EM – Tardes Matemáticas – Plano cartesiano

Tardes Matemáticas

Semanas 1 e 2 – 26 de março e 03 de abril de 2014

Tema: Plano Cartesiano

O Plano Cartesiano foi criado pelo filósofo, físico e matemático René Descartes, unindo a geometria e a álgebra. Já na primeira série do Ensino Médio, usamos este sistema de eixos ordenados para visualizar como duas grandezas relacionadas por uma função variam. Na segunda série, ao estudar funções periódicas, associamos o plano cartesiano ao ciclo trigonométrico para estender o conceito de senos e cossenos para os arcos maiores que 90o.

Finalmente, na terceira série, esse tema é aprofundado e os alunos estudam a representação analítica e gráfica de figuras geométricas como a reta, a circunferência e as cônicas.

Fora do contexto escolar, a compreensão do funcionamento do plano cartesiano é usada toda vez que é lido um gráfico de linha num texto jornalístico, na compreensão de mapas, de latitude e longitude, entre outros exemplos que caberiam aqui.

Por entender a relevância deste tema recorrente durante todo o Ensino Médio, escolhemos o Plano Cartesiano como o primeiro conteúdo a ser abordado em nossas Tardes Matemáticas. Usaremos duas aulas para esta finalidade, em 26 de março e 03 de abril e é de extrema importância que os alunos inscritos já reservem as duas quartas-feiras para tratarmos deste assunto.

As inscrições para estas duas primeiras tardes deverão ser realizadas na terça-feira, 25 de março, na Secretaria.

Lembramos que todos os alunos de 1ª a 3ª série estão convidados e que há alunos convocados, que estão sendo avisados pela Orientação nesta 2ª feira, dia 24.

As Tardes Matemáticas serão sempre às quartas-feiras, das 13h45 às 15h45, na sala 26.

Espero por vocês!

Um abraço,