EM – DIP – Dia da Informação Profissional

31/08/2017

Caros pais e alunos do Ensino Médio,

Na próxima quarta-feira, 6 de setembro, realizaremos no Colégio Equipe o DIP – Dia da Informação Profissional. Esta é uma das atividades de Orientação Profissional desenvolvidas pela escola ao longo do Ensino Médio, para colaborar com o processo de escolha de nossos alunos.

A turma da 2ª série é a responsável por levantar profissões de interesse, definir especificidades de atuação, elaborar roteiros de questões, indicar profissionais e coordenar as mesas de discussão no dia. O conceito de Trabalho faz parte do currículo desta série e a Informação Profissional é mais uma forma de ampliar o conhecimento dos alunos sobre o mundo do trabalho.

Este ano a turma indicou áreas de atuação com formações profissionais diferenciadas, mas que lidam com objetos semelhantes. Assim, teremos no 1º horário (7h30 às 9h45) debates na área da Saúde (Psiquiatria, Medicina de Adolescentes, Educação Física e Nutrição); Ciências Humanas e Filosofia (Ciências Sociais, Direito, História e Filosofia); Arquitetura, Ciências Exatas e Tecnologias (Computação, Engenharia, Arquitetura e Design); Artes (Visuais, Cênicas, Cinema e Música); e no 2º horário (10h15 às 12h30), Comunicações (Jornalismo, Fotografia, Multimídia e Letras); Ambiente (Urbanismo, Biologia, Geografia e Gestão Ambiental); Educação e Psicologia (Pedagogia, Psicologia, Licenciatura e Serviço Social) e Comércio e Prestação de Serviços (Negócios, Gastronomia, Moda e Artesanato). Os profissionais convidados relatarão seu processo de escolha, sua trajetória profissional e características de seu trabalho.

Antes do encontro dos alunos do Ensino Médio com os profissionais no Dia da Informação Profissional, alunos da 2ª série apresentarão a proposta às demais séries, com o perfil de cada convidado e os roteiros de questões em que expressam imagens, dúvidas e estereótipos sobre as áreas de atuação, que foram enviados aos convidados. Cada aluno do Ensino Médio realizará sua inscrição para a participação em uma área por horário.

Em cada área, haverá uma breve exposição oral por cada um dos profissionais e, em seguida, todos os participantes poderão dirigir questões e esclarecer dúvidas junto à mesa de convidados.

Solicitamos, para as atividades desse dia, que os alunos cheguem ao colégio com pelo menos quinze minutos de antecedência e tenham material de anotação.

Cliquem aqui para conhecerem a organização do DIP 2017, os roteiros de questões elaborados pelos alunos e os profissionais participantes.

Para quem tiver interesse, segue texto publicado pela Orientação do Ensino Médio sobre esse trabalho.

Atenciosamente.

Coordenação do Ensino Médio