EFI – 4º e 5º Ano – Acampamento Repúbllica Lago

26/02/2016

Aos Pais dos(as) alunos(as) de 4º e 5º ano,

Estamos nos aproximando da data prevista para o nosso Acampamento Anual, atividade que neste ano reunirá os alunos de 4º e 5º ano. Esse evento é programado para o início do ano escolar, pois isso nos auxilia no processo de adaptação e integração dos grupos.

Conforme o calendário, o Acampamento ocorrerá de 30 de março a 01 de abril:

Grupos/dias 30/03 (4ª feira) 31/03 (5ª feira) 01/04 (6ª feira)
4º e 5º ano Saída da escola às 14h Acampamento Chegada à escola às 19h

Trata-se de uma atividade curricular de integração, que promove o fortalecimento de vínculos entre os alunos e deles conosco. Após vivenciarem situações como dormir fora de casa, cuidar dos próprios pertences, conviver e interagir com os demais colegas, os alunos retornam mais confiantes em nós, mais independentes e próximos entre si.

Daremos início a uma série de conversas em classe sobre essa atividade. É hora dos acordos e combinados necessários à participação de todos. Para isso, pedimos a colaboração de vocês no sentido de nos procurarem caso tenham qualquer dúvida ou caso seu(sua) filho(a) demonstre algum receio ou tenha alguma necessidade, para que possamos, juntos, planejar a melhor forma de atendê-lo(a).

Continuamos mantendo a parceria com o Acampamento Repúbllica Lago, sediado em uma fazenda no interior de São Paulo, a 188 km da capital, próximo à cidade de Leme. Os pais que não conhecem o espaço do Repúbllica Lago podem visitar o site do Acampamento: www.replago.com.br.

O Acampamento Repúbllica Lago conta com instalações adequadas e recursos de qualidade, além de uma equipe de trabalho extremamente cuidadosa, pautada pela mesma concepção educacional da nossa escola, o que favorece uma linguagem comum frente aos alunos. Além dos monitores de lá, professores e orientadores da nossa escola acompanham os alunos em todas as atividades e também durante a noite.

Estamos montando uma programação que considere as necessidades específicas dos diferentes grupos, que mantenha algumas atividades de sucesso garantido (noite da pizza, discoteca “balada”, brincadeiras no lago e trilha na lama) e que proporcione também novidades.

O 5º ano contará com uma programação especial – dormir em barraca, cantar e contar histórias em volta da fogueira, entre outras atividades –, que marca conquistas e ritualiza a finalização do Ensino Fundamental I. A participação de todos é também fundamental em função da elaboração de um jornal sobre o Acampamento a partir de nossos estudos sobre o gênero Notícia.

Em breve enviaremos as fichas de inscrição e saúde, bem como todas as informações necessárias sobre a saída, o retorno e o que levar.

Em relação ao pagamento, conforme previsto em nosso contrato de prestação de serviços, os trabalhos de campo e saídas já discriminados no calendário escolar de 2016 serão cobrados no decorrer do ano, através de boletos bancários. Em breve enviaremos uma circular esclarecendo como será feita essa cobrança.

Esperamos contar com o apoio das famílias para que todos os alunos possam ir e partilhar conosco desse encontro tão especial.

Patrícia Torralba e Adriana Mangabeira
Orientação Pedagógica e Educacional – 4º e 5º ano

EFI – 4º e 5º Ano – Acampamento Repúbllica Lago

26/02/2016