia do tempo médio que pode ser destinado a cada questão e estipule prazos para a realização de blocos de questões.

Enfim, tudo isso exige trabalho e dedicação. Esperamos que todos aproveitem bem esse simulado, tanto na sua realização quanto na correção.

Bom trabalho!

Orientação da 3ª série

EM – 3ª Série – Simulado da Primeira Fase da Fuvest

02/10/2018

Aos pais e alunos da 3ª série do Ensino Médio,

• a realização de uma prova montada em forma de testes de múltipla escolha;
  • a realização de uma prova com várias matérias diferentes no mesmo dia;

Seguem abaixo algumas recomendações aos alunos.

Como sempre, estamos à disposição para esclarecimentos, se necessários.

Coordenação do Ensino Médio

RECOMENDAÇÕES A CADA ALUNO