Monografia 2015 – Programação

02/11/2015

Dia 09/11

 

Autor: Alice de Barros Pires Costa Santos – 09/11 às 07:15

Tema: A Entorpecência do Riso

Sinopse: Rir é usar a química corporal a favor de si. Não obstante, assim como valorizam-se os contornos do corpo por detrás das vestimentas, condiciona-se o riso apenas em momentos delimitados ao “lazer obrigatório”. Este é um trabalho que aborda repressões e incentivos sociais subjetivos e as químicas do riso e de algumas drogas sintéticas.

 

Autor: Ana Beatriz Vicente de Azevedo – 09/11 às 08:15

Tema: Saga mitológica, cultura de massas ou ambas?

Sinopse: A origem de uma saga de filmes que implacou numa geração de certa época de tal maneira que se estendeu para o século seguinte. Por meio do uso de arquétipos e características mitológicas, foi possível planejar uma cultura de massas, que, no entanto, tomou uma dimensão imensuravelmente maior que o planejado.

 

Autor: Ananda Endo – 09/11 às 09:15

Tema: Religião: o objeto da insuficiência

Sinopse: “Só há um ponto fixo. É a nossa própria insuficiência. É daí que é preciso partir.” (Franz Kafka). Um estudo sobre causas e consequências da religiosidade no ser humano, traçando um caminho através das incertezas com as quais nos deparamos diante de nós mesmos. Utilizo como objetos de análise a repressão e a utopia.

 

Autor: Beatriz Iazzetti Fabri – 09/11 às 09:15

Tema: Os reflexos do individualismo nos coletivos da geração pós moderna

Sinopse: Como os fenômenos individualistas do pós-modernismo interferem nos coletivos da geração atual.

 

Autor: Cauê Pilenghi Corrêa Sekiguchi – 09/11 às 09:15

Tema: O vestibular como ferramenta de exclusão social

Sinopse: Em um mundo onde existem mais aspirantes a uma faculdade do que assentos livres para acomodá-los, não se pode abdicar de um método de seleção. Este tem sido o papel do vestibular.Esta monografia tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o papel do vestibular como ferramenta de exclusão social, entendendo seus principais defeitos e características.

 

Autor: Clara Araujo Cornejo – 09/11 às 07:15

Tema: A alimentação e medicação no mundo contemporâneo: os laços ocultos entre agências regulatórias e indústrias e o papel do consumidor ativo.

Sinopse: Uma análise da alimentação e uso de medicamentos ao longo dos séculos e a sua configuração no mundo contemporâneo. O trabalho aborda os processos de aprovação das agências regulatórias e a busca de hábitos alimentares e terapêuticos mais equilibrados.

 

Autor: Clara Ignez Eugénie Checchia Boucher – 09/11 às 08:15

Tema: (d)efeitos colaterais

Sinopse: Esta monografia é uma reflexão sobre a pressão imposta sobre os jovens de hoje em dia para que se encaixem nos padrões de beleza da sociedade e suas consequências, focando, principalmente, na dismorfia corporal/muscular. Será que o problema está realmente no nosso corpo?

 

Autor: Clarice Bandeira de Melo Shiozawa – 09/11 às 08:15

Tema: Diálogo entre dois corpos: Brasil e Japão sob a lente da educação

Sinopse: Esta monografia trata de análises entre os sistemas educacionais brasileiro e japonês. Por meio de construções históricas e simbólicas estabeleço uma relação entre os dois extremos.

 

Autor: Clarice Boal Alberto – 09/11 às 11:40

Tema: O sistema prisional como um reflexo da sociedade brasileira

Sinopse: A monografia trata sobre o sistema prisional brasileiro por meio do histórico de violência das prisões e sua função ao longo do tempo, além de apresentar a condição de injustiça e violência do jovem, pobre e negro (maioria dentro dos presídios) dentro e fora da prisão.

 

Autor: Cynthia Marijke Raicher – 09/11 às 10:40

Tema: Patologia e religião: The People’s Temple, a história de 918 fins

Sinopse: No dia 17 de novembro de 1978, no interno na selva da Guiana Francesa, a cena era de filme de terror na pequena sociedade de Jonestown, comandada pelo pastor Jim Jones. Eram 918 corpos amontoados, 303 deles de crianças e várias embalagens de cianeto ao redor. Quem eram? O que faziam lá? Por que tantos mortos? O que eles viam na morte? Onde estava a patologia envolvida nesse grupo? Essas são as questões que rumaram a minha pesquisa para chegar à triste ralidade nas pessoas abandonadas há mais de 30 anos, mortas na Guiana.

 

Autor: Francisco Haddad Aguerre – 09/11 às 10:40

Tema: Até que ponto estamos submersos nessa Crise Hídrica?

Sinopse: Neste trabalho, procura-se abordar, de forma imparcial, os aspectos da Crise Hídrica no Estado de São Paulo, que se acentuou em 2015, pondo “em xeque” as perspectivas de futuro da população; assim como aborda aspectos ecológicos e políticos que propiciaram o agravamento da situação, Por fim, são analisadas possíveis soluções para amenizar seus efeitos.

 

Autor: Gabriel Preto Lemos Figueiredo – 09/11 às 09:15

Tema: Hip Hop: Respeito e Humildade

Sinopse: Esta monografia aborda a cultura Hip Hop no Brasil e sua devida importância para todos que se identificam com essa consciência. Passando por todos os elementos que, como a vida, o constituem, além do MC, o DJ, o grafite e a dança, a consciência, analisando sua importância nos guetos do Brasil e do mundo por meio de entrevistas com Nabote e D.I.E.L (MC’s) e Beatriz Cerqueira (B.girl).

 

Autor: Gabriela Vasconcellos Crespo – 09/11 às 09:15

Tema: Qual a influência dos sonhos e alucinógenos sobre a memória?

Sinopse: É da natureza humana possuir um mecanismo para lembranças e aprendizados, sendo esse denominado como memória; no entanto, há diversas maneiras que podem causar o distúrbio da mesma. Neste trabalho vou analisar como sonhos e alucinógenos podem afetar a memória e se ambos são ativados na mesma estrutura cerebral.

 

Autor: Guile Michelino – 09/11 às 10:40

Tema: Construção da Linguagem dos Sonhos

Sinopse: Esta monografia mostra uma reflexão acerca da construção de uma linguagem onírica, com base em experiências pessoais em que produzi um diário de sonhos e desenhos.

 

Autor: Guilherme Ricci Fojo – 09/11 às 11:40

Tema: Alunos do Equipe opressores ou oprimidos: uma reflexão sobre aspectos da pedagogia de Paulo Freire no Equipe

Sinopse: Baseando-se no livro “Pedagogia do Oprimido”, este trabalho busca possíveis relações entre a pedagogia vivida ao longo dos três anos do Ensino Médio no Colégio Equipe e a pedagogia apresentada por Paulo Freire.

 

Autor: Gustavo Beckenkamp Carramenha Lacerda de Almeida – 09/11 às 09:15

Tema: A importância do som no cinema

Sinopse: O que é o som no cinema? Para muitos, o som passa despercebido, mas a sua importância é muito maior de que muitos imaginam. O meu trabalho ira abordar o processo de composição do som e toda a historia que este componente do cinema passou, desde a sua origem até os dias de hoje, para no final mostrar qual é a sua importância.

 

Autor: Ivan Kuvasney Lima – 09/11 às 08:15

Tema: O Matemático

Sinopse: Esta monografia pretende mostrar um pouco da história da matemática, apresentando alguns matemáticos famosos, e analisar como o trabalho do pesquisador matemático mudou através dos tempos.

 

Autor: Laura Xavier Isnard – 09/11 às 08:15

Tema: Fazer-se com o que fazem de nós.

Sinopse: Esta monografia é um estudo sobre o Existencialismo a partir de Sartre.Um dos objetivos é trazer conceitos fundamentais deste pensamento para construir uma analise sobre a tensão dialética que percorre o homem e o meio.

 

Autor: Luiza Bergamin Portella – 09/11 às 07:15

Tema: A cidade de São Paulo com e sem o Elevado: Como a cidade é vista em vários modelos de planejamento urbano

Sinopse: No trabalho, a cidade de São Paulo e as mudanças causadas pelo Elevado Costa e Silva são analisadas a partir de visões da cidade em geral, as questões atuais em relação ao Elevado e as propostas de solução para o mesmo.

 

Autor: Luiza Gallo Favareto – 09/11 às 10:40

Tema: Como se dão os laços afetivos e as relações de intimidade nas redes sociais?

Sinopse: Esta monografia tem como objetivo entender como se dão os laços afetivos e as relações de intimidade nesta nova Era de informação digital, bem como refletir sobre a existência de privacidade dentro das redes sociais.

 

Autor: Maíra Nogueira Marques – 09/11 às 11:40

Tema: Sexualidade nos Vampiros Melancólicos

Sinopse: Análise de aspectos da sexualidade feminina presentes na figura do vampiro em obras a partir de 1975, como os filmes “Amantes Eternos” e “Byzantium”, segundo o conceito de tabu de Sigmund Freud.

 

Autor: Mirella Ramos Santos – 09/11 às 11:40

Tema: Representatividade feminina no Cinema

Sinopse: Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente a representatividade feminina no Cinema, dando maior enfoque ao starsystem norte-americano, à objetificação da mulher, tanto na sociedade quanto no Cinema, à diferença entre persona e artista, à cultura de massas, e o desenvolvimento da mulher pós-moderna, com grande enfoque em Audrey Hepburn e Marilyn Monroe, que são grandes representantes dos dois estereótipos de mulheres representados até os anos 60 no Cinema.

 

Autor: Nina Gagliardi Kaufmann – 09/11 às 07:15

Tema: Feminismo radical: A teoria dos privilégios e a inação

Sinopse: Esta monografia tem o objetivo de destrinchar as contradições do feminismo radical, entendendo sua gênese e desenvolvimento dentro do modo capitalista de produção.

 

Autor: Patrick Guerra Peixe Kohout – 09/11 às 11:40

Tema: O papel da fotografia na sociedade atual.

Sinopse: Esta monografia relata a breve história da evolução da fotografia até o momento atual, abrangendo conceitos e dados para o esclarecimento do papel da fotografia na sociedade atual.

 

Autor: Pedro Paulo Raphaelian Cardoso Matos do Nascimento – 09/11 às 07:15

Tema: “O Prazer pelo Desprazer” – Relações entre a psique humana e os filmes de terror.

Sinopse: Este trabalho tem como objectivos reunir e explorar pesquisas, já realizadas, com a temática abrangente do inconsciente humano e fazer uma conexão com os filmes de gênero terror. Como resultado, busquei trazer o porquê do público se interessar por elementos que o amedrontam e que geram desconforto.

 

Autor: Viviana Vellardi Lancetti – 09/11 às 11:40

Tema: Consultório de Rua

Sinopse: Esta monografia pretende abordar os motivos que levaram o Projeto Consultório de Rua, destinado à população em situação de rua que faz uso de drogas, a funcionar do jeito como é atualmente.

 

Autor: Yasmin Tavares Bosco Montanar Franco – 09/11 às 10:40

Tema: O corpo da mulher, pertence a ela?

Sinopse: Como e de que modo a mulher é retratada na mídia e como essa legitima e estimula a violência. Uma discussão sobre o ideal de beleza feminino inalcançável e inexistente, a sexualidade das mulheres e como isso torna a violência mais frequente e a saúde pública um problema social gerado pela mídia.

 

Dia 10/11

 

Autor: Beatriz Garcia Lucio – 10/11 às 10:40

Tema: Oráculos e Ciência: é possível estabelecer essa relação?

Sinopse: A monografia procura discutir a relação entre ciência e conhecimento a partir do estudo de dois oráculos, o I ching e o Tarô, abordando como os mesmos foram utilizados por Jung na formulação de conceitos da psicologia analítica.

 

Autor: Bruna Ribeiro Pedroso – 10/11 às 10:40

Tema: Em que medida a concepção do brincar na pedagogia orgânica se contrasta com a do currículo nacional?

Sinopse: Esta monografia aborda as brincadeiras na pedagogia infantil, comparando o currículo de escola pública e de escola particular. Analisarei também a importância das brincadeiras na infância e a relação das crianças com elas hoje.

 

Autor: Camila Catellani Balazs Vieira – 10/11 às 07:15

Tema: As crianças e as televidências na contemporaneidade

Sinopse: Esta monografia é um estudo sobre a relevância da televisão no cotidiano e na produção de sentidos das crianças nos dias atuais. Abordo a construção histórica do sentimento de infância e do receptor televisivo, relacionando com as macro e micromediações.

 

Autor: Gabriel Funke Diniz – 10/11 às 09:15

Tema: Mangá: um documento histórico

Sinopse: A proposta desta monografia é tornar visivel uma ligação entre a situação do Japão na Segunda Guerra Mundial e as histórias em quadrinhos japoneses – o “Mangá” – já que a primeira impressão que se tem é de que ambos pertencem a esferas nas quais não existem intersecções. É essa alienação que a monografia irá trabalhar, e aproximá-las para compreendermos que, na verdade, essas esferas foram, em algum momento, interdependentes.

 

Autor: Giulia Fernandes Guedes – 10/11 às 09:15

Tema: A eficiência da propaganda infantil na sociedade moderna

Sinopse: O objetivo do estudo foi mostrar como as crianças estão tendo as fases de suas vidas antecipadas. A compreensão do conceito de mimese de Walter Benjamin é fundamental para entender a eficácia da propaganda.

 

Autor: Giulia Luppi Sala – 10/11 às 07:15

Tema: A festa do bumba meu boi no Morro do Querosene

Sinopse: Neste trabalho analiso a festa do boi no Morro do Querosene, abordando os aspectos da cultura popular, da localidade dessa manifestação cultura e a relação dos participantes e dos moradores com a festa.

 

Autor: Iury de Sá Martins – 10/11 às 10:40

Tema: Batman: O Manicômio de Gotham

Sinopse: Uma sintese e reflexão sobre como a loucura se comporta no universo de Batman mais recente do cinema, e os elementos sociais e espaciais que envolvem todo o processo para que essa relação de cidade caótica se apresente. Além disso, um paralelo de sua relação com as cidades modernas não ficcionais.

 

Autor: João Pedro Zelante Maryssael Moita Pereira – 10/11 às 09:15

Tema: Quais os possíveis benefícios, prejuízos, mistérios, mitos e verdades sobre a legalização da maconha no Brasil?

Sinopse: Esta monografia pretende contar a história da maconha e sua relação com nossa sociedade, desmistificar as mentiras e poder esclarecer as verdades sobre o assunto. A ideia principal é analisar os modelos de legalização existentes pelo mundo, e verificar se haveria algum modelo que se encaixasse bem no Brasil, tanto no âmbito social quanto no economico.

 

Autor: Julia Figueiredo Dias – 10/11 às 09:15

Tema: Andy Warhol

Sinopse: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a reprodutibilidade técnica da obra de arte a partir de análises críticas das obras de Andy Warhol, grande nome do movimento artístico da Arte Pop.

 

Autor: Lucas Barreiros Schranck de Martini – 10/11 às 08:15

Tema: Como fazer um grande espetáculo?

Sinopse: Na minha monografia fiz pesquisas e estudei sistemas de som, iluminação e a acústica com um projeto de palco para show, baseado nós meus próprios critérios.

 

Autor: Luisa Silva Vaz de Almeida – 10/11 às 08:15

Tema: Um estudo da arte como instrumento persuasivo da massa

Sinopse: Da apropriação de símbolos à criação de caricaturas: quais as técnicas e os campos de atuação do ministério da propaganda de Hitler, antes e durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto o nacional-socialismo vigorava.

 

Autor: Luiza Annoni Albuquerque – 10/11 às 11:40

Tema: Realidade social

Sinopse: A fim de entender fenômenos contemporâneos, volto meu olhar para estudos das estruturas de consenso que constitui uma realidade social em que os indivíduos dessa tal sociedade reproduzem em seu convívio público. Trazendo assim esse conhecimento para os tempos de hoje, para as sociedades baseadas no sistema capitalista; e traçando tais consensos .

 

Autor: Luiza Belluci Dantas – 10/11 às 07:15

Tema: 1936: A junção entre política, esporte e propaganda.

Sinopse: Este trabalho investiga as Olimpíadas de 1936 que ocorreram em Berlim durante o período nazista. Os Jogos Olímpicos dessa época foram fundamentais para o regime hitlerista enganar o mundo, exibindo uma Alemanha “pacífica e tolerante”. Também veremos como os nazistas se apropriaram das Olimpíadas da Grécia Antiga, do Olimpismo e dos ideais estéticos gregos, por meio de uma vasta máquina de propaganda, para promover um dos eventos públicos mais controversos da História.

 

Autor: Luiza de Oliveira Chiachiri – 10/11 às 11:40

Tema: Harry Potter e as Fantasias do Mundo – As influências das mitologias na construção do mundo de Harry Potter

Sinopse: No famoso mundo de Harry Potter, a narrativa se apropria de diferentes mitos que há muito estão em nossa imaginação. Este trabalho pretende mostrar como esses mitos são retratados e como se dá sua influência na sociedade por meio de seus elementos fantásticos.

 

Autor: Mariana Dante Landshoff – 10/11 às 11:40

Tema: A produção de indivíduos melancólicos na contemporaneidade

Sinopse: Trata-se de reflexões sobre o indivíduo em seu meio de convívio. As principais temáticas estudadas foram a depressão melancólica como produto de um contexto social, a produção dos “estranhos” à sociedade, pensamento e emoção.

 

Autor: Mateus Leite Vieira de Castro Nunes Pereira – 10/11 às 10:40

Tema: A facção criminosa no Brasil

Sinopse: Uma análise do surgimento e das ações das organizações criminosas no Brasil, tomando como base de estudo o Comando Vermelho.

 

Autor: Milah de Oliveira Wainer – 10/11 às 10:40

Tema: A prática da violência como punição no contexto de desenvolvimento social

Sinopse: Uma análise comparativa dos mecanismos de repressão do Estado em manifestações públicas, remetendo ao contexto ditatorial, enquanto tentativa de compreensão do apelo por intervenções militares num período de crise política e econômica.

 

Autor: Pedro Brandão Rocha – 10/11 às 11:40

Tema: O que está sendo comercializado no mercado da música?

Sinopse: Este trabalho pretende trazer uma discussão acerca do que está sendo comercializado no mercado da música; se é realmente a música como sendo a arte expressa por meio da organização modal de sons dentro de um ritmo, harmonia e melodia ou uma eventual etiqueta social que compramos e vestimos como se fosse uma camiseta.

 

Autor: Pedro Victor Graciosa Manfredo – 10/11 às 07:15

Tema: Análise de uma sociedade atual infantilizada pelo viés do consumo.

Sinopse: A monografia consiste em uma analise de como se expressa uma infantilização na sociedade de hoje em dia. Considerando o consumo como o fator principal para este problema, será abordado os efeitos dessa infantilização e como ela foi gerada.

 

Autor: Rafael Ribeiro Roberto – 10/11 às 08:15

Tema: O legado do fogo na sociedade humana

Sinopse: Nesta monografia irei realizar uma introdução ao fogo, existência de grande importância que possibilitou a nossa permanência tanto quanto nosso desenvolvimento e a criação de todo o mundo como conhecemos hoje. Serão apresentados aspectos físicos/técnicos junto de informações voltadas para o seu lado místico/religioso.

 

Autor: Sofia Mafra Mistieri Pereira Lima – 10/11 às 09:15

Tema: Civilização em Conflito

Sinopse: Com base na leitura de “O mal-estar na civilização”, de Sigmund Freud. Provada a necessidade da formação de grupos para a sobrevivência do homem e, assim, a indispensabilidade de um conjunto de normas para uma sociedade funcional, pode-se perceber a importância de ajustes de comportamento muitas vezes repressivos. Se a repressão de alguns impulsos se mostra inevitável e ao mesmo tempo dolorosa, como o homem lida com esse mal-estar?

 

Autor: Sofia Müller Pereira – 10/11 às 08:15

Tema: O que significa ser especial? A importância da educação no desenvolvimento da criança autista

Sinopse: Esta monografia discute as diferentes abordagens do conceito de deficiência e apresenta um estudo sobre o autismo e os modelos históricos de deficiência, fazendo uma análise dos diferentes métodos educativos que incluem a pessoa com necessidades especiais e sua importância para o desenvolvimento das crianças.

 

Autor: Teresa França Pinto Nascimento – 10/11 às 09:15

Tema: AID$: Doença sexualmente transmissível ou doença da indústria?

Sinopse: Trabalho realizado por meio do estudo das teorias de denialims Aids (teorias que negam a relação entre o retrovírus HIV e o desenvolvimento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Estas teorias sugerem novas causas para a doença, como o AZT, o primeiro remédio criado para combater a síndrome; supostamente Aids por prescrição médica. A monografia busca relacionar a indústria farmacêutica com a importância da saúde pública preventiva por meio da análise da questão no Brasil, país exemplo no tratamento da Aids.

 

Autor: Tom de Souza Freire – 10/11 às 11:40

Tema: Povo, Terra e Estado: uma análise da experiência de Zapata na Revolução Mexicana

Sinopse: A partir de um estudo sobre a Revolução Mexicana (1910 – 1920), pretende-se introduzir a análise de um dos principais eixos da luta armada da Revolução: o estado de Morelos e seu líder, Emiliano Zapata. A apresentação contará com análise de documentos, fatos e produções artísticas que fundamentam as conclusões do autor.

 

Autor: Tomás Miragaia Schmiegelow – 10/11 às 07:15

Tema: Como o grafite pode ser utilizado como uma ferramente crítica?

Sinopse: Uma parede branca agora pintada. O que mudará na vida em meio à cidade cinza?

 

Autor: Victoria Camara Romano – 10/11 às 08:15

Tema: A concepção de capital nos diferentes modelos políticos

Sinopse: Este trabalho busca apresentar as propostas habitualmente expostas como forma de solucionar os problemas da desigualdade no mundo contemporâneo, tendo em vista a questão da redistribuição de capital.

 

Autor: Vitor Teixeira Abrantes – 10/11 às 10:40

Tema: Tempo e sua percepção

Sinopse: Como você percebe o tempo? Como você acha que os antigos egípcios percebiam o tempo? Será que era de uma maneira muito distinta da sua? Caso queira descobrir a resposta destas e de outras perguntas referentes ao tempo, este pode ser o trabalho para você.

 

Monografia 2015 – Programação

02/11/2015

Dia 09/11

 

Autor: Alice de Barros Pires Costa Santos – 09/11 às 07:15

Tema: A Entorpecência do Riso

Sinopse: Rir é usar a química corporal a favor de si. Não obstante, assim como valorizam-se os contornos do corpo por detrás das vestimentas, condiciona-se o riso apenas em momentos delimitados ao “lazer obrigatório”. Este é um trabalho que aborda repressões e incentivos sociais subjetivos e as químicas do riso e de algumas drogas sintéticas.

 

Autor: Ana Beatriz Vicente de Azevedo – 09/11 às 08:15

Tema: Saga mitológica, cultura de massas ou ambas?

Sinopse: A origem de uma saga de filmes que implacou numa geração de certa época de tal maneira que se estendeu para o século seguinte. Por meio do uso de arquétipos e características mitológicas, foi possível planejar uma cultura de massas, que, no entanto, tomou uma dimensão imensuravelmente maior que o planejado.

 

Autor: Ananda Endo – 09/11 às 09:15

Tema: Religião: o objeto da insuficiência

Sinopse: “Só há um ponto fixo. É a nossa própria insuficiência. É daí que é preciso partir.” (Franz Kafka). Um estudo sobre causas e consequências da religiosidade no ser humano, traçando um caminho através das incertezas com as quais nos deparamos diante de nós mesmos. Utilizo como objetos de análise a repressão e a utopia.

 

Autor: Beatriz Iazzetti Fabri – 09/11 às 09:15

Tema: Os reflexos do individualismo nos coletivos da geração pós moderna

Sinopse: Como os fenômenos individualistas do pós-modernismo interferem nos coletivos da geração atual.

 

Autor: Cauê Pilenghi Corrêa Sekiguchi – 09/11 às 09:15

Tema: O vestibular como ferramenta de exclusão social

Sinopse: Em um mundo onde existem mais aspirantes a uma faculdade do que assentos livres para acomodá-los, não se pode abdicar de um método de seleção. Este tem sido o papel do vestibular.Esta monografia tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o papel do vestibular como ferramenta de exclusão social, entendendo seus principais defeitos e características.

 

Autor: Clara Araujo Cornejo – 09/11 às 07:15

Tema: A alimentação e medicação no mundo contemporâneo: os laços ocultos entre agências regulatórias e indústrias e o papel do consumidor ativo.

Sinopse: Uma análise da alimentação e uso de medicamentos ao longo dos séculos e a sua configuração no mundo contemporâneo. O trabalho aborda os processos de aprovação das agências regulatórias e a busca de hábitos alimentares e terapêuticos mais equilibrados.

 

Autor: Clara Ignez Eugénie Checchia Boucher – 09/11 às 08:15

Tema: (d)efeitos colaterais

Sinopse: Esta monografia é uma reflexão sobre a pressão imposta sobre os jovens de hoje em dia para que se encaixem nos padrões de beleza da sociedade e suas consequências, focando, principalmente, na dismorfia corporal/muscular. Será que o problema está realmente no nosso corpo?

 

Autor: Clarice Bandeira de Melo Shiozawa – 09/11 às 08:15

Tema: Diálogo entre dois corpos: Brasil e Japão sob a lente da educação

Sinopse: Esta monografia trata de análises entre os sistemas educacionais brasileiro e japonês. Por meio de construções históricas e simbólicas estabeleço uma relação entre os dois extremos.

 

Autor: Clarice Boal Alberto – 09/11 às 11:40

Tema: O sistema prisional como um reflexo da sociedade brasileira

Sinopse: A monografia trata sobre o sistema prisional brasileiro por meio do histórico de violência das prisões e sua função ao longo do tempo, além de apresentar a condição de injustiça e violência do jovem, pobre e negro (maioria dentro dos presídios) dentro e fora da prisão.

 

Autor: Cynthia Marijke Raicher – 09/11 às 10:40

Tema: Patologia e religião: The People’s Temple, a história de 918 fins

Sinopse: No dia 17 de novembro de 1978, no interno na selva da Guiana Francesa, a cena era de filme de terror na pequena sociedade de Jonestown, comandada pelo pastor Jim Jones. Eram 918 corpos amontoados, 303 deles de crianças e várias embalagens de cianeto ao redor. Quem eram? O que faziam lá? Por que tantos mortos? O que eles viam na morte? Onde estava a patologia envolvida nesse grupo? Essas são as questões que rumaram a minha pesquisa para chegar à triste ralidade nas pessoas abandonadas há mais de 30 anos, mortas na Guiana.

 

Autor: Francisco Haddad Aguerre – 09/11 às 10:40

Tema: Até que ponto estamos submersos nessa Crise Hídrica?

Sinopse: Neste trabalho, procura-se abordar, de forma imparcial, os aspectos da Crise Hídrica no Estado de São Paulo, que se acentuou em 2015, pondo “em xeque” as perspectivas de futuro da população; assim como aborda aspectos ecológicos e políticos que propiciaram o agravamento da situação, Por fim, são analisadas possíveis soluções para amenizar seus efeitos.

 

Autor: Gabriel Preto Lemos Figueiredo – 09/11 às 09:15

Tema: Hip Hop: Respeito e Humildade

Sinopse: Esta monografia aborda a cultura Hip Hop no Brasil e sua devida importância para todos que se identificam com essa consciência. Passando por todos os elementos que, como a vida, o constituem, além do MC, o DJ, o grafite e a dança, a consciência, analisando sua importância nos guetos do Brasil e do mundo por meio de entrevistas com Nabote e D.I.E.L (MC’s) e Beatriz Cerqueira (B.girl).

 

Autor: Gabriela Vasconcellos Crespo – 09/11 às 09:15

Tema: Qual a influência dos sonhos e alucinógenos sobre a memória?

Sinopse: É da natureza humana possuir um mecanismo para lembranças e aprendizados, sendo esse denominado como memória; no entanto, há diversas maneiras que podem causar o distúrbio da mesma. Neste trabalho vou analisar como sonhos e alucinógenos podem afetar a memória e se ambos são ativados na mesma estrutura cerebral.

 

Autor: Guile Michelino – 09/11 às 10:40

Tema: Construção da Linguagem dos Sonhos

Sinopse: Esta monografia mostra uma reflexão acerca da construção de uma linguagem onírica, com base em experiências pessoais em que produzi um diário de sonhos e desenhos.

 

Autor: Guilherme Ricci Fojo – 09/11 às 11:40

Tema: Alunos do Equipe opressores ou oprimidos: uma reflexão sobre aspectos da pedagogia de Paulo Freire no Equipe

Sinopse: Baseando-se no livro “Pedagogia do Oprimido”, este trabalho busca possíveis relações entre a pedagogia vivida ao longo dos três anos do Ensino Médio no Colégio Equipe e a pedagogia apresentada por Paulo Freire.

 

Autor: Gustavo Beckenkamp Carramenha Lacerda de Almeida – 09/11 às 09:15

Tema: A importância do som no cinema

Sinopse: O que é o som no cinema? Para muitos, o som passa despercebido, mas a sua importância é muito maior de que muitos imaginam. O meu trabalho ira abordar o processo de composição do som e toda a historia que este componente do cinema passou, desde a sua origem até os dias de hoje, para no final mostrar qual é a sua importância.

 

Autor: Ivan Kuvasney Lima – 09/11 às 08:15

Tema: O Matemático

Sinopse: Esta monografia pretende mostrar um pouco da história da matemática, apresentando alguns matemáticos famosos, e analisar como o trabalho do pesquisador matemático mudou através dos tempos.

 

Autor: Laura Xavier Isnard – 09/11 às 08:15

Tema: Fazer-se com o que fazem de nós.

Sinopse: Esta monografia é um estudo sobre o Existencialismo a partir de Sartre.Um dos objetivos é trazer conceitos fundamentais deste pensamento para construir uma analise sobre a tensão dialética que percorre o homem e o meio.

 

Autor: Luiza Bergamin Portella – 09/11 às 07:15

Tema: A cidade de São Paulo com e sem o Elevado: Como a cidade é vista em vários modelos de planejamento urbano

Sinopse: No trabalho, a cidade de São Paulo e as mudanças causadas pelo Elevado Costa e Silva são analisadas a partir de visões da cidade em geral, as questões atuais em relação ao Elevado e as propostas de solução para o mesmo.

 

Autor: Luiza Gallo Favareto – 09/11 às 10:40

Tema: Como se dão os laços afetivos e as relações de intimidade nas redes sociais?

Sinopse: Esta monografia tem como objetivo entender como se dão os laços afetivos e as relações de intimidade nesta nova Era de informação digital, bem como refletir sobre a existência de privacidade dentro das redes sociais.

 

Autor: Maíra Nogueira Marques – 09/11 às 11:40

Tema: Sexualidade nos Vampiros Melancólicos

Sinopse: Análise de aspectos da sexualidade feminina presentes na figura do vampiro em obras a partir de 1975, como os filmes “Amantes Eternos” e “Byzantium”, segundo o conceito de tabu de Sigmund Freud.

 

Autor: Mirella Ramos Santos – 09/11 às 11:40

Tema: Representatividade feminina no Cinema

Sinopse: Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente a representatividade feminina no Cinema, dando maior enfoque ao starsystem norte-americano, à objetificação da mulher, tanto na sociedade quanto no Cinema, à diferença entre persona e artista, à cultura de massas, e o desenvolvimento da mulher pós-moderna, com grande enfoque em Audrey Hepburn e Marilyn Monroe, que são grandes representantes dos dois estereótipos de mulheres representados até os anos 60 no Cinema.

 

Autor: Nina Gagliardi Kaufmann – 09/11 às 07:15

Tema: Feminismo radical: A teoria dos privilégios e a inação

Sinopse: Esta monografia tem o objetivo de destrinchar as contradições do feminismo radical, entendendo sua gênese e desenvolvimento dentro do modo capitalista de produção.

 

Autor: Patrick Guerra Peixe Kohout – 09/11 às 11:40

Tema: O papel da fotografia na sociedade atual.

Sinopse: Esta monografia relata a breve história da evolução da fotografia até o momento atual, abrangendo conceitos e dados para o esclarecimento do papel da fotografia na sociedade atual.

 

Autor: Pedro Paulo Raphaelian Cardoso Matos do Nascimento – 09/11 às 07:15

Tema: “O Prazer pelo Desprazer” – Relações entre a psique humana e os filmes de terror.

Sinopse: Este trabalho tem como objectivos reunir e explorar pesquisas, já realizadas, com a temática abrangente do inconsciente humano e fazer uma conexão com os filmes de gênero terror. Como resultado, busquei trazer o porquê do público se interessar por elementos que o amedrontam e que geram desconforto.

 

Autor: Viviana Vellardi Lancetti – 09/11 às 11:40

Tema: Consultório de Rua

Sinopse: Esta monografia pretende abordar os motivos que levaram o Projeto Consultório de Rua, destinado à população em situação de rua que faz uso de drogas, a funcionar do jeito como é atualmente.

 

Autor: Yasmin Tavares Bosco Montanar Franco – 09/11 às 10:40

Tema: O corpo da mulher, pertence a ela?

Sinopse: Como e de que modo a mulher é retratada na mídia e como essa legitima e estimula a violência. Uma discussão sobre o ideal de beleza feminino inalcançável e inexistente, a sexualidade das mulheres e como isso torna a violência mais frequente e a saúde pública um problema social gerado pela mídia.

 

Dia 10/11

 

Autor: Beatriz Garcia Lucio – 10/11 às 10:40

Tema: Oráculos e Ciência: é possível estabelecer essa relação?

Sinopse: A monografia procura discutir a relação entre ciência e conhecimento a partir do estudo de dois oráculos, o I ching e o Tarô, abordando como os mesmos foram utilizados por Jung na formulação de conceitos da psicologia analítica.

 

Autor: Bruna Ribeiro Pedroso – 10/11 às 10:40

Tema: Em que medida a concepção do brincar na pedagogia orgânica se contrasta com a do currículo nacional?

Sinopse: Esta monografia aborda as brincadeiras na pedagogia infantil, comparando o currículo de escola pública e de escola particular. Analisarei também a importância das brincadeiras na infância e a relação das crianças com elas hoje.

 

Autor: Camila Catellani Balazs Vieira – 10/11 às 07:15

Tema: As crianças e as televidências na contemporaneidade

Sinopse: Esta monografia é um estudo sobre a relevância da televisão no cotidiano e na produção de sentidos das crianças nos dias atuais. Abordo a construção histórica do sentimento de infância e do receptor televisivo, relacionando com as macro e micromediações.

 

Autor: Gabriel Funke Diniz – 10/11 às 09:15

Tema: Mangá: um documento histórico

Sinopse: A proposta desta monografia é tornar visivel uma ligação entre a situação do Japão na Segunda Guerra Mundial e as histórias em quadrinhos japoneses – o “Mangá” – já que a primeira impressão que se tem é de que ambos pertencem a esferas nas quais não existem intersecções. É essa alienação que a monografia irá trabalhar, e aproximá-las para compreendermos que, na verdade, essas esferas foram, em algum momento, interdependentes.

 

Autor: Giulia Fernandes Guedes – 10/11 às 09:15

Tema: A eficiência da propaganda infantil na sociedade moderna

Sinopse: O objetivo do estudo foi mostrar como as crianças estão tendo as fases de suas vidas antecipadas. A compreensão do conceito de mimese de Walter Benjamin é fundamental para entender a eficácia da propaganda.

 

Autor: Giulia Luppi Sala – 10/11 às 07:15

Tema: A festa do bumba meu boi no Morro do Querosene

Sinopse: Neste trabalho analiso a festa do boi no Morro do Querosene, abordando os aspectos da cultura popular, da localidade dessa manifestação cultura e a relação dos participantes e dos moradores com a festa.

 

Autor: Iury de Sá Martins – 10/11 às 10:40

Tema: Batman: O Manicômio de Gotham

Sinopse: Uma sintese e reflexão sobre como a loucura se comporta no universo de Batman mais recente do cinema, e os elementos sociais e espaciais que envolvem todo o processo para que essa relação de cidade caótica se apresente. Além disso, um paralelo de sua relação com as cidades modernas não ficcionais.

 

Autor: João Pedro Zelante Maryssael Moita Pereira – 10/11 às 09:15

Tema: Quais os possíveis benefícios, prejuízos, mistérios, mitos e verdades sobre a legalização da maconha no Brasil?

Sinopse: Esta monografia pretende contar a história da maconha e sua relação com nossa sociedade, desmistificar as mentiras e poder esclarecer as verdades sobre o assunto. A ideia principal é analisar os modelos de legalização existentes pelo mundo, e verificar se haveria algum modelo que se encaixasse bem no Brasil, tanto no âmbito social quanto no economico.

 

Autor: Julia Figueiredo Dias – 10/11 às 09:15

Tema: Andy Warhol

Sinopse: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a reprodutibilidade técnica da obra de arte a partir de análises críticas das obras de Andy Warhol, grande nome do movimento artístico da Arte Pop.

 

Autor: Lucas Barreiros Schranck de Martini – 10/11 às 08:15

Tema: Como fazer um grande espetáculo?

Sinopse: Na minha monografia fiz pesquisas e estudei sistemas de som, iluminação e a acústica com um projeto de palco para show, baseado nós meus próprios critérios.

 

Autor: Luisa Silva Vaz de Almeida – 10/11 às 08:15

Tema: Um estudo da arte como instrumento persuasivo da massa

Sinopse: Da apropriação de símbolos à criação de caricaturas: quais as técnicas e os campos de atuação do ministério da propaganda de Hitler, antes e durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto o nacional-socialismo vigorava.

 

Autor: Luiza Annoni Albuquerque – 10/11 às 11:40

Tema: Realidade social

Sinopse: A fim de entender fenômenos contemporâneos, volto meu olhar para estudos das estruturas de consenso que constitui uma realidade social em que os indivíduos dessa tal sociedade reproduzem em seu convívio público. Trazendo assim esse conhecimento para os tempos de hoje, para as sociedades baseadas no sistema capitalista; e traçando tais consensos .

 

Autor: Luiza Belluci Dantas – 10/11 às 07:15

Tema: 1936: A junção entre política, esporte e propaganda.

Sinopse: Este trabalho investiga as Olimpíadas de 1936 que ocorreram em Berlim durante o período nazista. Os Jogos Olímpicos dessa época foram fundamentais para o regime hitlerista enganar o mundo, exibindo uma Alemanha “pacífica e tolerante”. Também veremos como os nazistas se apropriaram das Olimpíadas da Grécia Antiga, do Olimpismo e dos ideais estéticos gregos, por meio de uma vasta máquina de propaganda, para promover um dos eventos públicos mais controversos da História.

 

Autor: Luiza de Oliveira Chiachiri – 10/11 às 11:40

Tema: Harry Potter e as Fantasias do Mundo – As influências das mitologias na construção do mundo de Harry Potter

Sinopse: No famoso mundo de Harry Potter, a narrativa se apropria de diferentes mitos que há muito estão em nossa imaginação. Este trabalho pretende mostrar como esses mitos são retratados e como se dá sua influência na sociedade por meio de seus elementos fantásticos.

 

Autor: Mariana Dante Landshoff – 10/11 às 11:40

Tema: A produção de indivíduos melancólicos na contemporaneidade

Sinopse: Trata-se de reflexões sobre o indivíduo em seu meio de convívio. As principais temáticas estudadas foram a depressão melancólica como produto de um contexto social, a produção dos “estranhos” à sociedade, pensamento e emoção.

 

Autor: Mateus Leite Vieira de Castro Nunes Pereira – 10/11 às 10:40

Tema: A facção criminosa no Brasil

Sinopse: Uma análise do surgimento e das ações das organizações criminosas no Brasil, tomando como base de estudo o Comando Vermelho.

 

Autor: Milah de Oliveira Wainer – 10/11 às 10:40

Tema: A prática da violência como punição no contexto de desenvolvimento social

Sinopse: Uma análise comparativa dos mecanismos de repressão do Estado em manifestações públicas, remetendo ao contexto ditatorial, enquanto tentativa de compreensão do apelo por intervenções militares num período de crise política e econômica.

 

Autor: Pedro Brandão Rocha – 10/11 às 11:40

Tema: O que está sendo comercializado no mercado da música?

Sinopse: Este trabalho pretende trazer uma discussão acerca do que está sendo comercializado no mercado da música; se é realmente a música como sendo a arte expressa por meio da organização modal de sons dentro de um ritmo, harmonia e melodia ou uma eventual etiqueta social que compramos e vestimos como se fosse uma camiseta.

 

Autor: Pedro Victor Graciosa Manfredo – 10/11 às 07:15

Tema: Análise de uma sociedade atual infantilizada pelo viés do consumo.

Sinopse: A monografia consiste em uma analise de como se expressa uma infantilização na sociedade de hoje em dia. Considerando o consumo como o fator principal para este problema, será abordado os efeitos dessa infantilização e como ela foi gerada.

 

Autor: Rafael Ribeiro Roberto – 10/11 às 08:15

Tema: O legado do fogo na sociedade humana

Sinopse: Nesta monografia irei realizar uma introdução ao fogo, existência de grande importância que possibilitou a nossa permanência tanto quanto nosso desenvolvimento e a criação de todo o mundo como conhecemos hoje. Serão apresentados aspectos físicos/técnicos junto de informações voltadas para o seu lado místico/religioso.

 

Autor: Sofia Mafra Mistieri Pereira Lima – 10/11 às 09:15

Tema: Civilização em Conflito

Sinopse: Com base na leitura de “O mal-estar na civilização”, de Sigmund Freud. Provada a necessidade da formação de grupos para a sobrevivência do homem e, assim, a indispensabilidade de um conjunto de normas para uma sociedade funcional, pode-se perceber a importância de ajustes de comportamento muitas vezes repressivos. Se a repressão de alguns impulsos se mostra inevitável e ao mesmo tempo dolorosa, como o homem lida com esse mal-estar?

 

Autor: Sofia Müller Pereira – 10/11 às 08:15

Tema: O que significa ser especial? A importância da educação no desenvolvimento da criança autista

Sinopse: Esta monografia discute as diferentes abordagens do conceito de deficiência e apresenta um estudo sobre o autismo e os modelos históricos de deficiência, fazendo uma análise dos diferentes métodos educativos que incluem a pessoa com necessidades especiais e sua importância para o desenvolvimento das crianças.

 

Autor: Teresa França Pinto Nascimento – 10/11 às 09:15

Tema: AID$: Doença sexualmente transmissível ou doença da indústria?

Sinopse: Trabalho realizado por meio do estudo das teorias de denialims Aids (teorias que negam a relação entre o retrovírus HIV e o desenvolvimento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Estas teorias sugerem novas causas para a doença, como o AZT, o primeiro remédio criado para combater a síndrome; supostamente Aids por prescrição médica. A monografia busca relacionar a indústria farmacêutica com a importância da saúde pública preventiva por meio da análise da questão no Brasil, país exemplo no tratamento da Aids.

 

Autor: Tom de Souza Freire – 10/11 às 11:40

Tema: Povo, Terra e Estado: uma análise da experiência de Zapata na Revolução Mexicana

Sinopse: A partir de um estudo sobre a Revolução Mexicana (1910 – 1920), pretende-se introduzir a análise de um dos principais eixos da luta armada da Revolução: o estado de Morelos e seu líder, Emiliano Zapata. A apresentação contará com análise de documentos, fatos e produções artísticas que fundamentam as conclusões do autor.

 

Autor: Tomás Miragaia Schmiegelow – 10/11 às 07:15

Tema: Como o grafite pode ser utilizado como uma ferramente crítica?

Sinopse: Uma parede branca agora pintada. O que mudará na vida em meio à cidade cinza?

 

Autor: Victoria Camara Romano – 10/11 às 08:15

Tema: A concepção de capital nos diferentes modelos políticos

Sinopse: Este trabalho busca apresentar as propostas habitualmente expostas como forma de solucionar os problemas da desigualdade no mundo contemporâneo, tendo em vista a questão da redistribuição de capital.

 

Autor: Vitor Teixeira Abrantes – 10/11 às 10:40

Tema: Tempo e sua percepção

Sinopse: Como você percebe o tempo? Como você acha que os antigos egípcios percebiam o tempo? Será que era de uma maneira muito distinta da sua? Caso queira descobrir a resposta destas e de outras perguntas referentes ao tempo, este pode ser o trabalho para você.

 

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 97374 – 8388

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2021

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 97374 – 8388

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2021