EFI – 5º Ano – Circular da Orientação – Início de 5º ano 2018

23/02/2018

Versão pdf

Aos pais dos alunos de 5º ano,

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno.

 

Documento Curricular

No Documento Curricular da série de seu filho, enviado por link no boletim eletrônico desta circular 1, é possível conhecer as diretrizes e os principais objetivos e conteúdos para a série nas diferentes disciplinas que compõem o nosso currículo. Ele dá referência para os objetivos de aprendizagem e critérios de avaliação que integrarão os boletins trimestrais dos alunos.

Os alunos terão aulas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências com professoras de classe; aulas de Artes, Capoeira, Educação Física, Inglês e Música com professores especialistas; atividades de Biblioteca, Oficinas (diferentes linguagens em grupos interséries) e Quadra (diferentes jogos em grupos interséries) no dia do período integral.

 

Reuniões de Pais e Eventos

Em breve daremos início às Reuniões de Pais, encontros nos quais poderemos elucidar, de início, a nossa proposta educacional e, ao longo do ano, a avaliação dos principais aprendizados propostos e realizados em cada período escolar, os desafios planejados para a continuidade do processo de aprendizagem do grupo, os principais aspectos da vida escolar dos alunos e da dinâmica da classe, incluindo as intervenções realizadas, as conquistas e necessidades do grupo.

Além das reuniões, alguns eventos previstos em calendário contribuem para a integração da comunidade da escola e para que os pais se aproximem dos aprendizados e produções de seus filhos.

 

Data Grupo Evento Objetivo Principal
05/05 GI a 5º ano Passeio Ciclístico Convivência entre alunos, pais e educadores
09/06 GI a 9º ano Mostra Literária Exposição de trabalhos de produção de texto, troca de experiências de aprendizado e valorização das práticas de leitura e escrita
23/06 GI a 9º ano Festa Junina Confraternização e apresentação de danças típicas e regionais
28/09 GI a 9º ano Encerramento da Olimpíada Ritual de encerramento e premiação de atividade de integração que promove cooperação e perseverança por meio de atividades lúdicas e esportivas
10/11 GI a 9º ano Escola, Arte e Cultura Exposição de trabalhos e apresentações de Música do 1º ano
07/12 GI a 5º ano Roda de Capoeira Confraternização entre alunos de diferentes grupos
12/12 2º a 5º ano Apresentação de Música Apresentação do repertório mais significativo de cada grupo

 

Conversas com a Orientação

Nosso compromisso é partilhar com clareza a nossa avaliação do que ocorre na vida escolar dos alunos, as nossas intervenções e possíveis preocupações, de forma que entraremos em contato quando tivermos informações a partilhar ou mesmo solicitar.

Nossa expectativa é de que os pais entrem em contato conosco se quiserem saber mais sobre algum aspecto da vida escolar de seus filhos ou para nos contar sobre o que os alunos expressam estar vivendo na escola, seja quando algo preocupa, seja para o aprimoramento de nossa observação, compreensão e intervenção em diversos aspectos.

Conversas por telefone ou em entrevistas agendadas são mais indicadas quando é importante preservar os alunos de nossas preocupações, enquanto estamos em processo de compreensão das questões envolvidas.

Aspectos que costumam motivar conversas são as dúvidas quanto à necessidade de acolher as dificuldades de um aluno ou aumentar, conjuntamente, pais e escola, nossa expectativa e exigência; as dúvidas relativas à necessidade de acompanhamento ou auxílio nas tarefas escolares e na organização para sua realização e entrega, ou uma maior exigência de autonomia; a necessidade de intervenções diante de dificuldades de contenção de impulsos (agressividade física e verbal) ou de movimentos de exclusão.

 

Boletins Trimestrais

A cada trimestre, comunicaremos nossa avaliação do processo de aprendizagem de cada aluno às famílias. Nosso objetivo é, a partir da divulgação da avaliação trimestral, recontratar com os alunos o que esperamos que aprendam e os principais desafios coletivos e individuais.

Nossa intenção é de que, ao longo do Ensino Fundamental I, os alunos aproveitem as situações de elaboração de sua autoavaliação e de conversas com pais, professores e/ou orientadores, para reconhecer aprendizados conquistados e a serem conquistados, facilidades e dificuldades, e comecem a criar uma metodologia pessoal de estudo, dispondo-se a adequá-la às necessidades identificadas.

 

Formas de acompanhamento da lição de casa

A realização das lições de casa é imprescindível para o aprendizado e para o compromisso dos alunos com o que é contratado individual e coletivamente. Muitas lições são socializadas, em momentos nos quais é possível tirar dúvidas e partilhar diferentes estratégias, formas particulares de pensar ou expressar conhecimentos. Outras lições são apenas avaliadas pelos professores, como forma de acompanhamento do que os alunos conseguem realizar sozinhos, fora do contexto de sala de aula. É fundamental que as dúvidas encontradas sejam trazidas para as aulas.

Muitas lições de casa retomam conteúdos trabalhados em classe, de forma que nossa expectativa é de que os alunos tentem realizá-las em casa com autonomia. Caso algum aluno necessite de acompanhamento sistemático para a realização das lições, é importante que isso seja partilhado com a escola. Outras lições, que inauguram novos assuntos, podem envolver pesquisa de materiais em diversas fontes. Nesses momentos, pedidos de ajuda aos pais podem ser acolhidos conforme a disponibilidade de cada família.

Nesse período da vida escolar, em geral esperamos que um adulto acompanhe os alunos, quando necessário, apenas para que:

  • ajude a definir horários e local apropriados para a realização das lições;
  • o material necessário seja mantido completo e disponível ao longo do ano;
  • alguma dúvida pontual possa ser sanada;
  • o aluno seja encorajado a arriscar-se e a preparar-se para compartilhar dúvidas e dificuldades em classe;
  • o material utilizado seja guardado para retornar à escola;
  • a agenda seja verificada como garantia de execução de tudo o que foi solicitado.
  • Os alunos de 2º a 4º ano normalmente levarão lições de casa três vezes por semana; e os alunos do 5º ano, quatro vezes por semana.

Alguns aprendizados são fundamentais para a vida escolar, e os pais podem colaborar para que sejam conquistados. Ler junto diariamente, em voz alta, dividindo cada vez mais a leitura e escolhendo livros cada vez mais longos, bem como dividir e discutir a leitura dos textos conceituais gradualmente indicados pela escola, intensificam a conquista de fluência na leitura, o envolvimento com o universo da literatura e o exercício de interpretação e compreensão do que se lê. Jogos e brincadeiras orais com a sequência numérica, cálculo mental e tabuada, conforme esses conteúdos são introduzidos ao longo do EFI, constituem-se um importante apoio para a conquista de agilidade na resolução de contas e execução dos algoritmos.

 

Particularidades do 5º ano

No início do 5º ano, modificamos a forma de solicitação das lições de casa, agendando antecipadamente o que os alunos devem realizar para toda a semana, de forma que eles são desafiados a aprender a se organizar com o uso da agenda e com a separação dos materiais que querem ou precisam levar para casa, conforme seu ritmo de realização das tarefas. Alguns alunos levam mais tempo para se adaptar a essa mudança e vão contar com o auxílio de colegas para que, gradualmente, consigam compreender como se organizar, o que é esperado e bastante trabalhado no início da série.

No primeiro trimestre do 5º ano, os alunos, por vezes, demonstram dificuldade para investir mais tempo no estudo, e costumamos conversar com eles para que compreendam que, mesmo que isso exija maior disciplina e dedicação, é importante que compreendam que vale a pena o esforço, e que será possível verificarem o prazer de terem conseguido aprender e realizar produções mais complexas. Eventualmente, seus conceitos, no boletim, não são tão bons no primeiro trimestre do 5º ano como eram até o 4º ano, o que não deve preocupar, enquanto conversamos e eles se organizam para adequar seus investimentos aos novos desafios.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos,

Atenciosamente,

 

 

Flávio Cidade
Orientação Pedagógica e Educacional

Adriana Mangabeira
Coordenação de EI e EFI

 

 

1 Os pais de alunos que não receberam o boletim eletrônico desta circular podem solicitá-lo pela agenda de seu filho, para então acessar o Documento Curricular.

 

EFI – 5º Ano – Circular da Orientação – Início de 5º ano 2018

23/02/2018

Versão pdf

Aos pais dos alunos de 5º ano,

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno.

 

Documento Curricular

No Documento Curricular da série de seu filho, enviado por link no boletim eletrônico desta circular 1, é possível conhecer as diretrizes e os principais objetivos e conteúdos para a série nas diferentes disciplinas que compõem o nosso currículo. Ele dá referência para os objetivos de aprendizagem e critérios de avaliação que integrarão os boletins trimestrais dos alunos.

Os alunos terão aulas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências com professoras de classe; aulas de Artes, Capoeira, Educação Física, Inglês e Música com professores especialistas; atividades de Biblioteca, Oficinas (diferentes linguagens em grupos interséries) e Quadra (diferentes jogos em grupos interséries) no dia do período integral.

 

Reuniões de Pais e Eventos

Em breve daremos início às Reuniões de Pais, encontros nos quais poderemos elucidar, de início, a nossa proposta educacional e, ao longo do ano, a avaliação dos principais aprendizados propostos e realizados em cada período escolar, os desafios planejados para a continuidade do processo de aprendizagem do grupo, os principais aspectos da vida escolar dos alunos e da dinâmica da classe, incluindo as intervenções realizadas, as conquistas e necessidades do grupo.

Além das reuniões, alguns eventos previstos em calendário contribuem para a integração da comunidade da escola e para que os pais se aproximem dos aprendizados e produções de seus filhos.

 

Data Grupo Evento Objetivo Principal
05/05 GI a 5º ano Passeio Ciclístico Convivência entre alunos, pais e educadores
09/06 GI a 9º ano Mostra Literária Exposição de trabalhos de produção de texto, troca de experiências de aprendizado e valorização das práticas de leitura e escrita
23/06 GI a 9º ano Festa Junina Confraternização e apresentação de danças típicas e regionais
28/09 GI a 9º ano Encerramento da Olimpíada Ritual de encerramento e premiação de atividade de integração que promove cooperação e perseverança por meio de atividades lúdicas e esportivas
10/11 GI a 9º ano Escola, Arte e Cultura Exposição de trabalhos e apresentações de Música do 1º ano
07/12 GI a 5º ano Roda de Capoeira Confraternização entre alunos de diferentes grupos
12/12 2º a 5º ano Apresentação de Música Apresentação do repertório mais significativo de cada grupo

 

Conversas com a Orientação

Nosso compromisso é partilhar com clareza a nossa avaliação do que ocorre na vida escolar dos alunos, as nossas intervenções e possíveis preocupações, de forma que entraremos em contato quando tivermos informações a partilhar ou mesmo solicitar.

Nossa expectativa é de que os pais entrem em contato conosco se quiserem saber mais sobre algum aspecto da vida escolar de seus filhos ou para nos contar sobre o que os alunos expressam estar vivendo na escola, seja quando algo preocupa, seja para o aprimoramento de nossa observação, compreensão e intervenção em diversos aspectos.

Conversas por telefone ou em entrevistas agendadas são mais indicadas quando é importante preservar os alunos de nossas preocupações, enquanto estamos em processo de compreensão das questões envolvidas.

Aspectos que costumam motivar conversas são as dúvidas quanto à necessidade de acolher as dificuldades de um aluno ou aumentar, conjuntamente, pais e escola, nossa expectativa e exigência; as dúvidas relativas à necessidade de acompanhamento ou auxílio nas tarefas escolares e na organização para sua realização e entrega, ou uma maior exigência de autonomia; a necessidade de intervenções diante de dificuldades de contenção de impulsos (agressividade física e verbal) ou de movimentos de exclusão.

 

Boletins Trimestrais

A cada trimestre, comunicaremos nossa avaliação do processo de aprendizagem de cada aluno às famílias. Nosso objetivo é, a partir da divulgação da avaliação trimestral, recontratar com os alunos o que esperamos que aprendam e os principais desafios coletivos e individuais.

Nossa intenção é de que, ao longo do Ensino Fundamental I, os alunos aproveitem as situações de elaboração de sua autoavaliação e de conversas com pais, professores e/ou orientadores, para reconhecer aprendizados conquistados e a serem conquistados, facilidades e dificuldades, e comecem a criar uma metodologia pessoal de estudo, dispondo-se a adequá-la às necessidades identificadas.

 

Formas de acompanhamento da lição de casa

A realização das lições de casa é imprescindível para o aprendizado e para o compromisso dos alunos com o que é contratado individual e coletivamente. Muitas lições são socializadas, em momentos nos quais é possível tirar dúvidas e partilhar diferentes estratégias, formas particulares de pensar ou expressar conhecimentos. Outras lições são apenas avaliadas pelos professores, como forma de acompanhamento do que os alunos conseguem realizar sozinhos, fora do contexto de sala de aula. É fundamental que as dúvidas encontradas sejam trazidas para as aulas.

Muitas lições de casa retomam conteúdos trabalhados em classe, de forma que nossa expectativa é de que os alunos tentem realizá-las em casa com autonomia. Caso algum aluno necessite de acompanhamento sistemático para a realização das lições, é importante que isso seja partilhado com a escola. Outras lições, que inauguram novos assuntos, podem envolver pesquisa de materiais em diversas fontes. Nesses momentos, pedidos de ajuda aos pais podem ser acolhidos conforme a disponibilidade de cada família.

Nesse período da vida escolar, em geral esperamos que um adulto acompanhe os alunos, quando necessário, apenas para que:

  • ajude a definir horários e local apropriados para a realização das lições;
  • o material necessário seja mantido completo e disponível ao longo do ano;
  • alguma dúvida pontual possa ser sanada;
  • o aluno seja encorajado a arriscar-se e a preparar-se para compartilhar dúvidas e dificuldades em classe;
  • o material utilizado seja guardado para retornar à escola;
  • a agenda seja verificada como garantia de execução de tudo o que foi solicitado.
  • Os alunos de 2º a 4º ano normalmente levarão lições de casa três vezes por semana; e os alunos do 5º ano, quatro vezes por semana.

Alguns aprendizados são fundamentais para a vida escolar, e os pais podem colaborar para que sejam conquistados. Ler junto diariamente, em voz alta, dividindo cada vez mais a leitura e escolhendo livros cada vez mais longos, bem como dividir e discutir a leitura dos textos conceituais gradualmente indicados pela escola, intensificam a conquista de fluência na leitura, o envolvimento com o universo da literatura e o exercício de interpretação e compreensão do que se lê. Jogos e brincadeiras orais com a sequência numérica, cálculo mental e tabuada, conforme esses conteúdos são introduzidos ao longo do EFI, constituem-se um importante apoio para a conquista de agilidade na resolução de contas e execução dos algoritmos.

 

Particularidades do 5º ano

No início do 5º ano, modificamos a forma de solicitação das lições de casa, agendando antecipadamente o que os alunos devem realizar para toda a semana, de forma que eles são desafiados a aprender a se organizar com o uso da agenda e com a separação dos materiais que querem ou precisam levar para casa, conforme seu ritmo de realização das tarefas. Alguns alunos levam mais tempo para se adaptar a essa mudança e vão contar com o auxílio de colegas para que, gradualmente, consigam compreender como se organizar, o que é esperado e bastante trabalhado no início da série.

No primeiro trimestre do 5º ano, os alunos, por vezes, demonstram dificuldade para investir mais tempo no estudo, e costumamos conversar com eles para que compreendam que, mesmo que isso exija maior disciplina e dedicação, é importante que compreendam que vale a pena o esforço, e que será possível verificarem o prazer de terem conseguido aprender e realizar produções mais complexas. Eventualmente, seus conceitos, no boletim, não são tão bons no primeiro trimestre do 5º ano como eram até o 4º ano, o que não deve preocupar, enquanto conversamos e eles se organizam para adequar seus investimentos aos novos desafios.

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