X Seminário para Educadores

27/03/2017

Metodologia Problematizadora de Ensino e a Estratégia de Projetos

Os seminários promovidos pelo Colégio Equipe buscam criar um espaço de estudo e reflexão que possibilite a problematização das experiências docentes em sua relação com o currículo da escola, com a cultura e com as principais tendências em educação.

O objetivo principal do Seminário é compartilhar trabalhos realizados na Escola e estimular boas conversas entre os educadores. Acreditamos que nessas situações, quem compartilha seu trabalho amplia a reflexão sobre ele a partir do diálogo com os colegas. Aqueles que participam dos subgrupos de discussão podem conhecer algumas escolhas curriculares de outros ciclos e também formular questões sobre sua prática.

Ao socializar nossas práticas, concretizamos o caráter coletivo e autoral do nosso trabalho e podemos identificar desafios que nosso projeto político pedagógico encontra na experiência educacional cotidiana.

Já nos dedicamos a refletir sobre nossa concepção de educação e sobre o currículo da escola nas diferentes áreas. Nos últimos dois anos, elegemos como tema a Metodologia Problematizadora de Ensino, e neste ano decidimos aprofundar a temática a partir do estudo da estratégia de Projetos utilizada na escola desde a Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Médio. Entendemos que a partir dessa escolha, sugerida pelo grupo de professores no ano passado, podemos retomar questões fundantes para a configuração do projeto político pedagógico da Escola.

Clique no link para consultar a programação.

Participantes:

Educadores do Colégio Equipe

Objetivos Gerais:

Criar condições para que os educadores da escola:

• Troquem, conversem, dialoguem entre si sobre suas práticas;
  • Reconheçam continuidades e descontinuidades no currículo vertical da escola;
  • Aprofundem-se na compreensão e sistematização dos referenciais teóricos-metodológicos que fundamentam a metodologia problematizadora e a estratégia de projetos.

Objetivos Específicos:

Criar condições para que os educadores:

• Reflitam sobre o que é um projeto no Colégio Equipe;
  • Reflitam sobre o conceito de “campo” dentro de um projeto;
  • Reflitam sobre as especificidades do projeto como situação de ensino-aprendizagem;
  • Estabeleçam relações entre metodologia problematizadora de ensino, aprendizagem significativa e o conceito de experiência;
  • Reflitam sobre as relações multidisciplinares e/ou interdisciplinares presentes em alguns projetos da escola;
  • Identifiquem possíveis progressões em alguns dos projetos interdisciplinares realizados pela escola.
  • Reflitam sobre a importância do uso desta estratégia para o processo de ensino-aprendizagem e para o currículo da escola.

Inscrição de Trabalhos:

Neste ano, consideramos que os trabalhos a serem apresentados devem ser indicados pelo grupo de professores de cada ciclo. Como uma das características dos projetos realizados pela escola é a sua multidisciplinariedade/interdisciplinariedade, que exige uma elaboração mais coletiva do trabalho, julgamos pertinente o grupo eleger quais projetos apresentar para os outros ciclos e indicar os professores que devem se responsabilizar pela sua socialização.

Cronograma:

Até 20 de março: Levantamento de trabalhos pelo grupo de professores de cada ciclo.

De 27 a 29 de março: Inscrição dos professores que não apresentarão trabalhos nos grupos de discussão.

8 de abril: X Seminário, das 8h30 às 17h30.

X Seminário para Educadores

27/03/2017

Metodologia Problematizadora de Ensino e a Estratégia de Projetos

Clique no link para consultar a programação.

Participantes:

Educadores do Colégio Equipe

Objetivos Gerais:

Criar condições para que os educadores da escola:

• Troquem, conversem, dialoguem entre si sobre suas práticas;
  • Reconheçam continuidades e descontinuidades no currículo vertical da escola;

Objetivos Específicos:

Criar condições para que os educadores:

• Reflitam sobre o que é um projeto no Colégio Equipe;
  • Reflitam sobre o conceito de “campo” dentro de um projeto;

Inscrição de Trabalhos:

Cronograma:

8 de abril: X Seminário, das 8h30 às 17h30.