EM – 2 e 3ª Série – Curso de formação de monitores

06/04/2017

Aos pais e alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio,

PROJETO DE MONITORIA

Como é de conhecimento da comunidade escolar, desenvolvemos no Ensino Médio o Projeto de Monitoria. O trabalho é dirigido à 2ª e à 3ª séries do Ensino Médio.

A 3ª série tem nessa prática mais uma oportunidade de aprofundamento teórico-conceitual e de síntese pedagógica (ênfases das diretrizes da série). Com a 2ª série, a proposta também é buscar mais uma atividade voltada às ênfases das diretrizes: metodologia de trabalho teórico e operacionalização de trabalho em grupo, além de podermos contar com o aprimoramento da formação de monitor pela possível experiência em dois anos consecutivos de preparação e prática.

A 2ª série irá monitorar os trabalhos do Ensino Fundamental I, que envolvem uma saída da escola durante um dia ou um período e atividades pré e pós-campo com os alunos; e a 3ª série, os projetos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, cujos campos envolvem viagens de três dias e reuniões pré-campo com os professores.

A participação no Projeto de Monitoria tem como requisitos:

• Bom aproveitamento escolar, que se expressa em projeção de resultados de aprovação e/ou recuperação (a ser alcançada até o meio do ano e mantida posteriormente);
  • Cumprimento de compromissos de trabalho, que se expressa em presença em aulas, e sem atrasos que tenham motivado a manifestação da escola;
  • Participação integral no Curso de Formação de Monitores (vide programação);
  • Disponibilidade para os trabalhos de campo (perda de aulas nas datas/períodos de saídas/viagens), para reuniões de preparação com professores e coordenação (E. Fund. I – à tarde; E. Fund. II e Médio – às segundas-feiras, a partir das 15h), para atividades com alunos (E. Fund. I e E. Fund. II – à tarde) e para participação em reunião de pais (E. Médio – segundas-feiras, das 20h30 às 22h);
  • Compromisso de resgate do trabalho realizado na sua própria série nas ausências para atividades de monitoria.

Solicitamos que pais de alunos interessados em participar do Curso de Formação de Monitores ponderem com seus filhos o compromisso a ser assumido, considerando as particularidades do cotidiano pessoal e familiar.

A inscrição para o curso deve ser feita com o preenchimento da Ficha, que deve ser impressa e entregue na Secretaria até 11/04, terça-feira. Para que possamos nos organizar para essa atividade, não serão aceitas inscrições após esta data.

Dado o momento de realização do curso e as datas em que ocorrem os projetos, serão conferidas a projeção de resultados, a pontualidade e as presenças em aulas, até antes da ida a campo. Se não houver manutenção desses requisitos, mesmo que o aluno tenha participado do curso, sua atividade como monitor será cancelada para este ano.

Atenciosamente.

Coordenação do Colégio Equipe

EM – 2 e 3ª Série – Curso de formação de monitores

06/04/2017

Aos pais e alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio,

PROJETO DE MONITORIA

A participação no Projeto de Monitoria tem como requisitos:

• Participação integral no Curso de Formação de Monitores (vide programação);

Atenciosamente.