EFII – Núcleo de Estudos da Violência

27/02/2015

Caros pais do Ensino Fundamental II,

A escola está se disponibilizando a colaborar com um projeto de pesquisa do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, que é um dos Núcleos de Apoio à Pesquisa da Universidade de São Paulo.

Desde de 1987, o NEV/USP vem desenvolvendo pesquisas e formando pesquisadores tendo como uma de suas principais características a abordagem interdisciplinar na discussão sobre as relações entre democracia e diretos humanos.  Ao longo de seus mais de 20 anos de existência o NEV/USP desenvolveu uma série de projetos de pesquisa e cursos de extensão financiados pela Fundação Ford, Fundação Rockefeller, Comitê Internacional da Cruz Vermelha, CNPq e Fapesp, além de convênios com agências da ONU (OMS/PAHO, PNUD), União Europeia, Ministérios da Saúde e da Justiça e Secretaria Especial dos Direitos Humanos.

O NEV, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na linha de projetos especiais de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (processo nº: 2013/07923-7), está realizando a pesquisa “Construindo a Democracia no Cotidiano: Direitos Humanos, Violência e Confiança Institucional” com objetivo de compreender a maneira pela qual as leis, as regras e os procedimentos são implementados ao longo do tempo e como esse processo define a legitimidade das instituições democráticas.

Nos próximos anos, será desenvolvido um estudo longitudinal realizado com diferentes públicos: população em geral (acima de 18 anos); funcionários públicos (especialmente nas áreas de justiça criminal e segurança pública); e pré-adolescentes (a partir de 11 anos de idade). Especificamente em relação aos pré-adolescentes, a pesquisa objetiva investigar o processo de socialização legal, ou seja, a forma como se constitui as noções de norma, lei e percepções sobre autoridade.

Atualmente, a pesquisa se encontra num estágio inicial. O NEV está elaborando instrumentos de investigação e, para tanto, realizará entrevistas com os pré-adolescentes em diferentes localidades do município de São Paulo, a fim de elaborar um instrumento que possibilite captar, de maneira pertinente, suas percepções sobre leis e regras no cotidiano. As entrevistas estão sendo realizadas tanto em escolas públicas como privadas, para diversificar o perfil dos estudantes. E o Colégio Equipe será uma das escolas colaboradoras.

Este boletim tem como objetivo obter o consentimento de vocês, pais, para que seus filhos possam participar da entrevista inicial. Solicitamos às famílias que se dispõem a colaborar que  respondam a este email.

Ao permitir a participação de seus filhos a escola disponibilizará para os pesquisadores seus nomes, telefones e e-mails para a equipe pesquisadora agendar com cada família a entrevista.

Se quiserem obter mais informações sobre a pesquisa, podem entrar em contato com o próprio NEV pelos telefones 3091-4951 (NEV) e 953050596 (Pedro)  ou pelo e-mail pedro.lagatta@gmail.com.  Coordenarão a realização das entrevistas os pesquisadores Caren Ruotti, doutoranda em Sociologia pela USP; Juliana Carlos, mestre em Sociologia pela USP e Pedro Lagatta, mestrando em Psicologia pela USP.

Direção do Colégio Equipe

EFII – Núcleo de Estudos da Violência