VIII Seminário para Educadores

08/04/2015

 VIII Seminário para Educadores

 

Tema

Metodologia Problematizadora de Ensino

 

Os seminários promovidos pelo Colégio Equipe buscam criar um espaço de estudo e reflexão que possibilite a problematização das experiências docentes em sua relação com o currículo da escola, com a cultura e com as principais tendências em educação.

O objetivo principal do Seminário é compartilhar trabalhos realizados na Escola e estimular boas conversas entre os educadores. Acreditamos que nessas situações quem compartilha seu trabalho amplia a reflexão sobre ele a partir do diálogo com os colegas. Aqueles que participam dos subgrupos de trabalho podem conhecer algumas escolhas curriculares de outros ciclos e também formular questões sobre sua prática.

Ao discutir nossas práticas, concretizamos o caráter coletivo e autoral do nosso trabalho e podemos identificar desafios que nosso projeto político pedagógico encontra na experiência educacional cotidiana.

Nos últimos dois anos, nos dedicamos a refletir sobre nossa concepção de educação e sobre o currículo da escola nas diferentes áreas. Neste ano, elegemos como tema a Metodologia Problematizadora de Ensino. Entendemos que, a partir dessa escolha, podemos considerar os interesses manifestados pelos educadores na avaliação do Seminário 2014 e retomar questões fundantes para a configuração do Projeto Político-Pedagógico da Escola.

 

Objetivo geral

  • Identificar e discutir em que medida as nossas propostas de trabalho permitem que os alunos ampliem os significados que conferem à sua aprendizagem e experiência escolar e desenvolvam a capacidade de ler criticamente o contexto em que estão inseridos.

 

Objetivos específicos

  • Resgatar e disponibilizar os referenciais teóricos que fundamentam a metodologia problematizadora de ensino.
  • Analisar as relações entre diferentes aspectos da nossa prática e a metodologia problematizadora de ensino:
  • projetos de pesquisa como estratégia didática;
  • lugar que professor e aluno ocupam na situação de aprendizagem;
  • manejo coletivo das situações de aprendizagem.
  • Refletir sobre o que esperamos que os alunos aprendam, ou seja, o que esperamos que mude em sua experiência e em sua visão de mundo a partir dessas propostas, e sobre a importância de diferentes aspectos nesse processo – como o recorte de conteúdos, a ênfase em procedimentos (estudo, pesquisa, registro) e/ou no desenvolvimento de habilidades.
  • Refletir sobre os desafios que o trabalho nessa perspectiva traz ao professor.

 

Data: 11 de abril de 2015 das 8h30 às 17h30.

Participantes: Educadores do Colégio Equipe

 

 

Horário

Atividade

8h30

Café e entrega de material

9h

Abertura – Prof.ª. Ausonia

9h10

Prof. Gílson Pedro: A História do Tempo – Parte 2

10h10

Café

10h30

 

Subgrupos de Trabalhos

 

Grupo 1

Relatos:

  • Do olhar do viajante ao saber da experiência escrita, o caderno-objeto do 8º ano (Prof. Maurício Freitas)
  • A escuta: um convite para temas e projetos de pesquisa (Prof.ª Mariana Mantovani e Prof.ª Carolina Padilha)

 

Grupo: Flávia, Leo (EFI), Rosangela, Silvia, Cristina, Ana Luiza Guarnieri, Pedro, Paulo, Martim.
Coordenação: Graça Totaro e Luciana Gamero

 

 

Grupo 2

Relatos:

  • Saresp: o que podemos aprender com essa avaliação? (Prof.ª Eliane Yambanis)
  • Relato sobre a tessitura de respostas para a questão problematização do trabalho de campo do 7º ano: Santos portas abertas para quem e para onde? (Prof.ª Mariana Doneux)

 

Grupo: Gabriela, Homero, Lucia,  Renata, Nelson, Helika, Antonio Carlos, Roosevelt.
Coordenação: Celina Fernandes e Patrícia Torralba

 

 

Grupo 3

Relatos:

  • A temerosa construção de um livro coletivo de medo e terror (Prof.ª Luana Almeida)
  • Proposta para a revisão dos textos dos alunos de 2º a 5º ano do EF I para publicação (Prof.ª Valéria Rodrigo e Bianca Borgianni)

 

Grupo: Anita, Nélia, Sheila, Marina, Luiz Venâncio, Andrea, Chiquinho
Coordenação: Adriana Mangabeira e Ausonia Donato

 

 

Grupo 4

Relatos:

  • Tão perto, tão longe: e leitura de tragédias gregas na escola (Prof. Iuri)
  • Religião e Ciência na sala de aula: conflito paralisador ou situação-problema (Prof. Mauro Pontes)

 

Grupo: Beatriz, Elaine, Gilson, Heloisa, Lilica, Marlito, Felipe Salém, Paula, Leo (Música) e Leonardo (Inglês).
Coordenação: Ana Marotto, Rita e Luis Marcio Barbosa

 

 

Grupo 5

Relatos:

  • O lúdico em sala de aula: propostas do professor e projetos autorais (Prof. Ricardo Bezerra)
  • Do plano para o espaço: introdução à geometria espacial (Prof.ª Roseana Pelloso)

 

Grupo: Bui, Camilla, Célia, Dofona, Patrícia, Carlos Matumoto, Marúcia, Rosana, , Gilberto e Rafael.
Coordenação: Joseane Bomfim e Luciana Fevorini

 

12h30

Almoço

14h

Discussão e síntese nos subgrupos

15h30

Socialização

17h

Avaliação

17h30

Encerramento das atividades

VIII Seminário para Educadores

08/04/2015

 VIII Seminário para Educadores

 

Tema

Metodologia Problematizadora de Ensino

 

Os seminários promovidos pelo Colégio Equipe buscam criar um espaço de estudo e reflexão que possibilite a problematização das experiências docentes em sua relação com o currículo da escola, com a cultura e com as principais tendências em educação.

O objetivo principal do Seminário é compartilhar trabalhos realizados na Escola e estimular boas conversas entre os educadores. Acreditamos que nessas situações quem compartilha seu trabalho amplia a reflexão sobre ele a partir do diálogo com os colegas. Aqueles que participam dos subgrupos de trabalho podem conhecer algumas escolhas curriculares de outros ciclos e também formular questões sobre sua prática.

Ao discutir nossas práticas, concretizamos o caráter coletivo e autoral do nosso trabalho e podemos identificar desafios que nosso projeto político pedagógico encontra na experiência educacional cotidiana.

Nos últimos dois anos, nos dedicamos a refletir sobre nossa concepção de educação e sobre o currículo da escola nas diferentes áreas. Neste ano, elegemos como tema a Metodologia Problematizadora de Ensino. Entendemos que, a partir dessa escolha, podemos considerar os interesses manifestados pelos educadores na avaliação do Seminário 2014 e retomar questões fundantes para a configuração do Projeto Político-Pedagógico da Escola.

 

Objetivo geral

  • Identificar e discutir em que medida as nossas propostas de trabalho permitem que os alunos ampliem os significados que conferem à sua aprendizagem e experiência escolar e desenvolvam a capacidade de ler criticamente o contexto em que estão inseridos.

 

Objetivos específicos

  • Resgatar e disponibilizar os referenciais teóricos que fundamentam a metodologia problematizadora de ensino.
  • Analisar as relações entre diferentes aspectos da nossa prática e a metodologia problematizadora de ensino:
  • projetos de pesquisa como estratégia didática;
  • lugar que professor e aluno ocupam na situação de aprendizagem;
  • manejo coletivo das situações de aprendizagem.
  • Refletir sobre o que esperamos que os alunos aprendam, ou seja, o que esperamos que mude em sua experiência e em sua visão de mundo a partir dessas propostas, e sobre a importância de diferentes aspectos nesse processo – como o recorte de conteúdos, a ênfase em procedimentos (estudo, pesquisa, registro) e/ou no desenvolvimento de habilidades.
  • Refletir sobre os desafios que o trabalho nessa perspectiva traz ao professor.

 

Data: 11 de abril de 2015 das 8h30 às 17h30.

Participantes: Educadores do Colégio Equipe

 

 

Horário

Atividade

8h30

Café e entrega de material

9h

Abertura – Prof.ª. Ausonia

9h10

Prof. Gílson Pedro: A História do Tempo – Parte 2

10h10

Café

10h30

 

Subgrupos de Trabalhos

 

Grupo 1

Relatos:

  • Do olhar do viajante ao saber da experiência escrita, o caderno-objeto do 8º ano (Prof. Maurício Freitas)
  • A escuta: um convite para temas e projetos de pesquisa (Prof.ª Mariana Mantovani e Prof.ª Carolina Padilha)

 

Grupo: Flávia, Leo (EFI), Rosangela, Silvia, Cristina, Ana Luiza Guarnieri, Pedro, Paulo, Martim.
Coordenação: Graça Totaro e Luciana Gamero

 

 

Grupo 2

Relatos:

  • Saresp: o que podemos aprender com essa avaliação? (Prof.ª Eliane Yambanis)
  • Relato sobre a tessitura de respostas para a questão problematização do trabalho de campo do 7º ano: Santos portas abertas para quem e para onde? (Prof.ª Mariana Doneux)

 

Grupo: Gabriela, Homero, Lucia,  Renata, Nelson, Helika, Antonio Carlos, Roosevelt.
Coordenação: Celina Fernandes e Patrícia Torralba

 

 

Grupo 3

Relatos:

  • A temerosa construção de um livro coletivo de medo e terror (Prof.ª Luana Almeida)
  • Proposta para a revisão dos textos dos alunos de 2º a 5º ano do EF I para publicação (Prof.ª Valéria Rodrigo e Bianca Borgianni)

 

Grupo: Anita, Nélia, Sheila, Marina, Luiz Venâncio, Andrea, Chiquinho
Coordenação: Adriana Mangabeira e Ausonia Donato

 

 

Grupo 4

Relatos:

  • Tão perto, tão longe: e leitura de tragédias gregas na escola (Prof. Iuri)
  • Religião e Ciência na sala de aula: conflito paralisador ou situação-problema (Prof. Mauro Pontes)

 

Grupo: Beatriz, Elaine, Gilson, Heloisa, Lilica, Marlito, Felipe Salém, Paula, Leo (Música) e Leonardo (Inglês).
Coordenação: Ana Marotto, Rita e Luis Marcio Barbosa

 

 

Grupo 5

Relatos:

  • O lúdico em sala de aula: propostas do professor e projetos autorais (Prof. Ricardo Bezerra)
  • Do plano para o espaço: introdução à geometria espacial (Prof.ª Roseana Pelloso)

 

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17h30

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Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

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