EFII – 9º Ano – Mostra de Experimentos Científicos – Programação

11/11/2015

 

Panificação: Qual é a influência de cada ingrediente na produção do pão?

André Gambinni de Miranda

Saber fazer pão é um conhecimento importante, pois possibilita a autonomia de produção de alimentos e a apropriação de um bem cultural ancestral.

A panificação surgiu há aproximadamente 7 mil anos, porém a técnica da fermentação só passou a ser usada depois. No século XIX foram descobertos os lêvedos, e a partir daí a panificação tornou-se industrial. Hoje poucos preservaram a cultura da fermentação natural.

Meu trabalho envolveu, além de pesquisas teóricas, a produção de massas de pão, variando as quantidades de ingredientes de forma sistemática para avaliar a influência de cada um sobre as propriedades do pão.

Concluí que a massa com mais açúcar refinado cresce mais e por mais tempo e que a utilização de maiores quantidades de fermento acelera o crescimento da massa.

 

 

Dando nó em osso

Beatriz Guedes Costa

Por que o osso do frango fica mole a ponto de podermos dar um nó quando acrescentamos ácido clorídrico?

A motivação do meu trabalho foi conhecer os ossos, músculos e tendões do frango. O meu interesse foi compreender também qual é o efeito do ácido nos ossos, se realmente ao ficarem imersos no ácido, os ossos se tornariam tão moles a ponto de ser possível dar um nó. Realizei dois experimentos, um para observar os músculos e tendões do frango, e outro para verificar a rigidez dos ossos. Após realizar os experimentos, conclui que os sais de cálcio e fósforo foram retirados dos ossos quando ficaram imersos no ácido.

 

 

Chuva Ácida: O que vem causando o excesso de acidez na chuva de grandes cidades?

Bruno Alves Pereira

A acidificação da água das chuvas causa prejuízos materiais, ecológicos e para a saúde, como a corrosão de monumentos, a diminuição da fertilidade de solos e problemas respiratórios.

Portanto, o conhecimento dos processos que levam à formação da chuva ácida é essencial para que possamos tomar medidas que diminuam sua ocorrência.

Meu trabalho envolveu a simulação do fenômeno de acidificação da chuva em menor escala. Para tanto, utilizei substâncias químicas e uma pétala de flor.

Pude concluir que a chuva ácida pode ser evitada se conhecermos e minimizarmos suas causas.

 

 

Tato: A temperatura influencia na forma que os mecanorreceptores agem?

Camila Finkelstein

Meu experimento procurou encontrar as regiões do nosso corpo onde a percepção de toque é melhor e os lugares onde a percepção é pior.

Para responder à questão-problema, realizei um experimento que testava a capacidade de sentir toques nas diferentes partes do corpo de doze pessoas. Repeti o teste alterando a temperatura da pele para verificar se havia alguma variação no resultado com a variação da temperatura. Pude concluir que a temperatura não influencia na percepção de estímulos mecânicos sobre a pele.

 

 

Campo Magnético: Como funciona o campo magnético e como posso demonstrá-lo?

Clara Santos Déda

A motivação do meu trabalho foi o meu interesse por magnetismo. Para compreender melhor sobre o tema, realizei três experimentos. No primeiro, mostrei como é um campo magnético; no segundo, produzi campo magnético gerado por uma corrente elétrica; e no terceiro, criei corrente elétrica a partir de um campo magnético. Concluí que é possível demonstrar como é um campo magnético realizando diferentes tipos de experimentos.

 

 

Frequência cardíaca e o sistema cardiopulmonar

“Qual é a relação entre a frequência cardíaca e a respiração?”

Daniel Dias Hanada

Para o meu estudo sobre a relação entre o modo de respirar e a frequência cardíaca, eu usei como motivação o fato de eu ganhar conhecimento sobre tal assunto e assim o aplicar na minha vida e incentivar outras pessoas a aplicarem o mesmo em diversas situações. A execução do experimento teve como base um cronômetro; contei os batimentos cardíacos dos indivíduos por 15 segundos, e então os multipliquei por 4, para assim ter seu bpm. Elaborei uma hipótese, pesquisei sobre o sistema cardiopulmonar e a frequência cardíaca e, então, cheguei a uma conclusão: a frequência cardíaca humana se deve à acidez do sangue.

 

 

Pães e Fungos: Se o pão é fruto da ação de um fungo, por que ele se torna tóxico ao embolorar?

Daniel Sequerra Gagliardi

O ser humano aprendeu a controlar a fermentação há pelo menos 5 mil anos, e desde então essa foi primordial para a alimentação, sendo base para alimentos como a cerveja, o iogurte, o vinagre e o pão. A fermentação acontece quando determinados micro-organismos se estabelecem em alimentos. O pão é fruto da ação de leveduras que se alimentam de açúcares. Por isso quis verificar não somente o processo de fermentação pelo desenvolvimento de diferentes pães, como também quis analisar o apodrecimento do pão. Descobri que o fungo que o leva ao apodrecimento é um fungo de armazenamento, e que as substâncias liberadas por ele não são comestíveis, como é o caso das leveduras.

 

 

Cores e Alimentação: Qual é a cor nos alimentos que mais atrai os seres humanos?

Gabriel Dias Werneck de Souza

Minha pesquisa buscava responder à questão-problema: “Qual é a cor nos alimentos que mais atrai os seres humanos?”. Considero esta questão importante porque ajuda os consumidores de alimentos a perceber que as empresas manipulam suas escolhas por meio da cor dos alimentos.

Para responder à questão-problema realizei um experimento: em três copos de água de coco coloquei corantes diferentes, um vermelho, um amarelo e um azul. Ofereci às pessoas (o alimento não era identificado) e anotei seu ano escolar, sexo e a cor que foi escolhida. Pude concluir que a cor mais atraente para os seres humanos de ambos os sexos, nos alimentos, é a cor vermelha.

 

 

Atividades práticas para o ensino de Astronomia

Iara de Carvalho Vignon Guimarães

O conhecimento de conceitos de Astronomia permite a ampliação da visão que temos de nosso lugar no Universo.

Meu objetivo foi desenvolver situações práticas para facilitar a aprendizagem dos seguintes conceitos básicos da Astronomia: distâncias médias entre os planetas do Sistema Solar e o Sol e a compreensão das fases da Lua.

A partir de um roteiro experimental, construí um modelo material que possibilita a visualização dos movimentos da Lua em relação ao Sol e à Terra.

A partir da comparação entre o uso do modelo e a leitura de um texto, verifiquei que a compreensão do ciclo lunar é favorecida pelo uso do modelo.

 

 

Bicarbonato de sódio e o ácido acético/cítrico: será que são capazes de estourar uma garrafa?

João Moreira Cipis

Em meu primeiro experimento construí um foguete de garrafa PET e reparei, como já era o esperado, que a pressão causada pela reação entre o bicarbonato de sódio e vinagre era surpreendentemente grande, porém não foi possível testá-la completamente, pois era liberada para o lançamento do foguete. Decidi realizar um experimento que utilizasse a reação entre as duas substâncias, porém com uma garrafa fechada e menor, para que realmente causasse uma grande pressão, porque queria ver o que acontecia. Para a realização desse experimento eu coloquei dentro de uma garrafa de Coca-Cola de 600ml vinagre/limão e bicarbonato de sódio, fechei a garrafa e observei o que acontecia. No final do experimento eu concluí que talvez seja possível estourar uma garrafa de Coca-Cola de 600ml apenas com a reação entre as duas substâncias, porém, para isso, seria necessário não deixar nem um pouco da substância formada sair da garrafa.

 

 

Chuva ácida

O que podemos fazer para diminuir a chuva ácida?

João Dias Rosa Fulgencio

A importância da minha pesquisa em grande parte foi ver como a chuva ácida destrói as florestas, os monumentos históricos, vidas de animais e vidas humanas etc.

Utilizei para simular a chuva ácida o seguinte material: um copo, uma colher presa na tampa do copo em formato de “U”, enxofre e uma flor. Queimei o enxofre que coloquei na colher em forma de “U”, coloquei a flor dentro do copo e o tampei até que todo o gás que saía do enxofre queimado parasse. Ao observar a flor, percebi que ela estava murcha, sem cor e com aparência de velha. Observei, a partir do experimento, que a chuva ácida traz danos graves ao meio ambiente. Depois, pesquisei por explicações para este fenômeno e cheguei à minha conclusão: há, sim, várias maneiras possíveis para diminuir a quantidade de chuva ácida e, dessa forma, diminuir os danos ao meio ambiente.

 

 

DNA de Morango

Questão-problema: Qual é o papel do álcool na extração de DNA?

Júlia Corrêa Ritchie

Muitas pessoas não entendem ou não sabem o funcionamento do DNA, e antes de começar a Feira de Ciências eu não entendia também, e vi que é um assunto muito interessante. Por isso quis me aprofundar mais.

Meu experimento extraiu DNA de morangos, utilizando detergente e álcool etílico.

Eu concluí que quando extraímos o DNA, ele está em uma fase aquosa (que se dissolve na água); e com o álcool, o DNA é precipitado e aparece na superfície do copo.

 

 

Fermentação Láctea: Qual é o papel da fermentação láctea no metabolismo humano?

Matheus Gianussi Brito dos Santos

A fermentação é uma transformação química responsável pela produção de inúmeros produtos que consumimos diariamente. Entre eles o mais conhecido é o pão.

A fermentação é o momento mais importante para a produção do pão. Ela pode acontecer com a ajuda de elementos naturais ou industrializados, e a função é encorpar à massa, dar sabor e maciez.

 

 

Detergente Biológico

Nara Almeida Germano

Detergentes e produtos de limpeza são utilizados por milhares de pessoas no mundo inteiro, muitas vezes sem a consciência dos malefícios que podem causar à saúde, ao meio ambiente e de aspectos econômicos.

O trabalho começou com a realização de um experimento prático que foi iniciado a partir da proposta de produção de um detergente/produto de limpeza biológico. Ao longo do ano realizei uma pesquisa teórica sobre o uso de produtos de limpeza no cotidiano pelo ser humano e sua relação com o meio ambiente e fatores econômicos.

Minha pesquisa demonstrou como é possível limpar louças, lavar roupas e manter a higiene de maneira saudável e consciente.

 

 

Aquecimento solar no Brasil: O aquecimento solar traz altos benefícios para os domicílios brasileiros?

Noa Pecora Cohen

Aproximadamente 80% da eletricidade que sustenta o Brasil é produzida em usinas hidrelétricas. Porém, essas usinas podem gerar alguns impactos ambientais. Por isso me veio a preocupação de estudar outras alternativas para a redução desses impactos. Minha pesquisa se concentra no estudo do aquecimento solar de água e da produção de energia fotovoltaica.

Ao longo do ano pesquisei o papel dessas tecnologias no Brasil e realizei uma série de entrevistas com proprietários de aquecedores solares de água.

Pude concluir que a popularização do aquecimento solar em domicílios leva à queda com o custo gasto em energia elétrica e contribui para a diminuição de impactos ambientais.

 

 

Como a chama do Sol continua queimando mesmo sem a presença do oxigênio?

Paulo Victor Graciosa Souza

Meu experimento inicial envolvia a identificação de substâncias a partir da cor que emitem quando colocadas sobre a chama de um bico de Bunsen.

Aprendi que para haver combustão é preciso de O2 (gás oxigênio). O Sol se localiza no espaço onde não há O2. Minha pesquisa busca responder como a chama do Sol continua queimando mesmo sem a presença do O2.

 

 

Pressão Atmosférica e Temperatura

Qual o estado brasileiro com menor pressão e temperatura entre os dias 9 e 14 de setembro de 2015?

Pedro Azeredo Penellas Pereira

Esta pesquisa tem como assunto principal a pressão atmosférica e a temperatura de cada Estado brasileiro.

Consultei dados climáticos no aplicativo de celular do Weather Channel entre os dias 09/09 e 14/09/2015. Com os resultados da pesquisa, o Estado do Amazonas foi o que obteve menor pressão atmosférica, enquanto o Estado com menor temperatura foi o de Santa Catarina.

As interpretações dos resultados levaram a levantamento de hipóteses sobre a variação da temperatura e da pressão no decorrer do ano.

 

 

Fermentação

É possível substituir o açúcar na fermentação?

Raduan Oliveira Galli Muarrek

Escolhi fermentação, pois por mais que poucos saibam, há vários produtos que só existem por causa da fermentação. Exemplos importantes são o etanol (fonte de combustível) e o pão (principal alimento não só no Brasil, mas no mundo todo).

Para responder à questão-problema realizei experimentos com garrafas e bexigas.

 

 

Campo Magnético: O que as pessoas entendem sobre Campo Magnético?

Roberta Wagner Machado de Carvalho

O campo magnético parece uma coisa simples, porém em geral as pessoas não conseguem explicar o que é.

Criei um questionário com quatro perguntas para saber o conhecimento das pessoas sobre campo magnético e entreguei para dois grupos diferentes: estudantes e profissionais formados.

Os resultados foram muito parecidos. Apesar de eu supor que estudantes iriam dar respostas melhores, elas acabaram sendo parecidas e com quase o mesmo número de acertos.

 

 

Dependência do Crack: Quando a dependência do crack se torna uma questão social?

Taciane Andrade Lins Glasberg

O que me incentivou a fazer este trabalho foi o interesse em entender uma situação e conscientizar outras pessoas.

Para responder à minha questão-problema observei cinco reuniões de grupos terapêuticos e li sobre a dependência química e psicológica.

Minha pesquisa ajudou a me conscientizar sobre a situação de uma pessoa dependente e a entender que a dependência de qualquer droga, além de uma doença, é um estado físico e mental que uma pessoa adquire.

 

 

Pesquisa teórica: Qual é a importância das abelhas para nós?

Tereza Romitelli de Albuquerque Nardes

Minha motivação foi aprofundar meu conhecimento sobre os animais polinizadores. Após ler artigos científicos resolvi focar minha pesquisa nas abelhas para descobrir como as abelhas influenciam em nosso ecossistema. Descobri que 90% da cultura vegetal é polinizada por abelhas. Concluí que sem as abelhas a cadeia alimentar mundial teria uma queda drástica, e como consequência a economia também.

 

 

Panificação: O pão francês é realmente o preferido?

Theo Cotrim Zvingila

O pão é desde a antiguidade um alimento muito presente e de grande importância para a humanidade. Posto isso, é importante saber qual tipo de pão tem a preferência da população.

Para isso fiz uma pesquisa teórica e um experimento prático. Ofereci três tipos de pão para entrevistados experimentarem e, depois, responderem a um questionário.

Concluí nesse experimento que o pão francês não tem a preferência da população, e sim o pão de 7 Grãos. Porém, os entrevistados compram o pão francês diariamente pelo fato de ser mais barato e de ser mais neutro, mais leve, menos enjoativo.

 

 

Aquecedor solar de baixo custo: Quais são as vantagens do ASBC para a sociedade?

Tom Sarfati Kosminsky

O aquecedor solar de baixo custo (ASBC) aquece água a partir da energia da luz solar.

No início da minha pesquisa construí um ASBC. Posteriormente realizei uma pesquisa teórica sobre as vantagens do mesmo para a sociedade.

Pude concluir que o ASBC é melhor que o aquecedor tradicional por não gerar gastos com eletricidade ou combustíveis.

 

 

Foguete de Garrafa Pet: Qual o propelente mais apropriado para o lançamento deste tipo de foguete?

Vinícius de Oliveira Baeta Neves

Ao longo do ano letivo, trabalhei com o foguete de garrafa pet para a Feira de Ciências e me aprofundei nos diferentes propelentes que podem ser usados para lançar um foguete desses.

Os propelentes que estudei foram: álcool, uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio e uma mistura de pastilha Mentos com refrigerante de cola Coca-Cola.

Para lançar o foguete montei uma base de lançamento com canos de PVC, em um local aberto com aproximadamente 200 metros de campo sem obstáculos.

Meu objetivo ao estudar tal tema foi descobrir qual propelente é mais apropriado para favorecer o voo do foguete no quesito de distância voada à frente e o porquê. O álcool é o mais apropriado para tal tarefa, pois com 50 ml de álcool, consegui fazer o foguete voar quase 80 metros à frente. Isso acontece pois, quando o álcool entra em combustão, ele libera uma grande energia na forma produzindo força de propulsão (por isso o nome propelente), “empurrando” o foguete na direção contrária.

 

 

Como funcionam os spoilers?

Vinicius Precioso Sanchez

O conceito de escoamento de ar é importante para explicarmos o voo de aeronaves.

Posto isso, procurei criar uma aula-experimento para mostrar uma situação prática que facilite o entendimento desse conceito.

Produzi um plano de atividade que envolve o esclarecimento de conhecimentos básicos e conceitos centrais, seguidos do envolvimento de crianças em um experimento com aviões de papel.

 

 

Fermentação: Como a temperatura influencia o processo de fermentação?

Yara Barbara Buendia Damasceno Paiva Campo Morial

Realizei um experimento sobre fermentação alcoólica porque queria entender o motivo da temperatura influenciar no processo de fermentação. Para isso, separei três garrafas e dentro delas coloquei água, fermento biológico e açúcar. Após fazer isso coloquei uma das garrafas na temperatura ambiente, a outra em uma bacia com gelo e a última em uma panela com água fervendo. 

A partir da análise dos resultados concluí que, quanto mais alta a temperatura, mais rapidamente as moléculas se movimentam, provocando assim a aceleração do processo de fermentação.

EFII – 9º Ano – Mostra de Experimentos Científicos – Programação

11/11/2015

 

Panificação: Qual é a influência de cada ingrediente na produção do pão?

André Gambinni de Miranda

Saber fazer pão é um conhecimento importante, pois possibilita a autonomia de produção de alimentos e a apropriação de um bem cultural ancestral.

A panificação surgiu há aproximadamente 7 mil anos, porém a técnica da fermentação só passou a ser usada depois. No século XIX foram descobertos os lêvedos, e a partir daí a panificação tornou-se industrial. Hoje poucos preservaram a cultura da fermentação natural.

Meu trabalho envolveu, além de pesquisas teóricas, a produção de massas de pão, variando as quantidades de ingredientes de forma sistemática para avaliar a influência de cada um sobre as propriedades do pão.

Concluí que a massa com mais açúcar refinado cresce mais e por mais tempo e que a utilização de maiores quantidades de fermento acelera o crescimento da massa.

 

 

Dando nó em osso

Beatriz Guedes Costa

Por que o osso do frango fica mole a ponto de podermos dar um nó quando acrescentamos ácido clorídrico?

A motivação do meu trabalho foi conhecer os ossos, músculos e tendões do frango. O meu interesse foi compreender também qual é o efeito do ácido nos ossos, se realmente ao ficarem imersos no ácido, os ossos se tornariam tão moles a ponto de ser possível dar um nó. Realizei dois experimentos, um para observar os músculos e tendões do frango, e outro para verificar a rigidez dos ossos. Após realizar os experimentos, conclui que os sais de cálcio e fósforo foram retirados dos ossos quando ficaram imersos no ácido.

 

 

Chuva Ácida: O que vem causando o excesso de acidez na chuva de grandes cidades?

Bruno Alves Pereira

A acidificação da água das chuvas causa prejuízos materiais, ecológicos e para a saúde, como a corrosão de monumentos, a diminuição da fertilidade de solos e problemas respiratórios.

Portanto, o conhecimento dos processos que levam à formação da chuva ácida é essencial para que possamos tomar medidas que diminuam sua ocorrência.

Meu trabalho envolveu a simulação do fenômeno de acidificação da chuva em menor escala. Para tanto, utilizei substâncias químicas e uma pétala de flor.

Pude concluir que a chuva ácida pode ser evitada se conhecermos e minimizarmos suas causas.

 

 

Tato: A temperatura influencia na forma que os mecanorreceptores agem?

Camila Finkelstein

Meu experimento procurou encontrar as regiões do nosso corpo onde a percepção de toque é melhor e os lugares onde a percepção é pior.

Para responder à questão-problema, realizei um experimento que testava a capacidade de sentir toques nas diferentes partes do corpo de doze pessoas. Repeti o teste alterando a temperatura da pele para verificar se havia alguma variação no resultado com a variação da temperatura. Pude concluir que a temperatura não influencia na percepção de estímulos mecânicos sobre a pele.

 

 

Campo Magnético: Como funciona o campo magnético e como posso demonstrá-lo?

Clara Santos Déda

A motivação do meu trabalho foi o meu interesse por magnetismo. Para compreender melhor sobre o tema, realizei três experimentos. No primeiro, mostrei como é um campo magnético; no segundo, produzi campo magnético gerado por uma corrente elétrica; e no terceiro, criei corrente elétrica a partir de um campo magnético. Concluí que é possível demonstrar como é um campo magnético realizando diferentes tipos de experimentos.

 

 

Frequência cardíaca e o sistema cardiopulmonar

“Qual é a relação entre a frequência cardíaca e a respiração?”

Daniel Dias Hanada

Para o meu estudo sobre a relação entre o modo de respirar e a frequência cardíaca, eu usei como motivação o fato de eu ganhar conhecimento sobre tal assunto e assim o aplicar na minha vida e incentivar outras pessoas a aplicarem o mesmo em diversas situações. A execução do experimento teve como base um cronômetro; contei os batimentos cardíacos dos indivíduos por 15 segundos, e então os multipliquei por 4, para assim ter seu bpm. Elaborei uma hipótese, pesquisei sobre o sistema cardiopulmonar e a frequência cardíaca e, então, cheguei a uma conclusão: a frequência cardíaca humana se deve à acidez do sangue.

 

 

Pães e Fungos: Se o pão é fruto da ação de um fungo, por que ele se torna tóxico ao embolorar?

Daniel Sequerra Gagliardi

O ser humano aprendeu a controlar a fermentação há pelo menos 5 mil anos, e desde então essa foi primordial para a alimentação, sendo base para alimentos como a cerveja, o iogurte, o vinagre e o pão. A fermentação acontece quando determinados micro-organismos se estabelecem em alimentos. O pão é fruto da ação de leveduras que se alimentam de açúcares. Por isso quis verificar não somente o processo de fermentação pelo desenvolvimento de diferentes pães, como também quis analisar o apodrecimento do pão. Descobri que o fungo que o leva ao apodrecimento é um fungo de armazenamento, e que as substâncias liberadas por ele não são comestíveis, como é o caso das leveduras.

 

 

Cores e Alimentação: Qual é a cor nos alimentos que mais atrai os seres humanos?

Gabriel Dias Werneck de Souza

Minha pesquisa buscava responder à questão-problema: “Qual é a cor nos alimentos que mais atrai os seres humanos?”. Considero esta questão importante porque ajuda os consumidores de alimentos a perceber que as empresas manipulam suas escolhas por meio da cor dos alimentos.

Para responder à questão-problema realizei um experimento: em três copos de água de coco coloquei corantes diferentes, um vermelho, um amarelo e um azul. Ofereci às pessoas (o alimento não era identificado) e anotei seu ano escolar, sexo e a cor que foi escolhida. Pude concluir que a cor mais atraente para os seres humanos de ambos os sexos, nos alimentos, é a cor vermelha.

 

 

Atividades práticas para o ensino de Astronomia

Iara de Carvalho Vignon Guimarães

O conhecimento de conceitos de Astronomia permite a ampliação da visão que temos de nosso lugar no Universo.

Meu objetivo foi desenvolver situações práticas para facilitar a aprendizagem dos seguintes conceitos básicos da Astronomia: distâncias médias entre os planetas do Sistema Solar e o Sol e a compreensão das fases da Lua.

A partir de um roteiro experimental, construí um modelo material que possibilita a visualização dos movimentos da Lua em relação ao Sol e à Terra.

A partir da comparação entre o uso do modelo e a leitura de um texto, verifiquei que a compreensão do ciclo lunar é favorecida pelo uso do modelo.

 

 

Bicarbonato de sódio e o ácido acético/cítrico: será que são capazes de estourar uma garrafa?

João Moreira Cipis

Em meu primeiro experimento construí um foguete de garrafa PET e reparei, como já era o esperado, que a pressão causada pela reação entre o bicarbonato de sódio e vinagre era surpreendentemente grande, porém não foi possível testá-la completamente, pois era liberada para o lançamento do foguete. Decidi realizar um experimento que utilizasse a reação entre as duas substâncias, porém com uma garrafa fechada e menor, para que realmente causasse uma grande pressão, porque queria ver o que acontecia. Para a realização desse experimento eu coloquei dentro de uma garrafa de Coca-Cola de 600ml vinagre/limão e bicarbonato de sódio, fechei a garrafa e observei o que acontecia. No final do experimento eu concluí que talvez seja possível estourar uma garrafa de Coca-Cola de 600ml apenas com a reação entre as duas substâncias, porém, para isso, seria necessário não deixar nem um pouco da substância formada sair da garrafa.

 

 

Chuva ácida

O que podemos fazer para diminuir a chuva ácida?

João Dias Rosa Fulgencio

A importância da minha pesquisa em grande parte foi ver como a chuva ácida destrói as florestas, os monumentos históricos, vidas de animais e vidas humanas etc.

Utilizei para simular a chuva ácida o seguinte material: um copo, uma colher presa na tampa do copo em formato de “U”, enxofre e uma flor. Queimei o enxofre que coloquei na colher em forma de “U”, coloquei a flor dentro do copo e o tampei até que todo o gás que saía do enxofre queimado parasse. Ao observar a flor, percebi que ela estava murcha, sem cor e com aparência de velha. Observei, a partir do experimento, que a chuva ácida traz danos graves ao meio ambiente. Depois, pesquisei por explicações para este fenômeno e cheguei à minha conclusão: há, sim, várias maneiras possíveis para diminuir a quantidade de chuva ácida e, dessa forma, diminuir os danos ao meio ambiente.

 

 

DNA de Morango

Questão-problema: Qual é o papel do álcool na extração de DNA?

Júlia Corrêa Ritchie

Muitas pessoas não entendem ou não sabem o funcionamento do DNA, e antes de começar a Feira de Ciências eu não entendia também, e vi que é um assunto muito interessante. Por isso quis me aprofundar mais.

Meu experimento extraiu DNA de morangos, utilizando detergente e álcool etílico.

Eu concluí que quando extraímos o DNA, ele está em uma fase aquosa (que se dissolve na água); e com o álcool, o DNA é precipitado e aparece na superfície do copo.

 

 

Fermentação Láctea: Qual é o papel da fermentação láctea no metabolismo humano?

Matheus Gianussi Brito dos Santos

A fermentação é uma transformação química responsável pela produção de inúmeros produtos que consumimos diariamente. Entre eles o mais conhecido é o pão.

A fermentação é o momento mais importante para a produção do pão. Ela pode acontecer com a ajuda de elementos naturais ou industrializados, e a função é encorpar à massa, dar sabor e maciez.

 

 

Detergente Biológico

Nara Almeida Germano

Detergentes e produtos de limpeza são utilizados por milhares de pessoas no mundo inteiro, muitas vezes sem a consciência dos malefícios que podem causar à saúde, ao meio ambiente e de aspectos econômicos.

O trabalho começou com a realização de um experimento prático que foi iniciado a partir da proposta de produção de um detergente/produto de limpeza biológico. Ao longo do ano realizei uma pesquisa teórica sobre o uso de produtos de limpeza no cotidiano pelo ser humano e sua relação com o meio ambiente e fatores econômicos.

Minha pesquisa demonstrou como é possível limpar louças, lavar roupas e manter a higiene de maneira saudável e consciente.

 

 

Aquecimento solar no Brasil: O aquecimento solar traz altos benefícios para os domicílios brasileiros?

Noa Pecora Cohen

Aproximadamente 80% da eletricidade que sustenta o Brasil é produzida em usinas hidrelétricas. Porém, essas usinas podem gerar alguns impactos ambientais. Por isso me veio a preocupação de estudar outras alternativas para a redução desses impactos. Minha pesquisa se concentra no estudo do aquecimento solar de água e da produção de energia fotovoltaica.

Ao longo do ano pesquisei o papel dessas tecnologias no Brasil e realizei uma série de entrevistas com proprietários de aquecedores solares de água.

Pude concluir que a popularização do aquecimento solar em domicílios leva à queda com o custo gasto em energia elétrica e contribui para a diminuição de impactos ambientais.

 

 

Como a chama do Sol continua queimando mesmo sem a presença do oxigênio?

Paulo Victor Graciosa Souza

Meu experimento inicial envolvia a identificação de substâncias a partir da cor que emitem quando colocadas sobre a chama de um bico de Bunsen.

Aprendi que para haver combustão é preciso de O2 (gás oxigênio). O Sol se localiza no espaço onde não há O2. Minha pesquisa busca responder como a chama do Sol continua queimando mesmo sem a presença do O2.

 

 

Pressão Atmosférica e Temperatura

Qual o estado brasileiro com menor pressão e temperatura entre os dias 9 e 14 de setembro de 2015?

Pedro Azeredo Penellas Pereira

Esta pesquisa tem como assunto principal a pressão atmosférica e a temperatura de cada Estado brasileiro.

Consultei dados climáticos no aplicativo de celular do Weather Channel entre os dias 09/09 e 14/09/2015. Com os resultados da pesquisa, o Estado do Amazonas foi o que obteve menor pressão atmosférica, enquanto o Estado com menor temperatura foi o de Santa Catarina.

As interpretações dos resultados levaram a levantamento de hipóteses sobre a variação da temperatura e da pressão no decorrer do ano.

 

 

Fermentação

É possível substituir o açúcar na fermentação?

Raduan Oliveira Galli Muarrek

Escolhi fermentação, pois por mais que poucos saibam, há vários produtos que só existem por causa da fermentação. Exemplos importantes são o etanol (fonte de combustível) e o pão (principal alimento não só no Brasil, mas no mundo todo).

Para responder à questão-problema realizei experimentos com garrafas e bexigas.

 

 

Campo Magnético: O que as pessoas entendem sobre Campo Magnético?

Roberta Wagner Machado de Carvalho

O campo magnético parece uma coisa simples, porém em geral as pessoas não conseguem explicar o que é.

Criei um questionário com quatro perguntas para saber o conhecimento das pessoas sobre campo magnético e entreguei para dois grupos diferentes: estudantes e profissionais formados.

Os resultados foram muito parecidos. Apesar de eu supor que estudantes iriam dar respostas melhores, elas acabaram sendo parecidas e com quase o mesmo número de acertos.

 

 

Dependência do Crack: Quando a dependência do crack se torna uma questão social?

Taciane Andrade Lins Glasberg

O que me incentivou a fazer este trabalho foi o interesse em entender uma situação e conscientizar outras pessoas.

Para responder à minha questão-problema observei cinco reuniões de grupos terapêuticos e li sobre a dependência química e psicológica.

Minha pesquisa ajudou a me conscientizar sobre a situação de uma pessoa dependente e a entender que a dependência de qualquer droga, além de uma doença, é um estado físico e mental que uma pessoa adquire.

 

 

Pesquisa teórica: Qual é a importância das abelhas para nós?

Tereza Romitelli de Albuquerque Nardes

Minha motivação foi aprofundar meu conhecimento sobre os animais polinizadores. Após ler artigos científicos resolvi focar minha pesquisa nas abelhas para descobrir como as abelhas influenciam em nosso ecossistema. Descobri que 90% da cultura vegetal é polinizada por abelhas. Concluí que sem as abelhas a cadeia alimentar mundial teria uma queda drástica, e como consequência a economia também.

 

 

Panificação: O pão francês é realmente o preferido?

Theo Cotrim Zvingila

O pão é desde a antiguidade um alimento muito presente e de grande importância para a humanidade. Posto isso, é importante saber qual tipo de pão tem a preferência da população.

Para isso fiz uma pesquisa teórica e um experimento prático. Ofereci três tipos de pão para entrevistados experimentarem e, depois, responderem a um questionário.

Concluí nesse experimento que o pão francês não tem a preferência da população, e sim o pão de 7 Grãos. Porém, os entrevistados compram o pão francês diariamente pelo fato de ser mais barato e de ser mais neutro, mais leve, menos enjoativo.

 

 

Aquecedor solar de baixo custo: Quais são as vantagens do ASBC para a sociedade?

Tom Sarfati Kosminsky

O aquecedor solar de baixo custo (ASBC) aquece água a partir da energia da luz solar.

No início da minha pesquisa construí um ASBC. Posteriormente realizei uma pesquisa teórica sobre as vantagens do mesmo para a sociedade.

Pude concluir que o ASBC é melhor que o aquecedor tradicional por não gerar gastos com eletricidade ou combustíveis.

 

 

Foguete de Garrafa Pet: Qual o propelente mais apropriado para o lançamento deste tipo de foguete?

Vinícius de Oliveira Baeta Neves

Ao longo do ano letivo, trabalhei com o foguete de garrafa pet para a Feira de Ciências e me aprofundei nos diferentes propelentes que podem ser usados para lançar um foguete desses.

Os propelentes que estudei foram: álcool, uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio e uma mistura de pastilha Mentos com refrigerante de cola Coca-Cola.

Para lançar o foguete montei uma base de lançamento com canos de PVC, em um local aberto com aproximadamente 200 metros de campo sem obstáculos.

Meu objetivo ao estudar tal tema foi descobrir qual propelente é mais apropriado para favorecer o voo do foguete no quesito de distância voada à frente e o porquê. O álcool é o mais apropriado para tal tarefa, pois com 50 ml de álcool, consegui fazer o foguete voar quase 80 metros à frente. Isso acontece pois, quando o álcool entra em combustão, ele libera uma grande energia na forma produzindo força de propulsão (por isso o nome propelente), “empurrando” o foguete na direção contrária.

 

 

Como funcionam os spoilers?

Vinicius Precioso Sanchez

O conceito de escoamento de ar é importante para explicarmos o voo de aeronaves.

Posto isso, procurei criar uma aula-experimento para mostrar uma situação prática que facilite o entendimento desse conceito.

Produzi um plano de atividade que envolve o esclarecimento de conhecimentos básicos e conceitos centrais, seguidos do envolvimento de crianças em um experimento com aviões de papel.

 

 

Fermentação: Como a temperatura influencia o processo de fermentação?

Yara Barbara Buendia Damasceno Paiva Campo Morial

Realizei um experimento sobre fermentação alcoólica porque queria entender o motivo da temperatura influenciar no processo de fermentação. Para isso, separei três garrafas e dentro delas coloquei água, fermento biológico e açúcar. Após fazer isso coloquei uma das garrafas na temperatura ambiente, a outra em uma bacia com gelo e a última em uma panela com água fervendo. 

A partir da análise dos resultados concluí que, quanto mais alta a temperatura, mais rapidamente as moléculas se movimentam, provocando assim a aceleração do processo de fermentação.

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 97374 – 8388

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2021

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 97374 – 8388

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2021