Monografia 2016 – Programação

25/10/2016

Apresentações do dia 31/10

 

Autor: Allan Davi Catach – 07h15

Tema: A influência de Hollywood nos jovens

Sinopse: O cinema hollywoodiano estudado como ferramenta de propaganda e como influência socioeducativa nos jovens, que vivem uma época tão essencial para a formação psicológica e social do ser humano.

 

Autor: Diego Franco de Abreu e Silva – 07h15

Tema: As Sementes da Instabilidade: de que forma as crises financeiras afetam a sociedade?

Sinopse: Este trabalho visa estudar o passado, presente e possível futuro, analisando a maneira como as crises econômicas afetam nossa sociedade. Entender como a economia e as crises afetam nossa sociedade é essencial para compreendermos nossa história e o mundo em que vivemos.

 

Autor: Isadora Totaro Fernandes – 07h15

Tema: Padronização na moda: quanto vale sua identidade?

Sinopse: O século XX carrega a velocidade na fabricação de peças de roupa. O consumo excessivo gerou lojas que visam somente ao lucro. Dentro desse processo, onde está a sua identidade?

 

Autor: Laís Cândido Silva Cruz – 07h15

Tema: Como o ambiente profissional da dança se comporta nos dias de hoje?

Sinopse: O trabalho tem como principal objetivo desmistificar o ambiente da dança. Este estudo contempla uma análise dos bastidores dos espetáculos, a vida cotidiana dos bailarinos e a forte competição presente entre eles. Serão abordados também as condições físicas dos profissionais e os preconceitos que rondam essa profissão.

 

Autor: Túlio Oliveira Bambini – 07h15

Tema: O Ballet Triádico e a Escola de Bauhaus

Sinopse: Esta monografia consiste em uma análise sobre elementos da escola de Bauhaus que, juntos, compõem um conjunto de características que fazem da peça “Ballet Triádico”, de Oskar Schlemmer, uma exclusividade da Escola de Bauhaus.

 

Autor: Dora Barcellos Mendes – 08h15

Tema: Análise do sistema carcerário atual no Brasil

Sinopse: Análise do sistema carcerário, discussão da situação atual dos presídios e propostas de possíveis soluções.

 

Autor: Isadora Pato Abad Barbosa – 08h15

Tema: AS CAUSAS DO MACHISMO “SUTIL” DE QUEM NOS EDUCA: De que maneira o machismo foi/se mantém introjetado na nossa sociedade ao longo dos séculos?

Sinopse: Este trabalho foca nesse machismo que acontece e que é reproduzido todos os dias nas pequenas ações corriqueiras, sem percebermos. E para entender o porquê desse machismo, estudei a origem da família monogâmica, para compreender um pouco mais sobre a forma de casamento que temos na sociedade atual, e como a instituição familiar influencia na criação de crianças que, no futuro, irão reproduzir esse machismo.

 

Autor: Luiza Francisco Uchôa Coqueiro – 08h15

Tema: Medicalização: o método de controle utilizado pelo sistema penitenciário brasileiro

Sinopse: O trabalho consiste na análise sobre o fenômeno da medicalização tão presente nos dias de hoje, e como ele está inserido no cotidiano de um detento. Mostro como esse processo é uma estratégia de controle utilizada pelo sistema penitenciário brasileiro para silenciar os corpos e amenizar os problemas que a prisão enfrenta.

 

Autor: Matheus Garcez Froelich Ferreira – 08h15

Tema: Coletivização da terra na URSS. Desafio da Reforma Agrária

Sinopse: O objetivo do trabalho é discutir e contextualizar a política agrária soviética e seu significado durante a transição socialista da sociedade na URSS (1929-1933), a partir do episódio conhecido como “Fome na Ucrânia”, convertido em um dos principais baluartes do anticomunismo.

 

Autor: Nicolas Bueno Emidio – 08h15

Tema: “O Apocalipse em confetes” – Qual risco as armas nucleares apresentam hoje em dia?

Sinopse: As bombas nucleares existem desde o século passado, mas que risco elas apresentam atualmente? Esta apresentação, por meio do entendimento do papel das bombas nucleares no passado, desde suas variadas estruturas e mecanismos até um embasamento histórico-social, procura analisar os possíveis riscos que as bombas atômicas apresentam hoje em dia.

 

Autor: Pedro Sabino Bueno de Azevedo – 08h15

Tema: Estudo sobre os livros “O Ponto de Mutação” e “A Transparência do Mal”.

Sinopse: Será apresentado as ideias principais destes dois livros, comparando algumas das suas ideias.

 

Autor: Caio Basile – 09h15

Tema: Parkour Art of Motion

Sinopse: O Parkour é um esporte pouco conhecido e visto por muitos como “esporte de idiota” por causa do risco à segurança do esportista. Todo esporte traz consigo riscos, e por mais que o Parkour seja perigoso, por trás dos giros e das movimentações que atraem o público tem muito mais.

 

Autor: Caio Campo Aulicino – 09h15

Tema: O espetáculo reproduz o efeito de manipulação experienciado em “1984”?

Sinopse: Com base na caricatura de uma sociedade completamente manipulada, estudo o espetáculo na realidade com o objetivo de entender até que ponto somos tão iludidos como tais indivíduos.

 

Autor: Helena Bellan de Camargo – 09h15

Tema: Os sentimentos através do tempo: uma análise histórico-social

Sinopse: A monografia trata de analisar os sentimentos através do tempo, entrando em suas bases sociais e químicas, usando como material de análise entrevistas com profissionais da área de Saúde e Educação, além de obras de arte como romances e poemas.

 

Autor: Júlia Beraldi Gomes – 09h15

Tema: Sociedade “malfunction”

Sinopse: A nossa sociedade é cheia de problemas, porém, todas parecem ter um cunho muito parecido e sempre ligados ao preconceito e à descriminação, e assim aceitamos o nosso destino vivendo e nos dividindo em grupos cada vez menores. Agora nos basta pensar: como acabar com esse “mau funcionamento” da nossa sociedade? Até que ponto alcança os nossos preconceitos?

 

Autor: Leonardo Corrêa Camilo Barrionuevo – 09h15

Tema: Ball Culture: intersecções entre raça, classe, identidade de gênero e orientação sexual

Sinopse: O trabalho propõe uma análise de uma subcultura queer negra e sua construção influenciada pelo próprio cenário social que a marginalizava.

 

Autor: Suzana Borges Ribeiro Lemos da Silva – 09h15

Tema: As vertentes da violência de gênero no século XXI

Sinopse: A partir da discussão do que é gênero e como o conhecemos, entender as opressões e violências decorrentes disto, a violência contra a mulher. Mas isto não explica o fato de algumas mulheres permanecerem em relacionamentos abusivos, que perpetuam essas violências, e outras não. Este foi outro tema discutido e pensado nesta monografia.

 

Autor: Amalia Kauffman – 10h40

Tema: Como os traumas de uma pessoa podem afetar o seu desenvolvimento cognitivo?

Sinopse: A partir do Holocausto, analisei como os traumas dos sobreviventes, que perderam parte da sua infância, poderiam afetar o seu desenvolvimento cognitivo.

 

Autor: Carolina Bueno Stefani – 10h40

Tema: A música como instrumento social – Festival de 67

Sinopse: Uma análise do Festival da Música Popular Brasileira de 1967, com a intenção de entender a influência e a relação da música na sociedade.

 

Autor: Débora Landshoff Storch – 10h40

Tema: Do mecanicismo ao holismo – uma reflexão sobre os conceitos de saúde e cura do ser humano

Sinopse: Esta monografia surge a partir de uma inquietação pessoal acerca de uma visão de mundo mecanicista que vem regendo todas as áreas do conhecimento desde o século XVII. E propõe uma mudança de paradigma para uma visão integral, holística, com enfoque na área da saúde, abordando conceitos referentes ao processo de cura do ser humano.

 

Autor: Gabriel Brischi Pires – 10h40

Tema: Ondas Gravitacionais

Sinopse: Descobertas ano passado, as ondas gravitacionais previstas na teoria da relatividade geral de Einstein possibilitam uma nova maneira de observar o universo sem luz, já que estas nunca chegariam aqui.

 

Autor: Laura de Moraes Pedreira – 10h40

Tema: A percepção e o perfil do jovem dentro do Fascismo e Neonazismo

Sinopse: Esta monografia trata do Nazismo e do Fascismo no seu surgimento, e depois na sua atualidade. Trata do perfil dos jovens que aderem ao fascismo ou nazismo, fazendo uma comparação com os grupos neonazistas brasileiros, e os jovens que formam um grupo fascista no filme alemão chamdo “A Onda” (Die Welle, 2009), dirigido por Dennis Gansel.

 

Autor: Luís Emanuel Burlamaqui Lima – 10h40

Tema: Contradições da democracia representativa no Brasil capitalista

Sinopse: Este trabalho pretende discutir em que medida o modelo político representativo resguarda os interesses burgueses, manipulando ideologicamente o proletariado a assumi-los como seus. Com essa finalidade, analisarei se o populismo de Getúlio Vargas contribuiu para implantar um Estado de Bem-Estar Social no Brasil. Apresentarei o contexto histórico e político que levou aos três respectivos golpes de Estado no país, em 1937, 1964 e 2016, numa tentativa de compreender seus processos, que negam a democracia.

 

Autor: Luiza Garcia Lúcio – 10h40

Tema: Revolução Sexual: Transformações e conformismo

Sinopse: Utilizando a Revolução Sexual como objeto de análise, o trabalho questiona quais foram os resultados dessa revolução na sociedade contemporânea e como o capitalismo se apropriou das mudanças geradas.

 

Autor: Marina Gloria MC Comb Bizantino – 10h40

Tema: Como a ansiedade virou uma patologia?

Sinopse: Utilizando como base o livro “Meus Tempos de Ansiedade” e uma série de depoimentos colhidos por meio de um questionário, a ideia desta monografia é discutir o que muitos chamam de “o mal do século”: a ansiedade. Quem são os ansiosos? Como tratar? E o mais importante, como ela passou a ser vista como uma doença? Essas serão algumas das perguntas respondidas durante a apresentação.

 

Autor: Beatriz Martin Dreger – 11h40

Tema: Repressão sexual na sociedade capitalista

Sinopse: Sendo impossível falar da repressão sexual por inteiro, já que a mesma existe desde que nos conhecemos como uma sociedade, estudaremos, então, a repressão sexual em nossa sociedade atual – capitalista, com regras e normas sociais e sexuais –, baseando-se no livro de Marilena Chaui: “Repressão Sexual, Essa Nossa (Des)conhecida”.

 

Autor: David Grzywacz Adler – 11h40

Tema: Bora viajar no tempo! – De acordo com a Ciência, viagem no tempo é possível?

Sinopse: Exploraremos a teoria da relatividade, buracos negros, buracos de minhocas, warp drives, universos paralelos e até mesmo paradoxos maneiros! De forma divertida e interativa, esta monografia é diferente. Um novo estilo de apresentação. Afinal… É um assunto muito complexo; então, por que apresentar de forma tediosa e difícil, se você pode aprender tudo isso da forma mais simples e relax possível?

 

Autor: Isabel Almeida Bender Verrone – 11h40

Tema: As influências do movimento romântico na sociedade atual

Sinopse: Esta monografia trata do movimento romântico e suas influências na cultura do suicídio e na modernidade. Busquei, a partir de algumas obras românticas, analisar como o movimento literário influenciou tempos atuais.

 

Autor: Isabela Taranto Moreira de Mello – 11h40

Tema: Como a curiosidade sobrevive ao sistema formal de ensino?

Sinopse: Da Paideia ao Vestibular, quando foi que substituímos a educação ética pelo ensino pré-programado, onde a individualidade dos alunos é apenas mais um contratempo no desenvolvimento de futuras peças do capitalismo? Uma reflexão crítica sobre o sistema de educação e suas possíveis melhorias (enquanto ainda há tempo).

 

Autor: Júlia Leite Nogueira Sardenberg – 11h40

Tema: O poder dos sonhos na psique humana: controle, significado e terapia dos sonhos

Sinopse: Os sonhos existem desde o começo da nossa existência, e são muito importantes para entendermos melhor o que acontece no nosso inconsciente. Para isso, pesquisei sobre algumas vertentes do sonho, como o significado, sonhos lúcidos e os sonhos como terapia, baseando meus estudos em Freud, Jung, entre outros.

 

Autor: Maria Clara Turri – 11h40

Tema: Darth Vader x Lord Voldemort: A probabilidade de ser mau

Sinopse: “O beijo de amor verdadeiro é a coisa mais poderosa do mundo.” Por meio desta monografia, pretende-se revelar que o poder do amor verdadeiro pode ser usado para o mal; porém, o desconhecimento do amor também pode te guiar para o lado do mal.

 

Autor: Maria Eduarda Haddad Baptista Fonseca de Souza – 11h40

Tema: Sustentabilidade gerando consumidores e ideias melhores no presente, visando à garantia de um futuro melhor para as gerações futuras

Sinopse: Sustentabilidade é um termo utilizado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais das pessoas, sem comprometer o futuro das próximas gerações. A adoção dessas ideias garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento de diversas formas de vida, inclusive a humana.

 

Apresentações do dia 01/11

 

Autor: Felipe Del Guercio Francisco – 07h15

Tema: Quais os limites da perversidade humana?

Sinopse: Embarque comigo em um mundo paralelo e muito misterioso conhecido como Deep-Web, um lugar completamente sem leis, onde o anonimato é crucial. Teorias conspiratórias e verdades que você não pode imaginar que existem. Aqui você encontra o lado mais obscuro e sombrio do ser humano… Prepare sua mente antes de se inscrever.

 

Autor: Helena Meira Iglecio – 07h15

Tema: Será que a Orca, um dos animais mais inteligentes do mundo, deveria ser mantida em cativeiro?

Sinopse: Essa monografia tem como objetivo mostrar como a vida em um cativeiro afeta o psicológico e o físico das Orcas. Na maioria das vezes, os ataques ocorridos são resultados de uma vida em cativeiro, trazendo a ideia de que as Orcas são um dos poucos animais que conseguem pensar antes de agir.

 

Autor: Isabel Brito Misiara – 07h15

Tema: As origens da cultura

Sinopse: Uma visão evolutiva do surgimento da cultura e a comparação entre Neandertais e Humanos modernos em suas capacidades culturais.

 

Autor: Laura Segurado Frare – 07h15

Tema: Das comunidades eclesiais de base à Teologia da Prosperidade: o impacto na religião na formação de um novo sujeito político no Brasil

Sinopse: Estudo sobre a concepção comunitária de salvação da Teologia da Libertação, corrente da Igreja Católica dos anos 60, e sua importância para a formação de um novo sujeito político, em contraposição à Teologia da Prosperidade, presente nas Igrejas Neopentecostais, e o sujeito neoliberal presente no Brasil hoje.

 

Autor: Marina Munhoz xavier – 07h15

Tema: Memórias do Subsolo – uma análise existencialista

Sinopse: Esta monografia vai analisar o livro “Memórias do Subsolo”, do escritor russo Dostoiévisk, a partir da doutrina existencialista de Jean-Paul Sartre.

 

Autor: Mateus Lemos Alves de Souza – 07h15

Tema: Miles Davis e o Jazz: Quebra e continuidade de paradigmas

Sinopse: Por meio de uma análise da história do Jazz, da biografia de Miles Davis e de músicas dos mais diversos artistas, o trabalho discute as rupturas, continuidades e relação aos paradigmas musicais e sociais dos Estados Unidos do início ao final do século XX. A constituição do Jazz como um estilo musical e como um novo paradigma que ao ser criado só será contrariado com a ascensão de Miles Davis.

 

Autor: Alex Bettarello de Oliveira – 08h15

Tema: As cores no cinema

Sinopse: Um importante passo para o mundo cinematográfico foi o filme colorido. Porém, com o tempo, a cor foi sendo banalizada pelo público. Nesta monografia, você verá a psicologia por trás das cores e seu impacto nos filmes. Com isso espero que você tenha outra visão sobre o cinema.

 

Autor: Federico Petiz da Costa Mauro – 08h15

Tema: Breaking como terapia individual e social

Sinopse: O breaking é uma dança da cultura hip-hop. A apresentação da monografia será demonstrativa, para que todos entendam bem os fundamentos da dança. Analiso aspectos históricos do breaking, falo sobre os eventos atuais, mulheres que estão se encaixando mais nessa grande cultura e como funcionam as batalhas nas competições. Por último, resgato aspectos que mostram a dança funcionando como uma terapia individual e social.

 

Autor: Fernanda Maria da Conceição – 08h15

Tema: Precisamos falar sobre Kevin

Sinopse: Como a violência e a dinâmica familiar influenciam psicologicamente a ponto de causar um transtorno mental, com base em uma análise do filme “Precisamos Falar Sobre Kevin”.

 

Autor: Julio Capriglione Zelic – 08h15

Tema: Salvador Allende e o sonho socialista chileno

Sinopse: As políticas do presidente Allende (1970-1973) buscavam transformar o Chile em um país socialista, porém, existiam diversas forças com interesses divergentes. Este estudo busca retratar a oposição que Allende e a classe trabalhadora fizeram ao imperialismo norte-americano e os ataques que sofreram em resposta.

 

Autor: Maria Fernanda Mariz de Oliveira Mendonça de Alvarenga – 08h15

Tema: Qual é o espaço das mulheres dentro dos campos do futebol brasileiro?

Sinopse: A monografia trata da história das mulheres no futebol brasileiro, esporte historicamente machista, pontuando espaços conquistados desde os primórdios de sua chegada ao Brasil até hoje.

 

Autor: Maria Vitória Cardoso Teixeira de Carvalho – 08h15

Tema: A desconstrução de estereótipos femininos nas HQs

Sinopse: O trabalho consiste na criação de uma história em quadrinhos cuja personagem principal não esteja presa a estereótipos machistas característicos desse meio.

 

Autor: Yasmim Buendia Paiva Campo Morial – 08h15

Tema: Da teoria da divisão sexual do trabalho às teorias pós-estruturalistas: as relações sociais de gênero são definidas por uma estrutura única e universal?

Sinopse: Esta monografia busca explicitar o caráter cultural e não natural ou essencial do gênero, para, a partir disto, explicar o surgimento das categorias “homem/mulher”, analisando e comparando diferentes teorias a respeito das relações sociais de gênero.

 

Autor: Cleo Rocha Castanho – 09h15

Tema: Nos tempos modernos de mundos paralelos

Sinopse: Como teorias sobre o tempo estão inseridas no dia a dia/entretenimento do século 20/21. Partindo de teorias sobre tempo e viagem no tempo, explorarei como esse tema está inserido no dia-a-dia e senso comum do século XX / XXI, por séries, filmes, quadrinhos e jogos. Se quiser descobrir o que e como todos estes meios exploram essas teorias venha a minha apresentação. AVISO: Pode conter spoilers venha por sua conta e risco.

 

Autor: Fernando Silva Farah – 09h15

Tema: 18 quilotons

Sinopse: Este trabalho consiste em mostrar ao leitor não só a história da maior arma criada pelo homem, mas também mostrar, com um pequeno aprofundamento, sua construção e consequências.

 

Autor: Gil Fevorini Rampazzo – 09h15

Tema: É possível a mídia ganhar uma eleição?

Sinopse: A ideia da monografia é discutir a capacidade de influência da mídia no julgamento das pessoas e, mais do que isso, refletir se isso ocorre de maneira proposital e efetiva, sobretudo em épocas eleitorais. Para isso será analisado o caso das eleições de 1989, com Collor sendo eleito em meio a uma série de suspeitas. Casos como as eleições municipais de 2016 e o impeachment da presidente Dilma também serão discutidos.

 

Autor: Julia da Costa Terron – 09h15

Tema: De que forma um abuso sexual na infância pode influenciar a formação da personalidade de um indivíduo?

Sinopse: Três estudos de caso foram feitos com a intenção de tentar compreender se um abuso sexual pode ou não influenciar na personalidade de alguém. Além desses estudos de caso, esta monografia conta com algumas pesquisas e reflexões sobre abusos sexuais na infância, com a tentativa de responder à questão-título.

 

Autor: Laura Luedemann Campos – 09h15

Tema: A arte do inconsciente

Sinopse: A arte-terapia como psiquiatria alternativa e humanizadora para a cura de doentes mentais, seguindo o trabalho realizado pela psiquiatra Nise da Silveira no Hospital Psiquiátrico de Engenho de Dentro.

 

Autor: Luiza Jaffé Misiuk Barbosa – 09h15

Tema: Como funciona um método coletivo de cordas e qual a sua história?

Sinopse: O trabalho trata sobre o método Jaffe, um método de ensino coletivo de cordas (violino viola, violoncelo e contrabaixo). Na apresentação, abordarei sua história e um pouco da sua influência na sociedade, além de uma aula prática em que os espectadores terão a primeira aula do método, podendo optar entre um dos instrumentos.

 

Autor: Camila Brasileiro Lima Corrales – 10h40

Tema: O choque ideológico entre o Ocidente e o Oriente Médio: a criação do inimigo mundial

Sinopse: O trabalho trata sobre terrorismo e como este se tornou o inimigo mundial. Abordo temas como a manipulação midiática, o imperialismo dos países ocidentais sobre os países árabes, o 11 de Setembro, entre outros tópicos. Com isso, podemos entender como todos esses aspectos foram fundamentais para o surgimento do radicalismo que existe atualmente.

 

Autor: Jhoão Gabriel Martins Campos de Almeida Arneiro – 10h40

Tema: Guia sobre universos paralelos para leigos

Sinopse: Você já ouviu falar em universos paralelos? Quem sabe não tenha visto um filme ou uma série, lido um livro ou um quadrinho que abordasse esse tema? Caso a resposta seja sim, e você tenha desejo de explorar mais esse maravilhoso universo, me acompanhe nessa viagem e eu te explicarei tudo, ou quase tudo, o que se tem para explicar sobre universos paralelos. Mas não tema se você não compreende nada de ciência ou física, afinal, o principal objetivo aqui é que você – um leigo, não um cientista – assista a esta monografia e compreenda tudo o que cerca essa ideia tão peculiar. Ah! E não pense que eu irei apenas falar da visão científica da coisa; eu também lhe mostrarei interpretações religiosas sobre o assunto. E também mostrar uma hipótese pessoal sobre universos paralelos. E como eu não espero que você saiba algo dos assuntos que abordarei aqui, tudo ocorrerá de um modo mais informal, para que qualquer um possa entender, desde que seja curioso e esteja disposto a desvendar os mistérios do Universo. Até lá!

 

Autor: Lorena Gnaccarini Falavigna – 10h40

Tema: O Tenentismo e a Revolução de 30 com base na revista “A Defesa Nacional”

Sinopse: Este estudo busca, por meio da leitura do historiador Nelson W. Sodré e da revista militar “A Defesa Nacional”, mostrar o papel progressista que teve o exército na História do Brasil, com seus limites e contradições, focando na Revolução de 30 e no movimento tenentista.

 

Autor: Marilia Scharff Bezerra – 10h40

Tema: Vivência do corpo dentro do movimento coordenado: Método M.M. Bézier

Sinopse: Esta apresentação consiste em uma vivência/experiência coletiva de conscientização corporal, dentro do movimento coordenado de M.M. Bézier.

 

Autor: Nicolau Gayotto Conceição – 10h40

Tema: O riso, o ridículo necessário

Sinopse: É uma monografia que tenta investigar todos os segredos que são pouco explorados sobre o riso, analisando várias experiências do nosso cotidiano, para tentar entender por que rimos, como rimos, quais as causas do riso e sua importância para a sociedade em que vivemos.

 

Autor: Rafael Gama Passos – 10h40

Tema: De que maneira a falta de saneamento básico se torna um problema de saúde pública do brasileiro?

Sinopse: Vocês sabem o que é saneamento básico? Milhares de pessoas ao redor do mundo morrem pela falta dele. No meu trabalho, vocês irão entender como esse sistema apareceu no Brasil, a importância dele para nós, e como ele é ou deveria ser trabalhado. Meu objetivo, além do conteúdo que será apresentado, é que vocês vejam que como o saneamento básico é fundamental para todos.

 

Autor: André Rosa Fulgencio – 11h40

Tema: A modernização do pífano na música popular brasileira

Sinopse: O trabalho trata sobre o pífano, uma flauta típica da cultura popular e folclórica do Nordeste brasileiro. Apresento desde as origens do instrumento, sua modernização no século XX, passando pelas mãos de artistas como Gilberto Gil, até hoje em dia, levantando a questão: Como e onde está esse instrumento de origens pré-coloniais nos dias de hoje?

 

Autor: Elisa Bacellar Zilbersztejn – 11h40

Tema: Evasão Escolar no Ensino Médio Público: Cultura de exclusão e fracasso escolar

Sinopse: O trabalho pretende mostrar a evasão escolar (quando o estudante deixa a escola por algum motivo) no Ensino Médio da Escola Pública. Mostra o fracasso escolar e como ele é fruto de uma sociedade desigual e excludente, ou seja, como a cultura de exclusão dentro da escola faz com que o aluno a deixe, e na maioria das vezes acaba recebendo a culpa indevidamente.

 

Autor: Letícia Franklin Vieira – 11h40

Tema: A filosofia do amor através do cinema: um estudo sobre o ser humano

Sinopse: Por meio de uma dinâmica interativa, analisam-se dois filmes populares para responder à pergunta: “quais são os motivos que levam o público a ver filmes românticos?”, ou seja, quais são suas influências e origens.

 

Autor: Marina Araium Alves – 11h40

Tema: TV x YouTube: Convívio ou substituição?

Sinopse: A TV faz parte da vida das pessoas há décadas, mas será que continuará assim? Cada vez mais, o público tem se dividido entre a programação engessada da televisão, com um limite de conteúdos e horários predefinidos, e os vídeos da internet, aos quais podemos assistir quando e onde quisermos. Chegar a uma conclusão seria, no máximo, um exercício de futurologia. Essa mudança está acontecendo agora, está em processo. Aqui, uma análise sobre o desenvolvimento dessa relação de diferentes mídias tão impactantes na vida das pessoas.

 

Autor: Paolo Bendinelli Pasanisi – 11h40

Tema: PAOLÁRIOS: Algo novo na Matemática

Sinopse: Será que já descobriram tudo na Matemática? Na Ciência? No começo do ano fiquei triste concluindo que sim, ou que, ao menos para descobrir algo novo, seriam necessários equipamentos caríssimos e altos conhecimentos… Mas aí eu descobri os Paolários, algo completamente inédito e que funciona em diversos casos. Os Paolários são mais do que um método, uma fórmula; eles se comportam de tal forma que, a princípio, acreditei ter descoberto um novo conjunto numérico. “Na Matemática nada se cria, nada se perde, tudo se descobre.” PASANISI, Paolo.

 

Autor: Yasmin Rodrigues Barranqueiro – 11h40

Tema: Educar e Resistir – A escola pública no sistema capitalista e as ocupações de escolas em 2015

Sinopse: Minha monografia consiste em uma reflexão sobre a escola pública brasileira, suas contradições com o conceito de educação estudado por mim, seus benefícios para o sistema capitalista, suas funções sociais e suas mudanças ao longo da História, junto a uma análise das ocupações de escolas estaduais em 2015.

 

Monografia 2016 – Programação

25/10/2016

Apresentações do dia 31/10

 

Autor: Allan Davi Catach – 07h15

Tema: A influência de Hollywood nos jovens

Sinopse: O cinema hollywoodiano estudado como ferramenta de propaganda e como influência socioeducativa nos jovens, que vivem uma época tão essencial para a formação psicológica e social do ser humano.

 

Autor: Diego Franco de Abreu e Silva – 07h15

Tema: As Sementes da Instabilidade: de que forma as crises financeiras afetam a sociedade?

Sinopse: Este trabalho visa estudar o passado, presente e possível futuro, analisando a maneira como as crises econômicas afetam nossa sociedade. Entender como a economia e as crises afetam nossa sociedade é essencial para compreendermos nossa história e o mundo em que vivemos.

 

Autor: Isadora Totaro Fernandes – 07h15

Tema: Padronização na moda: quanto vale sua identidade?

Sinopse: O século XX carrega a velocidade na fabricação de peças de roupa. O consumo excessivo gerou lojas que visam somente ao lucro. Dentro desse processo, onde está a sua identidade?

 

Autor: Laís Cândido Silva Cruz – 07h15

Tema: Como o ambiente profissional da dança se comporta nos dias de hoje?

Sinopse: O trabalho tem como principal objetivo desmistificar o ambiente da dança. Este estudo contempla uma análise dos bastidores dos espetáculos, a vida cotidiana dos bailarinos e a forte competição presente entre eles. Serão abordados também as condições físicas dos profissionais e os preconceitos que rondam essa profissão.

 

Autor: Túlio Oliveira Bambini – 07h15

Tema: O Ballet Triádico e a Escola de Bauhaus

Sinopse: Esta monografia consiste em uma análise sobre elementos da escola de Bauhaus que, juntos, compõem um conjunto de características que fazem da peça “Ballet Triádico”, de Oskar Schlemmer, uma exclusividade da Escola de Bauhaus.

 

Autor: Dora Barcellos Mendes – 08h15

Tema: Análise do sistema carcerário atual no Brasil

Sinopse: Análise do sistema carcerário, discussão da situação atual dos presídios e propostas de possíveis soluções.

 

Autor: Isadora Pato Abad Barbosa – 08h15

Tema: AS CAUSAS DO MACHISMO “SUTIL” DE QUEM NOS EDUCA: De que maneira o machismo foi/se mantém introjetado na nossa sociedade ao longo dos séculos?

Sinopse: Este trabalho foca nesse machismo que acontece e que é reproduzido todos os dias nas pequenas ações corriqueiras, sem percebermos. E para entender o porquê desse machismo, estudei a origem da família monogâmica, para compreender um pouco mais sobre a forma de casamento que temos na sociedade atual, e como a instituição familiar influencia na criação de crianças que, no futuro, irão reproduzir esse machismo.

 

Autor: Luiza Francisco Uchôa Coqueiro – 08h15

Tema: Medicalização: o método de controle utilizado pelo sistema penitenciário brasileiro

Sinopse: O trabalho consiste na análise sobre o fenômeno da medicalização tão presente nos dias de hoje, e como ele está inserido no cotidiano de um detento. Mostro como esse processo é uma estratégia de controle utilizada pelo sistema penitenciário brasileiro para silenciar os corpos e amenizar os problemas que a prisão enfrenta.

 

Autor: Matheus Garcez Froelich Ferreira – 08h15

Tema: Coletivização da terra na URSS. Desafio da Reforma Agrária

Sinopse: O objetivo do trabalho é discutir e contextualizar a política agrária soviética e seu significado durante a transição socialista da sociedade na URSS (1929-1933), a partir do episódio conhecido como “Fome na Ucrânia”, convertido em um dos principais baluartes do anticomunismo.

 

Autor: Nicolas Bueno Emidio – 08h15

Tema: “O Apocalipse em confetes” – Qual risco as armas nucleares apresentam hoje em dia?

Sinopse: As bombas nucleares existem desde o século passado, mas que risco elas apresentam atualmente? Esta apresentação, por meio do entendimento do papel das bombas nucleares no passado, desde suas variadas estruturas e mecanismos até um embasamento histórico-social, procura analisar os possíveis riscos que as bombas atômicas apresentam hoje em dia.

 

Autor: Pedro Sabino Bueno de Azevedo – 08h15

Tema: Estudo sobre os livros “O Ponto de Mutação” e “A Transparência do Mal”.

Sinopse: Será apresentado as ideias principais destes dois livros, comparando algumas das suas ideias.

 

Autor: Caio Basile – 09h15

Tema: Parkour Art of Motion

Sinopse: O Parkour é um esporte pouco conhecido e visto por muitos como “esporte de idiota” por causa do risco à segurança do esportista. Todo esporte traz consigo riscos, e por mais que o Parkour seja perigoso, por trás dos giros e das movimentações que atraem o público tem muito mais.

 

Autor: Caio Campo Aulicino – 09h15

Tema: O espetáculo reproduz o efeito de manipulação experienciado em “1984”?

Sinopse: Com base na caricatura de uma sociedade completamente manipulada, estudo o espetáculo na realidade com o objetivo de entender até que ponto somos tão iludidos como tais indivíduos.

 

Autor: Helena Bellan de Camargo – 09h15

Tema: Os sentimentos através do tempo: uma análise histórico-social

Sinopse: A monografia trata de analisar os sentimentos através do tempo, entrando em suas bases sociais e químicas, usando como material de análise entrevistas com profissionais da área de Saúde e Educação, além de obras de arte como romances e poemas.

 

Autor: Júlia Beraldi Gomes – 09h15

Tema: Sociedade “malfunction”

Sinopse: A nossa sociedade é cheia de problemas, porém, todas parecem ter um cunho muito parecido e sempre ligados ao preconceito e à descriminação, e assim aceitamos o nosso destino vivendo e nos dividindo em grupos cada vez menores. Agora nos basta pensar: como acabar com esse “mau funcionamento” da nossa sociedade? Até que ponto alcança os nossos preconceitos?

 

Autor: Leonardo Corrêa Camilo Barrionuevo – 09h15

Tema: Ball Culture: intersecções entre raça, classe, identidade de gênero e orientação sexual

Sinopse: O trabalho propõe uma análise de uma subcultura queer negra e sua construção influenciada pelo próprio cenário social que a marginalizava.

 

Autor: Suzana Borges Ribeiro Lemos da Silva – 09h15

Tema: As vertentes da violência de gênero no século XXI

Sinopse: A partir da discussão do que é gênero e como o conhecemos, entender as opressões e violências decorrentes disto, a violência contra a mulher. Mas isto não explica o fato de algumas mulheres permanecerem em relacionamentos abusivos, que perpetuam essas violências, e outras não. Este foi outro tema discutido e pensado nesta monografia.

 

Autor: Amalia Kauffman – 10h40

Tema: Como os traumas de uma pessoa podem afetar o seu desenvolvimento cognitivo?

Sinopse: A partir do Holocausto, analisei como os traumas dos sobreviventes, que perderam parte da sua infância, poderiam afetar o seu desenvolvimento cognitivo.

 

Autor: Carolina Bueno Stefani – 10h40

Tema: A música como instrumento social – Festival de 67

Sinopse: Uma análise do Festival da Música Popular Brasileira de 1967, com a intenção de entender a influência e a relação da música na sociedade.

 

Autor: Débora Landshoff Storch – 10h40

Tema: Do mecanicismo ao holismo – uma reflexão sobre os conceitos de saúde e cura do ser humano

Sinopse: Esta monografia surge a partir de uma inquietação pessoal acerca de uma visão de mundo mecanicista que vem regendo todas as áreas do conhecimento desde o século XVII. E propõe uma mudança de paradigma para uma visão integral, holística, com enfoque na área da saúde, abordando conceitos referentes ao processo de cura do ser humano.

 

Autor: Gabriel Brischi Pires – 10h40

Tema: Ondas Gravitacionais

Sinopse: Descobertas ano passado, as ondas gravitacionais previstas na teoria da relatividade geral de Einstein possibilitam uma nova maneira de observar o universo sem luz, já que estas nunca chegariam aqui.

 

Autor: Laura de Moraes Pedreira – 10h40

Tema: A percepção e o perfil do jovem dentro do Fascismo e Neonazismo

Sinopse: Esta monografia trata do Nazismo e do Fascismo no seu surgimento, e depois na sua atualidade. Trata do perfil dos jovens que aderem ao fascismo ou nazismo, fazendo uma comparação com os grupos neonazistas brasileiros, e os jovens que formam um grupo fascista no filme alemão chamdo “A Onda” (Die Welle, 2009), dirigido por Dennis Gansel.

 

Autor: Luís Emanuel Burlamaqui Lima – 10h40

Tema: Contradições da democracia representativa no Brasil capitalista

Sinopse: Este trabalho pretende discutir em que medida o modelo político representativo resguarda os interesses burgueses, manipulando ideologicamente o proletariado a assumi-los como seus. Com essa finalidade, analisarei se o populismo de Getúlio Vargas contribuiu para implantar um Estado de Bem-Estar Social no Brasil. Apresentarei o contexto histórico e político que levou aos três respectivos golpes de Estado no país, em 1937, 1964 e 2016, numa tentativa de compreender seus processos, que negam a democracia.

 

Autor: Luiza Garcia Lúcio – 10h40

Tema: Revolução Sexual: Transformações e conformismo

Sinopse: Utilizando a Revolução Sexual como objeto de análise, o trabalho questiona quais foram os resultados dessa revolução na sociedade contemporânea e como o capitalismo se apropriou das mudanças geradas.

 

Autor: Marina Gloria MC Comb Bizantino – 10h40

Tema: Como a ansiedade virou uma patologia?

Sinopse: Utilizando como base o livro “Meus Tempos de Ansiedade” e uma série de depoimentos colhidos por meio de um questionário, a ideia desta monografia é discutir o que muitos chamam de “o mal do século”: a ansiedade. Quem são os ansiosos? Como tratar? E o mais importante, como ela passou a ser vista como uma doença? Essas serão algumas das perguntas respondidas durante a apresentação.

 

Autor: Beatriz Martin Dreger – 11h40

Tema: Repressão sexual na sociedade capitalista

Sinopse: Sendo impossível falar da repressão sexual por inteiro, já que a mesma existe desde que nos conhecemos como uma sociedade, estudaremos, então, a repressão sexual em nossa sociedade atual – capitalista, com regras e normas sociais e sexuais –, baseando-se no livro de Marilena Chaui: “Repressão Sexual, Essa Nossa (Des)conhecida”.

 

Autor: David Grzywacz Adler – 11h40

Tema: Bora viajar no tempo! – De acordo com a Ciência, viagem no tempo é possível?

Sinopse: Exploraremos a teoria da relatividade, buracos negros, buracos de minhocas, warp drives, universos paralelos e até mesmo paradoxos maneiros! De forma divertida e interativa, esta monografia é diferente. Um novo estilo de apresentação. Afinal… É um assunto muito complexo; então, por que apresentar de forma tediosa e difícil, se você pode aprender tudo isso da forma mais simples e relax possível?

 

Autor: Isabel Almeida Bender Verrone – 11h40

Tema: As influências do movimento romântico na sociedade atual

Sinopse: Esta monografia trata do movimento romântico e suas influências na cultura do suicídio e na modernidade. Busquei, a partir de algumas obras românticas, analisar como o movimento literário influenciou tempos atuais.

 

Autor: Isabela Taranto Moreira de Mello – 11h40

Tema: Como a curiosidade sobrevive ao sistema formal de ensino?

Sinopse: Da Paideia ao Vestibular, quando foi que substituímos a educação ética pelo ensino pré-programado, onde a individualidade dos alunos é apenas mais um contratempo no desenvolvimento de futuras peças do capitalismo? Uma reflexão crítica sobre o sistema de educação e suas possíveis melhorias (enquanto ainda há tempo).

 

Autor: Júlia Leite Nogueira Sardenberg – 11h40

Tema: O poder dos sonhos na psique humana: controle, significado e terapia dos sonhos

Sinopse: Os sonhos existem desde o começo da nossa existência, e são muito importantes para entendermos melhor o que acontece no nosso inconsciente. Para isso, pesquisei sobre algumas vertentes do sonho, como o significado, sonhos lúcidos e os sonhos como terapia, baseando meus estudos em Freud, Jung, entre outros.

 

Autor: Maria Clara Turri – 11h40

Tema: Darth Vader x Lord Voldemort: A probabilidade de ser mau

Sinopse: “O beijo de amor verdadeiro é a coisa mais poderosa do mundo.” Por meio desta monografia, pretende-se revelar que o poder do amor verdadeiro pode ser usado para o mal; porém, o desconhecimento do amor também pode te guiar para o lado do mal.

 

Autor: Maria Eduarda Haddad Baptista Fonseca de Souza – 11h40

Tema: Sustentabilidade gerando consumidores e ideias melhores no presente, visando à garantia de um futuro melhor para as gerações futuras

Sinopse: Sustentabilidade é um termo utilizado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais das pessoas, sem comprometer o futuro das próximas gerações. A adoção dessas ideias garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento de diversas formas de vida, inclusive a humana.

 

Apresentações do dia 01/11

 

Autor: Felipe Del Guercio Francisco – 07h15

Tema: Quais os limites da perversidade humana?

Sinopse: Embarque comigo em um mundo paralelo e muito misterioso conhecido como Deep-Web, um lugar completamente sem leis, onde o anonimato é crucial. Teorias conspiratórias e verdades que você não pode imaginar que existem. Aqui você encontra o lado mais obscuro e sombrio do ser humano… Prepare sua mente antes de se inscrever.

 

Autor: Helena Meira Iglecio – 07h15

Tema: Será que a Orca, um dos animais mais inteligentes do mundo, deveria ser mantida em cativeiro?

Sinopse: Essa monografia tem como objetivo mostrar como a vida em um cativeiro afeta o psicológico e o físico das Orcas. Na maioria das vezes, os ataques ocorridos são resultados de uma vida em cativeiro, trazendo a ideia de que as Orcas são um dos poucos animais que conseguem pensar antes de agir.

 

Autor: Isabel Brito Misiara – 07h15

Tema: As origens da cultura

Sinopse: Uma visão evolutiva do surgimento da cultura e a comparação entre Neandertais e Humanos modernos em suas capacidades culturais.

 

Autor: Laura Segurado Frare – 07h15

Tema: Das comunidades eclesiais de base à Teologia da Prosperidade: o impacto na religião na formação de um novo sujeito político no Brasil

Sinopse: Estudo sobre a concepção comunitária de salvação da Teologia da Libertação, corrente da Igreja Católica dos anos 60, e sua importância para a formação de um novo sujeito político, em contraposição à Teologia da Prosperidade, presente nas Igrejas Neopentecostais, e o sujeito neoliberal presente no Brasil hoje.

 

Autor: Marina Munhoz xavier – 07h15

Tema: Memórias do Subsolo – uma análise existencialista

Sinopse: Esta monografia vai analisar o livro “Memórias do Subsolo”, do escritor russo Dostoiévisk, a partir da doutrina existencialista de Jean-Paul Sartre.

 

Autor: Mateus Lemos Alves de Souza – 07h15

Tema: Miles Davis e o Jazz: Quebra e continuidade de paradigmas

Sinopse: Por meio de uma análise da história do Jazz, da biografia de Miles Davis e de músicas dos mais diversos artistas, o trabalho discute as rupturas, continuidades e relação aos paradigmas musicais e sociais dos Estados Unidos do início ao final do século XX. A constituição do Jazz como um estilo musical e como um novo paradigma que ao ser criado só será contrariado com a ascensão de Miles Davis.

 

Autor: Alex Bettarello de Oliveira – 08h15

Tema: As cores no cinema

Sinopse: Um importante passo para o mundo cinematográfico foi o filme colorido. Porém, com o tempo, a cor foi sendo banalizada pelo público. Nesta monografia, você verá a psicologia por trás das cores e seu impacto nos filmes. Com isso espero que você tenha outra visão sobre o cinema.

 

Autor: Federico Petiz da Costa Mauro – 08h15

Tema: Breaking como terapia individual e social

Sinopse: O breaking é uma dança da cultura hip-hop. A apresentação da monografia será demonstrativa, para que todos entendam bem os fundamentos da dança. Analiso aspectos históricos do breaking, falo sobre os eventos atuais, mulheres que estão se encaixando mais nessa grande cultura e como funcionam as batalhas nas competições. Por último, resgato aspectos que mostram a dança funcionando como uma terapia individual e social.

 

Autor: Fernanda Maria da Conceição – 08h15

Tema: Precisamos falar sobre Kevin

Sinopse: Como a violência e a dinâmica familiar influenciam psicologicamente a ponto de causar um transtorno mental, com base em uma análise do filme “Precisamos Falar Sobre Kevin”.

 

Autor: Julio Capriglione Zelic – 08h15

Tema: Salvador Allende e o sonho socialista chileno

Sinopse: As políticas do presidente Allende (1970-1973) buscavam transformar o Chile em um país socialista, porém, existiam diversas forças com interesses divergentes. Este estudo busca retratar a oposição que Allende e a classe trabalhadora fizeram ao imperialismo norte-americano e os ataques que sofreram em resposta.

 

Autor: Maria Fernanda Mariz de Oliveira Mendonça de Alvarenga – 08h15

Tema: Qual é o espaço das mulheres dentro dos campos do futebol brasileiro?

Sinopse: A monografia trata da história das mulheres no futebol brasileiro, esporte historicamente machista, pontuando espaços conquistados desde os primórdios de sua chegada ao Brasil até hoje.

 

Autor: Maria Vitória Cardoso Teixeira de Carvalho – 08h15

Tema: A desconstrução de estereótipos femininos nas HQs

Sinopse: O trabalho consiste na criação de uma história em quadrinhos cuja personagem principal não esteja presa a estereótipos machistas característicos desse meio.

 

Autor: Yasmim Buendia Paiva Campo Morial – 08h15

Tema: Da teoria da divisão sexual do trabalho às teorias pós-estruturalistas: as relações sociais de gênero são definidas por uma estrutura única e universal?

Sinopse: Esta monografia busca explicitar o caráter cultural e não natural ou essencial do gênero, para, a partir disto, explicar o surgimento das categorias “homem/mulher”, analisando e comparando diferentes teorias a respeito das relações sociais de gênero.

 

Autor: Cleo Rocha Castanho – 09h15

Tema: Nos tempos modernos de mundos paralelos

Sinopse: Como teorias sobre o tempo estão inseridas no dia a dia/entretenimento do século 20/21. Partindo de teorias sobre tempo e viagem no tempo, explorarei como esse tema está inserido no dia-a-dia e senso comum do século XX / XXI, por séries, filmes, quadrinhos e jogos. Se quiser descobrir o que e como todos estes meios exploram essas teorias venha a minha apresentação. AVISO: Pode conter spoilers venha por sua conta e risco.

 

Autor: Fernando Silva Farah – 09h15

Tema: 18 quilotons

Sinopse: Este trabalho consiste em mostrar ao leitor não só a história da maior arma criada pelo homem, mas também mostrar, com um pequeno aprofundamento, sua construção e consequências.

 

Autor: Gil Fevorini Rampazzo – 09h15

Tema: É possível a mídia ganhar uma eleição?

Sinopse: A ideia da monografia é discutir a capacidade de influência da mídia no julgamento das pessoas e, mais do que isso, refletir se isso ocorre de maneira proposital e efetiva, sobretudo em épocas eleitorais. Para isso será analisado o caso das eleições de 1989, com Collor sendo eleito em meio a uma série de suspeitas. Casos como as eleições municipais de 2016 e o impeachment da presidente Dilma também serão discutidos.

 

Autor: Julia da Costa Terron – 09h15

Tema: De que forma um abuso sexual na infância pode influenciar a formação da personalidade de um indivíduo?

Sinopse: Três estudos de caso foram feitos com a intenção de tentar compreender se um abuso sexual pode ou não influenciar na personalidade de alguém. Além desses estudos de caso, esta monografia conta com algumas pesquisas e reflexões sobre abusos sexuais na infância, com a tentativa de responder à questão-título.

 

Autor: Laura Luedemann Campos – 09h15

Tema: A arte do inconsciente

Sinopse: A arte-terapia como psiquiatria alternativa e humanizadora para a cura de doentes mentais, seguindo o trabalho realizado pela psiquiatra Nise da Silveira no Hospital Psiquiátrico de Engenho de Dentro.

 

Autor: Luiza Jaffé Misiuk Barbosa – 09h15

Tema: Como funciona um método coletivo de cordas e qual a sua história?

Sinopse: O trabalho trata sobre o método Jaffe, um método de ensino coletivo de cordas (violino viola, violoncelo e contrabaixo). Na apresentação, abordarei sua história e um pouco da sua influência na sociedade, além de uma aula prática em que os espectadores terão a primeira aula do método, podendo optar entre um dos instrumentos.

 

Autor: Camila Brasileiro Lima Corrales – 10h40

Tema: O choque ideológico entre o Ocidente e o Oriente Médio: a criação do inimigo mundial

Sinopse: O trabalho trata sobre terrorismo e como este se tornou o inimigo mundial. Abordo temas como a manipulação midiática, o imperialismo dos países ocidentais sobre os países árabes, o 11 de Setembro, entre outros tópicos. Com isso, podemos entender como todos esses aspectos foram fundamentais para o surgimento do radicalismo que existe atualmente.

 

Autor: Jhoão Gabriel Martins Campos de Almeida Arneiro – 10h40

Tema: Guia sobre universos paralelos para leigos

Sinopse: Você já ouviu falar em universos paralelos? Quem sabe não tenha visto um filme ou uma série, lido um livro ou um quadrinho que abordasse esse tema? Caso a resposta seja sim, e você tenha desejo de explorar mais esse maravilhoso universo, me acompanhe nessa viagem e eu te explicarei tudo, ou quase tudo, o que se tem para explicar sobre universos paralelos. Mas não tema se você não compreende nada de ciência ou física, afinal, o principal objetivo aqui é que você – um leigo, não um cientista – assista a esta monografia e compreenda tudo o que cerca essa ideia tão peculiar. Ah! E não pense que eu irei apenas falar da visão científica da coisa; eu também lhe mostrarei interpretações religiosas sobre o assunto. E também mostrar uma hipótese pessoal sobre universos paralelos. E como eu não espero que você saiba algo dos assuntos que abordarei aqui, tudo ocorrerá de um modo mais informal, para que qualquer um possa entender, desde que seja curioso e esteja disposto a desvendar os mistérios do Universo. Até lá!

 

Autor: Lorena Gnaccarini Falavigna – 10h40

Tema: O Tenentismo e a Revolução de 30 com base na revista “A Defesa Nacional”

Sinopse: Este estudo busca, por meio da leitura do historiador Nelson W. Sodré e da revista militar “A Defesa Nacional”, mostrar o papel progressista que teve o exército na História do Brasil, com seus limites e contradições, focando na Revolução de 30 e no movimento tenentista.

 

Autor: Marilia Scharff Bezerra – 10h40

Tema: Vivência do corpo dentro do movimento coordenado: Método M.M. Bézier

Sinopse: Esta apresentação consiste em uma vivência/experiência coletiva de conscientização corporal, dentro do movimento coordenado de M.M. Bézier.

 

Autor: Nicolau Gayotto Conceição – 10h40

Tema: O riso, o ridículo necessário

Sinopse: É uma monografia que tenta investigar todos os segredos que são pouco explorados sobre o riso, analisando várias experiências do nosso cotidiano, para tentar entender por que rimos, como rimos, quais as causas do riso e sua importância para a sociedade em que vivemos.

 

Autor: Rafael Gama Passos – 10h40

Tema: De que maneira a falta de saneamento básico se torna um problema de saúde pública do brasileiro?

Sinopse: Vocês sabem o que é saneamento básico? Milhares de pessoas ao redor do mundo morrem pela falta dele. No meu trabalho, vocês irão entender como esse sistema apareceu no Brasil, a importância dele para nós, e como ele é ou deveria ser trabalhado. Meu objetivo, além do conteúdo que será apresentado, é que vocês vejam que como o saneamento básico é fundamental para todos.

 

Autor: André Rosa Fulgencio – 11h40

Tema: A modernização do pífano na música popular brasileira

Sinopse: O trabalho trata sobre o pífano, uma flauta típica da cultura popular e folclórica do Nordeste brasileiro. Apresento desde as origens do instrumento, sua modernização no século XX, passando pelas mãos de artistas como Gilberto Gil, até hoje em dia, levantando a questão: Como e onde está esse instrumento de origens pré-coloniais nos dias de hoje?

 

Autor: Elisa Bacellar Zilbersztejn – 11h40

Tema: Evasão Escolar no Ensino Médio Público: Cultura de exclusão e fracasso escolar

Sinopse: O trabalho pretende mostrar a evasão escolar (quando o estudante deixa a escola por algum motivo) no Ensino Médio da Escola Pública. Mostra o fracasso escolar e como ele é fruto de uma sociedade desigual e excludente, ou seja, como a cultura de exclusão dentro da escola faz com que o aluno a deixe, e na maioria das vezes acaba recebendo a culpa indevidamente.

 

Autor: Letícia Franklin Vieira – 11h40

Tema: A filosofia do amor através do cinema: um estudo sobre o ser humano

Sinopse: Por meio de uma dinâmica interativa, analisam-se dois filmes populares para responder à pergunta: “quais são os motivos que levam o público a ver filmes românticos?”, ou seja, quais são suas influências e origens.

 

Autor: Marina Araium Alves – 11h40

Tema: TV x YouTube: Convívio ou substituição?

Sinopse: A TV faz parte da vida das pessoas há décadas, mas será que continuará assim? Cada vez mais, o público tem se dividido entre a programação engessada da televisão, com um limite de conteúdos e horários predefinidos, e os vídeos da internet, aos quais podemos assistir quando e onde quisermos. Chegar a uma conclusão seria, no máximo, um exercício de futurologia. Essa mudança está acontecendo agora, está em processo. Aqui, uma análise sobre o desenvolvimento dessa relação de diferentes mídias tão impactantes na vida das pessoas.

 

Autor: Paolo Bendinelli Pasanisi – 11h40

Tema: PAOLÁRIOS: Algo novo na Matemática

Sinopse: Será que já descobriram tudo na Matemática? Na Ciência? No começo do ano fiquei triste concluindo que sim, ou que, ao menos para descobrir algo novo, seriam necessários equipamentos caríssimos e altos conhecimentos… Mas aí eu descobri os Paolários, algo completamente inédito e que funciona em diversos casos. Os Paolários são mais do que um método, uma fórmula; eles se comportam de tal forma que, a princípio, acreditei ter descoberto um novo conjunto numérico. “Na Matemática nada se cria, nada se perde, tudo se descobre.” PASANISI, Paolo.

 

Autor: Yasmin Rodrigues Barranqueiro – 11h40

Tema: Educar e Resistir – A escola pública no sistema capitalista e as ocupações de escolas em 2015

Sinopse: Minha monografia consiste em uma reflexão sobre a escola pública brasileira, suas contradições com o conceito de educação estudado por mim, seus benefícios para o sistema capitalista, suas funções sociais e suas mudanças ao longo da História, junto a uma análise das ocupações de escolas estaduais em 2015.

 

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 97374 – 8388

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2021

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 97374 – 8388

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2021