EFII – 6º Ano – Formas de avaliação

23/04/2018

Versão pdf

Caros pais de alunos de 6º ano,

No Colégio Equipe, a avaliação é parte do processo de ensino-aprendizagem e tem por finalidade permitir aos professores, alunos e pais identificar de que forma as aprendizagens previstas no nosso currículo estão sendo aproveitadas pelos alunos e, assim, tomar decisões para a continuidade dos estudos.

No Ensino Fundamental II, as situações de avaliação podem contar com instrumentos como provas, trabalhos individuais e em grupo, lições de casa e a verificação de material de registro de aulas e de atividades. Nosso regimento prevê ainda que o processo avaliativo em cada disciplina seja composto por pelo menos dois instrumentos de avaliação, elaborados pelos professores com a supervisão da orientação pedagógica e agendados diretamente com os alunos.

Vocês receberão até o final da semana o primeiro boletim do seu filho no Ensino Fundamental II relativo ao 1º trimestre do ano. Ao lado de cada componente curricular há o conceito e o número de faltas do seu filho no período. Junto com o boletim individual, também virá um gráfico com o aproveitamento da turma em cada uma das disciplinas, o que permite uma visão mais ampla do desempenho do seu filho em relação ao grupo.

Os alunos receberão um boletim impresso contendo as mesmas informações, acrescidas dos conceitos obtidos por cada um dos seus colegas da turma. O objetivo de socializar esses dados é criar condições para que cada aluno reflita sobre seu processo de aprendizagem no contexto do trabalho coletivo, realizado pelos professores e colegas de classe, e que possa contribuir e se corresponsabilizar pelo aprendizado de todos.

Nas aulas de Orientação Educacional, em posse dos boletins, os alunos fazem uma autoavaliação de seu desempenho no trimestre, considerando sua disposição para o trabalho coletivo, sua organização para ter o material necessário para cada aula, a pontualidade na entrega de lições de casa e trabalhos, e seu compromisso com os estudos. Entendemos que, tão importante quanto os resultados, é compreender os processos que levaram até eles e, principalmente, pensar o que deve ser aprimorado e o que deve ser mantido ao longo dos próximos trimestres.

Os resultados dos processos avaliativos de todas as disciplinas são expressos nos seguintes conceitos:

Conceitos Nível de aprendizagem do aluno
A Atingiu plenamente todos os objetivos propostos.
B Atingiu todos os objetivos essenciais propostos.
C Atingiu em parte os objetivos essenciais propostos.
D Não atingiu os objetivos essenciais propostos.
E Não atingiu nenhum dos objetivos essenciais propostos.
Z Ausência de informação para avaliação.

Um aluno que não tenha atingido todos os objetivos essenciais propostos, ou seja, que tenha como conceitos C, D ou E, deverá passar pelo processo de recuperação trimestral, que acontecerá nas manhãs dos dias 4, 5, 11 e 12 de maio e será explicado com mais detalhes em uma próxima circular.

Coordenação do Ensino Fundamental II

EFII – 6º Ano – Formas de avaliação

23/04/2018

Versão pdf

Caros pais de alunos de 6º ano,

Conceitos Nível de aprendizagem do aluno
A Atingiu plenamente todos os objetivos propostos.
B Atingiu todos os objetivos essenciais propostos.
C Atingiu em parte os objetivos essenciais propostos.
D Não atingiu os objetivos essenciais propostos.
E Não atingiu nenhum dos objetivos essenciais propostos.
Z Ausência de informação para avaliação.

Coordenação do Ensino Fundamental II