EFI – 5° Ano – Bingo

28/05/2015

Aos pais dos alunos do 5º ano,

O Bingo do 5º ano

Os alunos vão se ocupar, ao longo desse mês, com a organização do Bingo que ocorrerá durante a Festa Junina do dia 20 de junho, entre 14h e 18h.

Para esta atividade, precisarão contar com o apoio das famílias para trazer as prendas, que podem ser compradas ou originárias de doações, desde que os produtos sejam novos. Não há necessidade das prendas virem embrulhadas, pois costumamos organizá-las por rodada e fazer pacotes de celofane com várias prendas para compor alguns prêmios.

Normalmente as prendas são objetos de papelaria; produtos de beleza; artigos para a casa (decoração, cozinha, jardim e enxoval – cama, mesa e banho); jogos; roupas e acessórios; CDs e DVDs. Pedimos apenas que não enviem bebidas alcoólicas, pois não serão utilizadas.

Em função de uma estimativa de arrecadação, pensamos em um valor médio de R$ 30,00 em prendas para cada família. Doações podem ou não ser incluídas neste valor. As famílias que quiserem podem se organizar para comprar uma prenda melhor juntas.

Pedimos que as prendas sejam entregues até a 2ª feira, dia 8 de junho.

Contamos com a participação de todos os alunos na festa e na coordenação dessa atividade. Se alguma família tiver algum impedimento e precisar chegar mais tarde ou sair mais cedo, pedimos que nos avisem.

É importante ainda que vocês convidem parentes e amigos para o jogo, para o nosso bingo fervilhar!

Agradecemos a colaboração de todos.

O contexto da atividade do Bingo

A atividade proposta pela escola como marco da passagem do EF I para o EF II é uma reunião com os pais, para a qual os alunos preparam uma síntese de seus principais aprendizados.

Os alunos têm também a expectativa de realizar uma comemoração do encerramento desse ciclo, o que acaba colaborando para que ritualizem o término e concretizem a despedida dos professores do Ensino Fundamental I. Essa atividade é planejada de acordo com parâmetros pré-definidos.

As atividades de “vendinha” terão como objetivo custear parte dessa comemoração de encerramento. O Bingo é a primeira atividade que será organizada pelo 5º ano – Manhã e Tarde nesse contexto. Outras atividades já previstas são a venda de lanche no dia do encerramento da Olimpíada (setembro) e um bazar de novos e usados no evento Brinquedos e Brincadeiras (outubro).

Segue um resumo dos parâmetros relativos à definição da comemoração de encerramento do 5º ano – Manhã e Tarde, que foi pauta de nossas reuniões de pais.

• A atividade de encerramento deve, como a reunião proposta pela escola, incluir todos os alunos e contar ao máximo com a presença dos educadores que os acompanharam neste período.
  • Deve ser uma atividade que promova integração.
  • É uma atividade cujo significado é o de uma comemoração proporcionada pelos pais, em homenagem pelo término do ciclo e como forma de despedida desse período de escolaridade.
  • O custo da atividade será dividido entre os pais, sendo que o valor terá como parâmetro a variação de custo dos últimos anos (R$ 200,00 a 250,00, com variação de 15 a 20% em função da necessidade de escolha de um novo local), sendo que o dinheiro arrecadado em atividades como bingo, bazar e lanche pode contribuir para diminuir este valor (os alunos acabaram pagando de R$ 70,00 a 140,00 reais em duas parcelas).
  • A arrecadação de recursos na escola não será contínua ao longo do ano, mas poderá ser organizada para ocorrer em momentos pontuais, em função da colaboração e sugestões das famílias. A escola ajudará na organização.
  • A escola se responsabiliza por definir e organizar a comemoração com os alunos, a partir de nossa experiência anterior, garantindo o respeito aos parâmetros definidos.

Estamos à disposição para os esclarecimentos necessários.

Valéria F. Rodrigo e Elaine Oliveira
Professoras do 5º ano
Adriana Mangabeira
Orientação Pedagógica e Educacional

EFI – 5° Ano – Bingo

28/05/2015

Aos pais dos alunos do 5º ano,

O Bingo do 5º ano

Pedimos que as prendas sejam entregues até a 2ª feira, dia 8 de junho.

Agradecemos a colaboração de todos.

O contexto da atividade do Bingo

• Deve ser uma atividade que promova integração.

Estamos à disposição para os esclarecimentos necessários.

Valéria F. Rodrigo e Elaine Oliveira
Professoras do 5º ano