EM – 1ª Série – Socialização – Trabalho de campo Ribeirão Preto

21/09/2018

“Da rapadura ao biocombustível – onde fica o homem nesse canavial?”

1ª série

Data: 28/09/2018 | Horário: 19h30 às 21h45 | Participantes: Pais, alunos e educadores

O estudo na região de Ribeirão Preto busca caracterizar a dinâmica social, política e econômica da agroindústria da cana-de-açúcar no sudeste brasileiro. Em campo, foram realizadas a observação e coleta de dados da paisagem, dos processos de produção do açúcar e do álcool; o encontro com técnicos das usinas e com representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Roberto Figueiredo; e foram entrevistados trabalhadores rurais e moradores de município que os recebe. Na análise dos dados, os alunos aprofundaram os conceitos de transformação, desenvolvimento, espaço, sistema produtivo, bem estar social, ciência e tecnologia trabalhados até o momento.

No encerramento desse projeto, todos serão convidados a tomar uma posição frente a problemas encontrados na região, a partir de um estudo de caso proposto e da socialização de conhecimentos adquiridos pelos alunos.

Com isto, estaremos contemplando um dos principais objetivos da aprendizagem nesta série, que é a problematização das relações entre ciência, tecnologia e decisão política.

Professores responsáveis: Antônio Carlos de Carvalho (Geografia), Eliane Yambanis (História do Brasil), Helika Amemiya Chikuchi (Biologia), Marlito de Sousa Lima (Filosofia),  Renata Nascimento Nogueira (Física), Roosevelt Kiyohisa Fujikawa (Química), Graça Maria Marino Totaro (Orientação Pedagógica e Educacional).

EM – 1ª Série – Socialização – Trabalho de campo Ribeirão Preto

21/09/2018

“Da rapadura ao biocombustível – onde fica o homem nesse canavial?”

1ª série